Cientistas encontram os maiores buracos negros já observados

Duas galáxias, distantes milhões de anos-luz da Terra, possuem buracos negros com massas 10 bilhões de vezes maiores que a do Sol

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h52 - Publicado em 5 dez 2011, 13h34

Astrônomos descobriram os maiores buracos negros já observados. Utilizando o telescópio espacial Hubble e outros telescópios de superfície, os cientistas da Universidade de Berkeley (Estados Unidos) observaram que duas galáxias – NGC 3842, a 320 milhões de anos-luz da Terra, e NGC 4889, a 335 milhões de anos-luz – possuem buracos negros supermassivos com 10 bilhões de vezes a massa do Sol. O estudo foi publicado no periódico britânico Nature.

De acordo com os pesquisadores, observações feitas nas últimas décadas sugerem que todas as galáxias possuem buracos negros em seu centro. Apesar de as previsões matemáticas indicarem a existência desses corpos com 10 bilhões de vezes a massa do Sol, nenhum havia sido encontrado até agora. O posto de mais massivo pertencia ao buraco negro que fica no centro da galáxia Messier 87, a sessenta milhões de anos-luz da Terra e com 6,3 bilhões de vezes a massa do Sol.

Glossário

QUASAR

Os quasares (do inglês quasi-stellar radio source ou fonte de rádio quase estelar) são os maiores emissores de energia do universo. São antigas regiões astronômicas compactas e distantes que envolvem o buraco-negro supermassivo de uma galáxia. As observações indicam que os quasares se formaram nos primeiros três bilhões de anos do universo e foram desaparecendo no último bilhão de anos. Os quasares mais luminosos irradiam luminosidade a uma taxa que pode exceder a média das galáxias convencionais, equivalente a um trilhão de sois.

Buracos negros que excedem a massa do Sol em 10 bilhões de vezes são observados como quasares formados durante os 3 primeiros bilhões de anos do universo. Os quasares são corpos celestes que emitem grande quantidade de energia e luminosidade utilizando buracos-negros como combustível. Contudo, de acordo com o estudo, durante o último bilhão de anos, a média de buracos negros provendo energia para quasares diminuiu.

Os dois buracos negros descobertos têm significativamente mais massa do que o previsto pelos atuais modelos matemáticos. Eles foram descobertos nas galáxias de maior massa e brilho de seus agrupamentos. “Embora os modelos permaneçam úteis para estudar buracos negros em galáxias menos massivas, nossos cálculos sugerem que diferentes processos evolutivos influenciam o crescimento das maiores galáxias e seus respectivos buracos-negros”, afirma o estudo.

Perguntas & respostas

• O que é um buraco negro? Uma região do espaço onde a gravidade é tão forte que nada consegue escapar, nem a luz – é por isso que eles são invisíveis.
  • Como nasce um buraco negro? Para brilhar, uma estrela cria uma força para fora, por causa das reações nucleares que a fazem funcionar, enquanto sua própria gravidade a empurra para dentro. Quando uma grande estrela deixa de funcionar, ela é esmagada pela própria força da gravidade e assim nasce o buraco negro.
  • Quantos buracos negros existem? A maioria dos astrônomos acredita que a Via Láctea – a galáxia onde está a Terra – possui milhões de buracos negros. Cientistas já encontraram muitos buracos negros na nossa galáxia, mas não sabemos ainda quantos existem em todo o universo.
  • Quais os tipos de buraco negro que existem? Os buracos negros galáticos existem por toda a galáxia e possuem uma massa dezenas de vezes maior que a do Sol. Há também os buracos negros supermassivos, com uma massa superior a 1 milhão de vezes a do Sol. Os cientistas acreditam que eles foram criados há bilhões de anos e existem no centro da maioria das galáxias, até da Via Láctea.
  • Existem buracos brancos? Existem apenas na teoria. Eles seriam a outra ponta do buraco negro, que expeliria todo o material absorvido.
  • Como se observa um buraco negro? É impossível visualizar um buraco negro, já que ele não emite luz. Mas, com telescópios de raios-X, é possível detectar a radiação emitida por um buraco negro. Isso acontece porque uma espiral de matéria é sugada por ele. Esse material se aquece e emite raios-X, captados por telescópios como o Chandra, que descobriu o buraco negro ‘bebê’.
  • Qual o buraco negro mais próximo da Terra? O objeto mais próximos e que mais se parece com um buraco negro está a 8.000 anos luz de distância. Fica dentro do sistema Cygnus X-1 e foi objeto de uma aposta entre o físico Stephen Hawking e Kip Thorne. Hawking apostou que não havia um buraco negro. Perdeu.
  • O universo está dentro de um buraco negro? O físico Nikodem Poplawski concebeu um modelo matemático segundo o qual até mesmo o nosso universo estaria dentro de outro, que estaria dentro de outro e assim por diante. Neste modelo, o material absorvido pelo buraco negro daria origem a estrelas e galáxias em outra dimensão. Atualmente, acredita-se que tudo que entra em um buraco negro é destruído.