Em evento raro, cometa ‘passa raspando’ por Marte

Corpo celeste ficou a 140 mil km do planeta vermelho – menos da metade da distância entre a Terra e a Lua. Próxima passagem só daqui a 1 milhão de anos

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h09 - Publicado em 20 out 2014, 04h41

O cometa Siding Spring “passou raspando” por Marte neste domingo, em um encontro raro, que acontece apenas uma vez a cada um milhão de anos. Descoberto pelos cientistas em janeiro de 2013, o corpo celeste também conhecido como C/2013 A1 ficou a uma distância de 139.500 quilômetros do planeta vermelho – menos da metade da distância entre a Terra e a Lua. Além disso, a aproximação é dez vezes menor do que a de qualquer cometa já identificado que tenha passado pela Terra.

MIssão Rosetta define local exato de pouso em cometa

Descobertas evidências de como se formaram as primeiras galáxias

Astrônomos celebraram a passagem do cometa como uma chance única de estudar a sua influência na atmosfera marciana. “É uma ótima oportunidade de aprendizado”, comemorou Nick Schneider, da missão da sonda Maven em Marte. Segundo o pesquisador Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos, a passagem do Siding Spring pode ajudar a testar a hipótese de que material orgânico, ingrediente básico para o surgimento da vida, tenha surgido em regiões muito afastadas do Sistema Solar e chegado à Terra na carona de cometas e asteroides.

O cometa foi descoberto por Robert McNaught no observatório australiano Siding Spring e acredita-se que ele tenha se originado bilhões de anos atrás, na Nuvem de Oort, uma região distante do espaço de onde partem cometas que “permanecem inalterados desde os primeiros dias do Sistema Solar”, segundo a Nasa. O cometa viajou mais de 1 milhão de anos para fazer esta primeira parada em Marte, e só irá retornar dentro de outro milhão de anos, assim que completar uma volta ao redor do Sol.

Precaução – Por medida de segurança, antes de o cometa entrar na órbita do planeta vermelho, a Nasa reposicionou os satélites MRO, Odyssey e Maven, situados na órbita de Marte, para evitar danos causados pelos resíduos do Siding Spring.