Hubble realiza sua milionésima observação espacial

Telescópio há 21 anos no espaço completa marca histórica ao analisar atmosfera de um exoplaneta a 1.000 anos-luz de distância a procura de vapor de água

Atualizado em 6 Maio 2016, 17h06 - Publicado em 6 jul 2011, 12h43

O telescópio Hubble, da agência espacial americana, ultrapassou a marca de um milhão de observações no início da semana. O observatório cravou o recorde procurando por água na atmosfera de um exoplaneta a 1.000 anos-luz de distância.

“Por 21 anos o Hubble tem sido o principal observatório de ciência espacial, impressionando todos com imagens lindas e permitindo descobertas científicas em um amplo espectro de disciplinas astronômicas”, disse Charles Bolden, presidente da Nasa. Bolden foi o piloto responsável por conduzir o ônibus espacial Discovery em abril de 1990 carregando o telescópio para o espaço.

Embora Hubble seja conhecido pelas belíssimas imagens que faz do cosmo, a milionésima observação foi uma medição espectroscópica – quando os raios de luz são divididos em várias cores. Os padrões coloridos podem revelar a composição química de objetos no espaço. O telescópio analisou a atmosfera do exoplaneta HAT-P-7b, um gigante gasoso maior do que Júpiter, orbitando uma estrela mais quente do que o Sol.

O exoplaneta, também conhecido por Kepler 2b, foi analisado pela sonda caçadora de planetas – o Observatório Kepler – depois de ter sido descoberto por observações terrestres. Agora, o Hubble está sendo utilizado para analisar a composição química da atmosfera do planeta.

Mapa celeste de todas as observações feitas pelo telescópio Hubble até 27 de junho de 2011 ()

Os cientistas procuram por sinais de vapor de água. “É uma observação extremamente precisa e levará meses de análises até que tenhamos uma resposta”, disse Drake Deming, da Universidade de Maryland e do Centro Espacial Goddard, da Nasa. “O Hubble demonstrou que é ideal para caracterizar a atmosfera de exoplanetas, e estamos ansiosos para saber o que esse novo mundo vai nos revelar”, disse.

Legado – O telescópio Hubble foi lançado no dia 24 de abril de 1990 a bordo do ônibus espacial Discovery. Suas descobertas revolucionaram quase todas as áreas de pesquisa astronômica. O observatório já coletou mais de 50 terabytes de dados até hoje. Os arquivos estão disponíveis para o público aqui.

O observatório espacial é um projeto de cooperação internacional entre a Nasa e a ESA, a agência espacial europeia. Hubble será substituído entre 2017 e 2018 pelo poderoso telescópio James Webb, ainda em construção. O novo observatório será capaz de registrar imagens de objetos ainda mais distantes do universo, invisíveis às lentes e sensores do Hubble. James Webb permitirá cientistas enxergarem os primeiros momentos que sucederam à criação do cosmo.