Conheça ‘Hellboy’, o dinossauro com chifres descoberto no Canadá

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h04 - Publicado em 6 jun 2015, 15h22

Um grupo de paleontólogos descobriu no Canadá o exemplar de uma espécie desconhecida de dinossauro, apelidado de “Hellboy”, como o personagem dos quadrinhos, por causa dos chifres. Hellboy, científicamente batizado de Regaliceratops peterhewsi em referência ao folho enorme em forma de colarinho que leva atrás da cabeça e a seu descobridor, Peter Hew, seria um herbívoro de 65 milhões de anos. O achado, feito há dez anos mas confirmado somente agora, foi publicado na última edição da revista Current Biology.

LEIA TAMBÉM:

Descoberta de ave mais antiga do Brasil é chave para entender a diversificação dos pássaros

Conheça as dez novas espécies de 2015

“Este espécime vem da região de Alberta, onde não havíamos encontrado fósseis de dinossauros com chifres antes, o que nos fez suspeitar de que essa fosse uma descoberta importante”, explicou Caleb Brown, paleontólogo do museu Royal Tyrrell. “Mas apenas depois de separar o fóssil da rocha, no laboratório, os cientistas perceberam que estavam diante de uma espécie totalmente nova.” A reconstituição de Hellboy revelou que ele era semelhante em muitos aspectos ao Tricerátopo, mas com um folho ao redor da cabeça muito peculiar, um chifre mais imponente no nariz e um pequeno sobre cada olho. Segundo os paleontólogos, o achado é importante especialmente por suas implicações sobre a evolução dos dinossauros com chifres.

Ilustração mostra como seria o crânio do animal ()

Os dinossauros com chifres se dividem em dois grupos. O primeiro é o dos Chasmossauros, dotados de um pequeno chifre no nariz e outros mais imponentes sobre os olhos, além de um amplo folho. O segundo é o dos Centrossauros, com um grande chifre no nariz e outros menores sobre os olhos, e um folho menor. De acordo com Caleb Brown, Hellboy pertence aos Chasmossauros, mas com ornamentos parecidos com os dos Centrossauros, daí ele ser visto como um possível elo evolutivo entre os dois grupos. Os pesquisadores esperam agora encontrar uma maior quantidade de espécimes de Regaliceratops, e planejam uma reconstrução digital do crânio de “Hellboy”.

Os Centrossauros desapareceram da face da Terra vários milhões de anos antes dos Chasmossauros, que se extinguiram junto com os demais dinossauros no final do Cretáceo, há 65 milhões de anos. O desaparecimento dos dinossauros e de muitas outras espécies é atribuído à queda de um enorme meteoro, que alterou o clima da Terra.

(Da redação com agência France-Presse)