China lançará satélite para investigar matéria escura

O projeto aproveita o enfraquecimento dos Estados Unidos na exploração espacial para colocar os chineses na disputa pelas pesquisas de ponta sobre o cosmo

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h04 - Publicado em 30 Maio 2015, 16h08

A China oficializou que lançará o satélite DAMPE (explorador de partículas de matéria escura, na sigla em inglês) no fim deste ano para medir a direção, energia e carga elétrica de partículas que viajam pelo cosmo. A meta é detectar qualquer sinal que comprove a existência, e do que é feita, a misteriosa matéria escura, elemento que, junto com a energia escura, ocupa 95% do universo – parcela que ainda é completamente desconhecida pelas teorias da astrofísica.

A manobra chinesa aproveita um momento de fraqueza dos Estados Unidos, que corta orçamentos e diminui a importância da Nasa, a agência espacial americana, em favor de projetos privados de exploração do espaço.

Com expectativa operacional de três anos, o DAMPE tenta descobrir ao menos algum indício da existência de partículas que comporiam 85% da matéria do universo.