Estudo mostra que mudança climática deve aumentar os períodos de chuva pesada e seca na Terra

Simulação realizada por pesquisadores da Nasa mostra como aumento da temperatura deve mudar o regime de chuvas no planeta

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h20 - Publicado em 3 Maio 2013, 13h47

Um estudo realizado por pesquisadores da Nasa mostra que o aquecimento global pode aumentar o risco de chuvas pesadas e períodos de seca no futuro. Os pesquisadores realizaram simulações em computadores de 14 modelos climáticos para mostrar como os níveis cada vez maiores de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera podem afetar todo o regime de chuvas no planeta.

Segundo os resultados, as regiões úmidas do planeta, principalmente as que se localizam no Oceano Pacífico e nas regiões de monções da Ásia, devem ver um aumento na precipitação intensa; enquanto as áreas áridas localizadas mais longe dos trópicos devem se tornar ainda mais secas. “Em resposta ao aquecimento, o ciclo global da água passa por uma competição gigantesca pela umidade, resultando em um padrão de aumento nas chuvas pesadas, diminuição das chuvas moderadas, e secas prolongadas em certas regiões”, afirma William Lau, pesquisador do Centro de Voos Espaciais Goddard, da Nasa, e autor do estudo, que foi aceito para publicação na revista Geophysical Research Letters.

O modelo projetado pelos cientistas prevê que, para cada aumento de um grau Fahrenheit (cerca de 0,56 grau Celsius), a queda de chuva pesada deve aumentar globalmente em 3,9%, enquanto a de chuva leve deve aumentar 1%. No entanto, a quantidade total de chuva no planeta não vai mudar, pois a chuva moderada deve diminuir em 1,4%. Segundo os cientistas, um período de chuva pesada é definido como o mês em que cai, em média, 0,889 centímetros de chuva por dia. O período de chuva leve é aquele que recebe 0,025 centímetros por dia, e o de chuva moderada é aquele que recebe entre 0,102 e 0,229 centímetros.