05/01/2012 - 18:45
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Espaço

Mineral 'lunar' é encontrado na Terra

Um raro mineral chamado tranquillitita, o mesmo tipo trazido da Lua pelos astronautas das missões Apolo há 40 anos, foi encontrado na Austrália

Mineral raro chamado tranquilitita, de cor marrom, que foi detectado na Lua há alguns anos e acaba de ser encontrado também em rochas na Austrália

Mineral raro chamado tranquilitita, de cor marrom, que foi detectado na Lua há alguns anos e acaba de ser encontrado também em rochas na Austrália (Birger Rasmussen/EFE)

O último dos três minerais trazidos da Lua pelos astronautas das missões Apollo da Nasa, a agência espacial americana, foi encontrado na Terra. A tranquillitita se junta agora aos minerais armalcolita e ao piroxferroíta. Ao identificar os minerais, em 1969, os cientistas acreditavam que eles não existiam no nosso planeta. Nos anos seguintes, porém, dois deles foram encontrados. Quarenta anos depois, a tranquillitita foi encontrada na Austrália. Os cientistas acreditam que deve haver mais do mineral, composto por ferro, oxigênio, silício, zircônio, titânio e outros elementos, em outros lugares do mundo.

Saiba mais

PROJETO APOLLO
Foi um conjunto de missões coordenadas pela Nasa entre 1961 e 1972 com o objetivo de estudar a Lua e levar o homem até o satélite. Em 20 de julho de 1969, a Apollo 11, quinta missão tripulada do projeto, pousou em solo lunar com os astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins. Ao vivo, pela TV, milhões de pessoas acompanharam o passeio de Armstrong e Aldrin pelo solo lunar.

Em 1972, por falta de verbas e interesse, a Apollo 17 encerrou o projeto. As naves foram aposentadas em 1975 para dar lugar aos ônibus espaciais, que voariam pela primeira vez em 1981. Em 2011, eles também foram aposentados.

O mineral, que é avermelhado e tem a forma de minúsculas agulhas, foi coletado há dois anos, por acidente. O tempo entre a descoberta e o anúncio serviu para estudar o raro mineral e confirmar que se trata do mesmo encontrado no nosso satélite natural. Um artigo sobre a descoberta foi publicado na revista Geology.

A tranquillitita deve seu nome ao Mar da Tranquilidade (Mare Tranquillitatis em latin), região da Lua onde as missões Apollo pousaram. Agora, o mineral já foi encontrado em seis pontos da Austrália ocidental, em rochas como a dolerita, conhecida popularmente como granito negro.

"De fato, suspeitamos que a tranquillitita logo será reconhecida em rochas similares à dolerita no mundo todo", afirmou Birger Rasmussen, cientista que liderou a pesquisa. "É incrível que a tranquillitita exista há todo esse tempo em rochas na Terra e que tenham se passado 40 anos desde que foi encontrado na Lua para que fosse detectada aqui", avaliou ainda.

O tranquillitita aparece em quantidades minúsculas e não possui valor econômico. Teste preliminares indicam que as amostras encontradas na Austrália têm 1 bilhão de anos de idade.

(Com Agência EFE)

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA

Carlos

Apenas a Apollo 11 pousou no Mar da Tranquilidade. As outras 5 missões pousaram em lugares (Mares) diferentes. A missão que mais trouxe rochas foi a Apollo 17, a última em dezembro de 1972. Foi a unica missão que levou um geólogo, Harrison "Jack" Schmitt e pousaram na região de Taurus-Littrow.

06.01.2012

massaok

a rocha que encontram na austrália e a rocha que retiraram da lua podem ter caido na mesma época tanto aqui como lá então a afirmativa de que a rocha é lunar está incorreta, mas o mais importante disso tudo é que com a ida do homem a lua acabaram-se as guerras e a fome no mundo, quanto dinheiro jogado fora em pesquisas inúteis.

06.01.2012

Geneuronios

Está explicado como os astronautas da Apollo 11 trouxeram "pedras da lua".

06.01.2012

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados