Nasa lança naves não tripuladas para estudar o interior da Lua

As duas naves ficarão a 500 km da superficie lunar; projeto custou 500 milhões de dólares

Atualizado em 6 Maio 2016, 17h00 - Publicado em 10 set 2011, 12h08

A agência espacial americana Nasa lançou neste sábado (10) duas naves não tripuladas para estudar o centro da Lua e na tentativa de revelar como o satélite se formou há 4 bilhões e 500 milhões de anos. “Foram lançadas do (foguete) Delta II, como parte da missão GRAIL (sigla em inglês de Recuperação da Gravidade e Laboratório Interior) para estudar o centro da Lua”, disse o comentarista da Nasa George Diller, ao confirmar o lançamento, da base da Força Aérea de Cabo Cañaveral, Flórida.

Com um custo de 500 milhões de dólares (cerca de 780 milhões de reais), as naves espaciais não tripuladas terão o objetivo de orbitar a Lua para medir seu campo gravitacional e elaborar um mapa do interior do satélite da Terra. Fortes ventos obrigaram o adiamento da primeira tentativa de lançamento na quinta-feira (08).

Os cientistas esperam da missão GRAIL resposta a algumas incógnitas sobre o lado escuro da Lua, que os humanos jamais exploraram, e dados sobre como foram formados os outros planetas rochosos, como a Terra, Vênus, Marte e Mercúrio. Segundo o previsto, as naves gêmeas alcançarão a órbita polar da Lua no final do ano e vão girar em torno do satélite terrestre durante três meses.

Uma vez lá, as duas naves se alinharão e basicamente perseguirão uma à outra em uma órbita polar enquanto a Lua roda lentamente debaixo delas, segundo os cientistas. As duas ficarão a 55 km sobre a superfície lunar, com uma distância entre elas de 60 a 225 km.

Essa missão integra o programa Discovery da Nasa, que já lançou dez naves desde 1992 para estudar o Sistema Solar. A Lua é estudada desde o alvorecer da Era Espacial, em 1959, com um total de 109 missões de vários tipos. Doze pessoas pisaram na superfície lunar e 382 kg de rochas e amostras do solo foram trazidas à Terra para serem estudadas. Além disso, três satélites científicos estão atualmente orbitando a Lua.

Os cientistas acreditam que a Lua se formou quando um objeto do tamanho de um planeta se chocou com a Terra, jogando uma quantidade de material ao espaço que eventualmente se converteu no que agora é o desolado satélite terrestre.

Depois do GRAIL, a agência espacial planeja enviar em novembro seu Mars Science Laboratory (MSL), em uma viagem de quase dois anos ao Planeta Vermelho.

(Com Agência AFP)