Mais Lidas

  1. Morre Umberto Magnani, o padre Romão de 'Velho Chico', aos 75 anos

    Entretenimento

    Morre Umberto Magnani, o padre Romão de 'Velho Chico', aos 75 anos

  2. Após críticas à delação premiada, Mariz é descartado por Temer para o Ministério da Justiça

    Brasil

    Após críticas à delação premiada, Mariz é descartado por Temer para...

  3. Venezuela: serviço público terá semana de apenas dois dias úteis

    Mundo

    Venezuela: serviço público terá semana de apenas dois dias úteis

  4. Linda, poderosa e ex-miss-bumbum: conheça a primeira-dama do Ministério do Turismo

    Brasil

    Linda, poderosa e ex-miss-bumbum: conheça a primeira-dama do...

  5. Comissão do impeachment aprova convite para ouvir ministros de Dilma

    Brasil

    Comissão do impeachment aprova convite para ouvir ministros de Dilma

  6. Temer avalia negociar presidência da Câmara com PSDB

    Brasil

    Temer avalia negociar presidência da Câmara com PSDB

  7. Marcela Temer: bela, recatada e “do lar”

    Brasil

    Marcela Temer: bela, recatada e “do lar”

  8. Contra o impeachment, MST bloqueia rodovias e promove invasões em oito estados

    Brasil

    Contra o impeachment, MST bloqueia rodovias e promove invasões em...

Cérebros de homens e mulheres têm conexões diferentes

Estudo comprova estereótipo de que o sexo masculino e o feminino não pensam do mesmo jeito

- Atualizado em

Redes de conectividades cerebrais da mulher e do homem
Conexões cerebrais mostram maior atividade do hemisfério dianteiro para o traseiro em homens (acima), e no da esquerda para a direita em mulheres (abaixo)(Ragini Verma/Proceedings of National Academy of Sciences/VEJA)

Os cérebros dos homens e das mulheres têm conexões que parecem confirmar estereótipos sobre atitudes e comportamentos próprios de cada sexo, revelou um estudo publicado no periódico PNAS.

A pesquisa analisou a atividade cerebral de 949 voluntários (521 mulheres e 428 homens) de 9 e 22 anos. O levantamento mostrou no homem uma quantidade maior de conexões na parte dianteira do cérebro, centro de coordenação das ações, e na traseira, onde fica o cerebelo, importante para a intuição. As imagens revelaram também uma grande quantidade de conexões dentro de cada um dos hemisférios. Isso sugere que o cérebro masculino é estruturado para facilitar a conexão entre percepção e ação.

Nas mulheres, por outro lado, essas conexões unem o hemisfério direito, onde se encontra a capacidade de análise e tratamento da informação, e o esquerdo, centro de intuição, o que indica uma facilidade de comunicação entre a intuição e o pensamento analítico.

Leia também:

Homens e mulheres respondem de forma diferente ao perigo

Mulher, não discuta a relação; o homem não presta atenção

"Estes mapas mostram diferenças impactantes e complementares na arquitetura cerebral que podem ajudar a explicar porque os homens são brilhantes em algumas tarefas, e as mulheres, em outras", afirmou Ragini Verma, professora de radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e autora do estudo.

A cientista explica que os homens são, em média, mais aptos a aprender e executar uma única tarefa, como andar de bicicleta, esquiar ou navegar, enquanto as mulheres têm uma memória melhor e uma inteligência social maior, o que aumenta a aptidão delas para executar várias tarefas simultaneamente e encontrar soluções para um grupo.

Estudo amplo - Estudos anteriores já tinham mostrado diferenças entre os cérebros masculino e feminino. Mas a conectividade neuronal de regiões cerebrais vinculadas a aptidões cognitivas nunca havia sido analisada em uma população tão grande.

"Os mapas detalhados do conectoma (mapa completo das conexões cerebrais) no cérebro não vão apenas nos ajudar a entender melhor as diferenças na forma como homens e mulheres pensam, mas também a compreender as causas dos distúrbios neurológicos, frequentemente vinculados ao sexo", afirma Ruben Gur, professor de psicologia na Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia e coautor do estudo.

As próximas pesquisas deverão identificar com mais precisão quais conexões neuronais são próprias de um único sexo e quais estão presentes em ambos, explicou o psicólogo.

(Com Agência France-Presse)

TAGs:
Neurociência
Cérebro