Ciência
Física de partículas
LHC recebe atualização para encontrar 'partículas de Deus'
Laboratório europeu que opera acelerador garante que, apesar da modesta alteração no equipamento, a 'novela' bóson de Higgs termina em 2012
O ATLAS é um dos maiores detectores do LHC. Junto com o CMS, outro grande detector, ele pretende definir se o bóson de Higgs existe (CERN)
O LHC, o maior colisor de partículas do mundo, receberá uma atualização modesta em 2012, mas suficiente para dizer definitivamente se o bóson de Higgs — a partícula que confere massa a todas as outras — realmente existe dentro do Modelo Padrão da Física de Partículas. A informação foi divulgada pelo CERN, o laboratório europeu que opera o LHC na fronteira entre a Suíça e a França.
Saiba mais
LHC
O Grande Colisor de Hádrons (do inglês Large Hadron Collider, LHC) é o maior acelerador de partículas do mundo, com 27 quilômetros de circunferência. Ele pertence ao CERN, o centro europeu de pesquisas nucleares e está instalado na fronteira franco-suíça. Em seu interior, partículas são aceleradas até 99,9% da velocidade da luz. Os experimentos ajudam a responder questões sobre a criação do universo, a natureza da matéria e fenômenos exóticos observados no espaço.
ELÉTRON-VOLT (eV)
O elétron-volt (eV) é uma unidade de medida que representa a quantidade de energia que um elétron ganha ao ser acelerado com a ajuda de 1 volt, no vácuo. A massa das partículas pode ser expressa em termos de elétron-volt. A relação se dá pela equação de Albert Einstein em que a energia é igual à massa vezes a velocidade da luz ao quadrado.
De acordo com o comunicado, o colisor vai operar a uma energia de 4 teraletron-volts em 2012, um acréscimo de 0,5 teraeletron-volts em relação a 2011. O valor poderia ter sido maior, mas ele traria riscos de segurança. Outro acidente poderia acontecer, como o de 2008, que deixou o acelerador sem produzir dados até o ano seguinte. O CERN optou pelo caminho mais seguro.
O LHC acelera prótons a velocidades muito próximas da luz antes de chocá-los entre si. As colisões ocorrem dentro de detectores que registram partículas de vida curtíssima, geradas a partir das trombadas. A alteração na energia do LHC vai permitir que os cientistas recolham três vezes mais informações do que em 2011.
Em dezembro de 2011, o laboratório europeu divulgou os resultados mais recentes dos dois principais detectores do LHC, ATLAS e CMS. Ambos encontraram pistas não conclusivas de que o Higgs poderia existir. A certeza só virá com mais colisões. É exatamente isso que a atualização no LHC vai proporcionar.
A modesta alteração terá vigor a partir de março, e os experimentos seguirão até novembro. Depois disso, o acelerador passará por uma longa pausa de 20 meses. Em 2014, o LHC estará pronto para operar em uma energia equivalente a 7 TeV, sua capacidade máxima. Quanto mais energia, maiores são as chances de se encontrar novas partículas.
Especialista responde
Rogério Rosenfeld
Doutor em física, professor da Universidade Estadual de São Paulo e especialista em partículas elementares. Trabalha no Cern, o centro europeu de pesquisas nucleares
Como é feita a procura pelo Bóson de Higgs? A procura é feita por meio da colisão de prótons no LHC. Podemos calcular a probabilidade de se produzir um bóson de Higgs nessa colisão, mas ele se desintegra rapidamente. Procura-se então por seus produtos de desintegração
Como é medida a massa do bóson de Higgs? Pela famosa fórmula de Albert Einstein (energia é igual à massa vezes velocidade da luz ao quadrado). Podemos inferir a massa da partícula pelo intervalo de energia registrado durante as explosões. Sabemos que encontraremos o Higgs em energias que variam entre 114 e 141 GeV (Giga elétron-volts, ou um bilhão de elétron-volts) ou acima de 450 GeV. O LHC pode testar a existência da partícula até 700 GeV. Contudo, é muito improvável que ele esteja perto do limite do LHC, por ser menos justificável do ponto de vista teórico.
Por que é tão difícil encontrá-lo? Por dois motivos: a probabilidade de produção não é muito grande e existem vários outros processos ocorrendo ao mesmo tempo. Separar o joio (o bóson de Higgs) do trigo (outros processos) não é uma tarefa fácil.
Por que demora tanto para confirmar a existência do bóson de Higgs? Os físicos procuram o Higgs há 30 anos em experimentos ao redor do mundo. O LHC demorou 20 anos para ser construído. Os resultados importantes sobre o Higgs estão sendo produzidos há um ano e até o fim de 2012 devemos confirmar ou não sua existência.



Conferência sobre Mudança Climática em Bonn termina sem avanços
No Rio, exposição 'Oceanos' traz imagens inéditas do fundo do mar
Humanidade precisará de "três planetas" em 2050
Começa conferência sobre mudanças climáticas em Bonn

Comentários
Aylton
É inegável o valor imprescindível da ciência, contudo, devemos analisar cuidadosamente as questões de maneira laica afim de que não haja conflitos e que surjam protagonistas súcios. Portanto, é necessário a compreensão de todo o texto e entrevista afim de que opinem.
21.02.2012
José
A Ciência mais uma vez me supreendendo, Parabéns aos Europeus! E a China cada vez mais investe ciência e tecnologia, o Brasil faz cortes de "dito gastos" em C&T. Enquanto Nossa psicologia vem sendo ameaçada por fundamentalista, com seus discursos retrogrados, nossos sociedade contam cada vez menos com investimentos na educaç(..)
19.02.2012
| Ler Mais
José
A Ciência mais uma vez me supreendendo, Parabéns aos Europeus! E a China cada vez mais investe ciência e tecnologia, o Brasil faz cortes de "dito gastos" em C&T. Enquanto Nossa psicologia vem sendo ameaçada por fundamentalista, com seus discursos retrogrados, nossos sociedade contam cada vez menos com investimentos na educaç(..)
19.02.2012
| Ler Mais
Rogerio Campos
Mas não adianta discutir ou explicar aos leigos que esse apelido na partícula é só uma brincadeira. Os leigos que aqui comentam nem sabem o que é o LHC, no máximo, "sabem" que é uma máquina grande que quer provar a existência de uma partícula que todos chamam de partícula de Deus, mas na sua "infinita limitação", conseguem d(..)
17.02.2012
| Ler Mais
GIlson Nascimento
Fico extremamente irritado quando fazem matéria sobre o LHC e colocam logo no título esse "nome" "partícula de Deus". A experiência em nada tem a ver com religião, espiritualidade ou qualquer derivado disso, mas vocês insistem em usar isso, o que acaba gerando os comentários religiotas no meio de um fórum que devia se ater s(..)
17.02.2012
| Ler Mais
Abner
Cai na real, a maioria das pessoas nem sabe qual a utilidade de descobrir o bosson de higs e vcs estão discutindo criacionismo. Poha cara nao acredita em ciência vai ler a biblia e para de perder tempo e falar M aqui. Alguem mais inteligente por favor comenta pra que que isto vai ser útil. to Supercurioso
16.02.2012
Jairo
Li todo o texto desde as partículas e a entrevista do especialista, e li também os dois comentários aqui opinados abaixo, e escolhi o Cristiano. Quando a ciência quiser ultrapassar os limites de Deus, "Ele destruirá os feitos do homem". Isto está bem escrito na Bíblia. Mas o homem pensa saber mais do que Deus. Entregamos tud(..)
14.02.2012
| Ler Mais
Guilherme
Tu acha mesmo que o nome particula de deus é prova de que ele existe? Leia mais, vc vai ver que o nome foi escolhido como uma analogia, pelas caracteristicas da particula. "uma rosa, com qualquer outro nome, ainda teria o mesmo perfume". Se eu colocasseo nome do meu filho de deus, pela tua logica, seria uma prova de que deus(..)
14.02.2012
| Ler Mais
Cristiano
E os comunistas acham que Deus não existe. Tá aí a prova do que o homem tem de construir para provar que existe uma partícula que faz todas virar massa e dar existência material para que nós tenhamos vida possível neste plano. Quantos milênios a humanidade gastou para chegar a montar uma máquina mega gigante dessa. Quanto ma(..)
14.02.2012
| Ler Mais