Cientistas encontram oceano em lua de Saturno

Evidências detectadas pela sonda espacial Cassini apontam água salgada no satélite Enceladus

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h13 - Publicado em 3 abr 2014, 20h05

Um estudo publicado nesta quinta-feira no site da revista Science aponta a descoberta de um oceano de 10 quilômetros de profundidade de água salgada em uma das mais de 60 luas que orbitam Saturno, a Enceladus. A pesquisa, feita a partir de medições da sonda espacial Cassini, da Nasa, levou cientistas a concluírem que essa é a área do Sistema Solar com maior probabilidade de abrigar vida extraterrestre – que, segundo estudiosos, depende da presença da água.

O oceano foi localizado no polo sul de Enceladus, que tem 500 quilômetros de diâmetro, mas pode se estender até o hemisfério norte da lua. O primeiro indício de água foi detectado em 2005, quando a mesma sonda captou imagens de jatos de vapor d’água saindo de fissuras no solo. A confirmação veio depois que uma equipe liderada pelo engenheiro espacial Luciano Iess, da Universidade Sapienza, da Itália, fez uma série de medições a partir de três sobrevoos da Cassini entre abril de 2010 e maio de 2012.