Níveis elevados de dióxido de carbono afetam ciclo de crescimento das plantas

Fenômeno era atribuído somente ao aumento da temperatura global

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h12 - Publicado em 23 abr 2014, 22h04

A concentração de elevados níveis de dióxido de carbono pode estender o período de crescimento de plantas, um fenômeno anteriormente atribuído ao aumento da temperatura global, afirma um estudo publicado nesta quarta-feira na revista Nature.

Título original: Elevated CO2 further lengthens growing season under warming conditions

Onde foi divulgada: periódico Nature

Quem fez: Melissa Reyes-Fox, Heidi Steltzer, M. J. Trlica, Gregory S. McMaster, Allan A. Andales, Dan R. LeCain e Jack A. Morgan

Instituição: Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, entre outras

Resultado: Cientistas descobriram que níveis elevados de dióxido de carbono prolongam o crescimento de plantas.

Cientistas liderados pela ecologista Heidi Stelzer, da Faculdade Fort Lewis, nos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa durante cinco anos em pastagens no Estado de Wyoming.

Em terrenos de 8,5 metros quadrados cada um, eles criaram três cenários diferentes. Algumas áreas foram expostas a uma temperatura de 1,5 grau Celsius acima da média diurna e de 3 graus Celsius acima da média noturna; outras submetidas a um nível de dióxido de carbono uma vez e meia superior à taxa normal; e outras expostas às duas condições – cenário, aliás, parecido com o projetado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) até 2100.

Os pesquisadores acompanharam quando as folhas e flores de seis espécies comuns de grama e arbustos apareceram pela primeira vez, quando as sementes amadureceram e quando as folhas escureceram.

Embora os resultados tenham variado entre os anos e as espécies, a média de crescimento foi prolongada por 6,2 dias nas áreas aquecidas e por 14,2 dias nos terrenos expostos tanto à maior temperatura quanto à maior concentração de dióxido de carbono.

Os pesquisadores acreditam que, na medida em que os níveis de dióxido de carbono aumentam, os poros de respiração das folhas se fecham, impedindo a perda de água e estendendo o crescimento da planta. “Nossos resultados sugerem que uma estação de crescimento mais longa, especialmente em anos ou biomas onde a água é um fator limitante, não se deve ao aquecimento sozinho, mas também a uma concentração superior de dióxido de carbono na atmosfera”, escreveram os pesquisadores no artigo.