Franceses inventam plástico resistente e de fácil molde

Por Loic Venance
Atualizado em 6 Maio 2016, 16h54 - Publicado em 18 nov 2011, 05h56

Pesquisadores franceses criaram um polímero que pode ser aquecido e moldado várias vezes, permanecendo tão resistente como os atuais plásticos industriais, revela um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista científica americana Science.

O material é diferente porque “pode ser processado a altas temperaturas repetidas vezes (…), inclusive ser triturado e reciclado para obter uma nova forma, mantendo as propriedades mecânicas do material original”, destaca o estudo.

É possivel se obter formas complexas “facilmente, sem a utilização de molde”, já que o material não se funde, e ferramentas de precisão de calor não são necessárias, pois um jato de ar quente é o suficiente.

O novo plástico pode ser utilizado em componentes de aviões e automóveis, construção, eletrônica e até em equipamentos esportivos.

Até o momento, os polímeros sintéticos se dividiam em dois tipos: termoplásticos, que podem ser fundidos e remodelados, e termoestáveis, que são processados para se chegar a formas rígidas permanentes.

Os materiais termoestáveis são mais resistentes e estáveis, mesmo a altas temperaturas, e são utilizados com frequência na construção de aviões, mas após tomarem uma forma, não podem ser remodelados.

O plástico criado pela equipe dirigida por Damien Montarnal, da Escola Superior de Física e Química Industrial de Paris, é tão resistente como um plástico termoestável, mas pode ser remodelado em diversas formas.

O novo material ainda não é produzido industrialmente, mas os pesquisadores acreditam que o processo para fabricá-lo em grande escala será facilmente desenvolvido, com múltiplas aplicações na indústria.