Mais Lidas

1. Clientes de restaurante vegano descobrem que donos comem carne e se revoltam

Mundo

Clientes de restaurante vegano descobrem que donos comem carne e se...

2. Kátia Abreu 'se despede' e faz juras de lealdade a Dilma

Kátia Abreu 'se despede' e faz juras de lealdade a Dilma

3. Relator do impeachment defende base para processo contra Dilma

Brasil

Relator do impeachment defende base para processo contra Dilma

4. Zelotes: Justiça condena 9 réus por ‘venda’ de medidas provisórias

Zelotes: Justiça condena 9 réus por ‘venda’ de medidas provisórias

5. PMDB insatisfeito com espaço no governo do... PMDB

Brasil

PMDB insatisfeito com espaço no governo do... PMDB

6. Alvo da PGR, Dilma ataca Delcídio – mas não explica suspeitas

Alvo da PGR, Dilma ataca Delcídio – mas não explica suspeitas

7. Justiça de SP envia a Moro pedido de prisão de Lula

Justiça de SP envia a Moro pedido de prisão de Lula

8. Seis detalhes importantes da sexta temporada de ‘Game of Thrones’

Entretenimento

Seis detalhes importantes da sexta temporada de ‘Game of Thrones’

Nasa revela novas imagens de local onde astronautas pousaram na Lua

A Sonda Lunar Reconnaissance Orbiter conseguiu captar detalhes do ponto da superfície lunar onde pousaram as missões Apollo

- Atualizado em

• Todas as imagens da galeria:

Novas imagens dos locais de pouso das naves das missões Apollo 12, 14 e 17 na Lua foram liberadas nesta terça-feira pela agência espacial americana (Nasa). As fotografias, obtidas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), mostram em detalhes regiões da superfície lunar visitadas pelo homem - incluindo trilhas deixadas pelos astronautas e pelos veículos de exploração.

1. Apollo 12 - Segunda missão tripulada à Lua. Partiu em 14 de novembro de 1969 e retornou em 24 de novembro de 1969. O objetivo era resgatar parte da sonda Surveyor 3 (enviada dois anos antes), realizar experiências científicas e avaliar possíveis regiões para explorações futuras. A tripulação era formada pelos astronautas Charles Conrad e Alan Bean.
  2. Apollo 14 - Terceiro pouso de uma nave tripulada na Lua. O principal objetivo da missão era explorar uma região conhecida como Fra Mauro, que deveria ter sido investigada pela malsucedida missão Apollo 13. Os astronautas Alan Shepard e Edgar Mitchell recolheram rochas lunares e realizaram atividades para estudos sísmicos. Partiu em 31 de janeiro de 1971 e voltou em 9 de fevereiro do mesmo ano.
  3. Apollo 17 - Sexta e última missão tripulada à Lua. Partiu em 7 de dezembro de 1972, com tripulação composta pelos astronautas Eugene Cernan e Harrison Schmitt - também geólogo. O retorno aconteceu doze dias depois. A missão ficou famosa pela última descarga e montagem do jipe lunar. Amostras foram coletadas e experimentos científicos realizados.

Na região de pouso do Apollo 17, por exemplo, as trilhas deixadas pelo jipe lunar estão claramente visíveis, deixando à vista as últimas pegadas deixadas na Lua. É possível ainda ver onde os astronautas deixaram alguns de seus instrumentos científicos, que forneceram algumas das primeiras pistas a respeito do ambiente e interior lunar. "Podemos refazer os passos dos astronautas com clareza para ver onde eles pegaram amostras", diz Noah Petro, geólogo da Nasa.

É a primeira vez que imagens conseguem detalhar as trilhas do veículo explorador da Apollo 17, com suas linhas paralelas na superfície e o caminho que os exploradores fizeram para instalar o Apollo Lunar Surface Experiments Package (ALSEP). O instrumento, uma peça-chave em cada missão Apollo, tinha como objetivo captar as primeiras informações da estrutura interna da Lua, fazer medições da pressão na superfície e composição da atmosfera. Outro detalhe que chama a atenção é uma forma em L brilhante na região em que pousou o Apollo 12, porque marca a localização dos cabos que conectavam os instrumentos. Embora muito finos, são visíveis porque refletem muita luz.

Órbita adaptada - A captura de imagens mais detalhadas foi possível apenas em função de ajustes feitos na sonda LRO, cuja órbita é agora levemente elíptica.