Estudo mostra nova forma de comunicação entre as plantas

Pesquisa revelou que plantas parasitas enviam material genético para 'controlar' as hospedeiras

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h10 - Publicado em 15 ago 2014, 10h22

Cientistas americanos descobriram uma nova forma de comunicação entre plantas, que permite a troca de informações genéticas entre elas. Baseado no intercâmbio de material genético, esse processo permite que plantas parasitas exerçam um certo controle sobre suas hospedeiras, diminuindo suas defesas, por exemplo. A pesquisa abre as portas para uma área da ciência que explora como as plantas se comunicam em escala molecular, além de ajudar a desvendar novas formas de combater parasitas que prejudicam cultivos em diversas partes do mundo. A pesquisa foi publicada nesta quinta-feira, na revista Science.

Título original: Genomic-scale exchange of mRNA between a parasitic plant and its hosts

Onde foi divulgada: periódico Science

Quem fez: Gunjune Kim, Megan L. LeBlanc, Eric K. Wafula, Claude W. dePamphilis e James H. Westwood

Instituição: Universidade Estadual da Virgínia e Universidade Estadual da Pensilvânia, Estados Unidos

Resultado: Os pesquisadores descobriram uma nova forma de comunicação entre plantas parasitas e as hospedeiras atacadas por elas

“A descoberta desta nova forma de comunicação entre organismos mostra que isto acontece muito mais do que se acreditava”, afirma Jim Westwood, professor de patologia e fisiologia das plantas da Universidade Estadual da Virgínia, nos Estados Unidos, e principal autor do estudo. “Agora que sabemos que elas estão compartilhando toda essa informação, a próxima pergunta é: o que exatamente estão dizendo umas as outras?”

O cientista analisou a relação entre uma planta parasita, a cuscuta, e duas hospedeiras, Arabidopsis (do mesmo gênero das couves) e o tomate. Em uma pesquisa anterior, Westwood havia descoberto que durante a interação parasita ocorre um transporte de RNA (molécula que transporta informação genética e controla a produção de proteínas) entre as duas espécies. No novo trabalho, ele e sua equipe aprofundaram o estudo sobre essa troca, e analisaram o RNA mensageiro, que envia mensagens entre as células dizendo a elas qual direção seguir e quais proteínas produzir.