Cientistas descobrem buraco negro de apenas 30 anos

Fenômeno é resultado da explosão da supernova SN 1979C, observada por um astrônomo amador no fim da década de 1970

Atualizado em 6 Maio 2016, 17h12 - Publicado em 16 nov 2010, 18h37

Astrônomos descobriram o buraco negro mais jovem já registrado, que teria apenas 30 anos, após observações com o telescópio espacial Chandra. Antes dele, o buraco negro mais jovem tinha 950 anos. O anúncio foi feito pela Nasa na segunda-feira. Este buraco negro representa uma oportunidade única para observar o desenvolvimento deste tipo de fenômeno, segundo os responsáveis pela descoberta, que será publicada na próxima edição da revista New Astronomy.

A descoberta pode ajudar os cientistas a entender melhor como as estrelas gigantes explodem para dar lugar a um buraco negro ou a uma estrela de nêutrons e seu número na Via Láctea e em outras galáxias.

“Se nossa interpretação é correta, este é o exemplo mais próximo do que pode ser a observação do nascimento de um buraco negro”, disse Daniel Patnaude, do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian, em Cambridge (Massachusetts), principal autor do trabalho.

Veja como o buraco negro ‘bebê’ foi formado:

Os astrofísicos acreditam que este buraco negro é o remanescente de uma estrela em explosão quase 20 vezes maior que o Sol, batizada de supernova SN 1979C, inicialmente descoberta por um astrônomo amador em 1979. O buraco está na galáxia M100, a 50 milhões de anos-luz da Terra (um ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros).

Muitos novos buracos negros foram previamente detectados na forma de explosões de raios gama, fonte de energia luminosa mais intensa.

No entanto, o SN 1979C é diferente porque está muito mais próximo e pertence a uma classe de supernovas que têm pouca probabilidade de estar relacionadas com uma erupção de raios gama, segundo os astrônomos.

Perguntas & respostas

• O que é um buraco negro? Uma região do espaço onde a gravidade é tão forte que nada consegue escapar, nem a luz – é por isso que eles são invisíveis.
  • Como nasce um buraco negro? Para brilhar, uma estrela cria uma força para fora, por causa das reações nucleares que a fazem funcionar, enquanto sua própria gravidade a empurra para dentro. Quando uma grande estrela deixa de funcionar, ela é esmagada pela própria força da gravidade e assim nasce o buraco negro.
  • Quantos buracos negros existem? A maioria dos astrônomos acredita que a Via Láctea – a galáxia onde está a Terra – possui milhões de buracos negros. Cientistas já encontraram muitos buracos negros na nossa galáxia, mas não sabemos ainda quantos existem em todo o universo.
  • Quais os tipos de buraco negro que existem? Os buracos negros galáticos existem por toda a galáxia e possuem uma massa dezenas de vezes maior que a do Sol. Há também os buracos negros supermassivos, com uma massa superior a 1 milhão de vezes a do Sol. Os cientistas acreditam que eles foram criados há bilhões de anos e existem no centro da maioria das galáxias, até da Via Láctea.
  • Existem buracos brancos? Existem apenas na teoria. Eles seriam a outra ponta do buraco negro, que expeliria todo o material absorvido.
  • Como se observa um buraco negro? É impossível visualizar um buraco negro, já que ele não emite luz. Mas, com telescópios de raios-X, é possível detectar a radiação emitida por um buraco negro. Isso acontece porque uma espiral de matéria é sugada por ele. Esse material se aquece e emite raios-X, captados por telescópios como o Chandra, que descobriu o buraco negro ‘bebê’.
  • Qual o buraco negro mais próximo da Terra? O objeto mais próximos e que mais se parece com um buraco negro está a 8.000 anos luz de distância. Fica dentro do sistema Cygnus X-1 e foi objeto de uma aposta entre o físico Stephen Hawking e Kip Thorne. Hawking apostou que não havia um buraco negro. Perdeu.
  • O universo está dentro de um buraco negro? O físico Nikodem Poplawski concebeu um modelo matemático segundo o qual até mesmo o nosso universo estaria dentro de outro, que estaria dentro de outro e assim por diante. Neste modelo, o material absorvido pelo buraco negro daria origem a estrelas e galáxias em outra dimensão. Atualmente, acredita-se que tudo que entra em um buraco negro é destruído.

(Com Agência France Presse)