Cápsula Dragon se prepara para voltar à Terra

Depois de uma missão de sete dias, a Dragon deve pousar no Pacífico na tarde desta quinta-feira trazendo material da ISS

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h35 - Publicado em 30 Maio 2012, 17h09

A cápsula privada não-tripulada Dragon, da companhia americana SpaceX, se prepara para voltar à Terra após concluir uma missão histórica na Estação Espacial Internacional (ISS). As informações foram divulgadas nesta quarta-feira pela Agência Espacial Americana (Nasa) e a SpaceX, primeira empresa a realizar com sucesso um voo privado à ISS.

A Dragon deve se desacoplar do laboratório orbital às 06h35 (horário de Brasília) de quinta-feira e pousar nas águas do Oceano Pacífico, na altura da costa da Califórnia, às 12h44 (de Brasília), informou a Nasa.

“Temos um longo caminho pela frente com a SpaceX”, afirmou o diretor da missão, John Couluris, em comunicado à imprensa. “Já conseguimos uma vez”, acrescentou, referindo-se ao voo de teste da Dragon, em dezembro de 2010, quando a cápsula entrou em órbita e retornou com segurança pela primeira vez.

A cápsula deve pousar a uma distância de 907 quilômetros de Los Angeles. Três embarcações foram mobilizadas para resgatá-la. Após o pouso, a Dragon será transportada para o Texas, onde a carga trazida da ISS será devolvida à Nasa.

A cápsula foi lançada em 22 de maio levando 521 quilos para estação espacial, incluindo comida, provisões, computadores, utensílios e experimentos científicos. No caminho de volta à Terra, a Dragon traz 660 quilos de carga.

Nova era – Em 25 de maio, a Dragon se tornou a primeira espaçonave privada a se acoplar à ISS, feito que autoridades da Nasa e da Casa Branca comemoraram como o início de uma nova era nos voos espaciais, na qual o setor privado assumirá um papel maior.

Os Estados Unidos aposentaram sua frota de ônibus espaciais no ano passado, deixando as missões de carga sob responsabilidade de agências espaciais de Rússia, Japão e Europa. Até que companhias privadas desenvolvam um veículo capaz de transportar humanos à estação orbital, os astronautas dependerão das cápsulas russas Soyuz.

O astronauta americano Don Pettit, que integrou a tripulação de seis membros da ISS que ajudou a descarregar e recarregar a Dragon, achou a cápsula mais espaçosa do que a Soyuz. A Dragon tem 4,4 metros de altura e 3,66 metros de diâmetro e é capaz de transportar até 3.310 quilos. Ela foi construída para transportar até sete pessoas ao espaço, enquanto a Soyuz transporta três.

De propriedade do bilionário da internet Elon Musk, a SpaceX pretende começar a levar pessoas à Estação Espacial Internacional em 2015.

Usando parte de seu próprio capital e recursos da Nasa, a SpaceX e sua concorrente, a Orbital Sciences Corporation, se candidatam a liderar o serviço de transporte de carga à ISS, que deve permanecer em operação até 2020, segundo a Nasa. A SpaceX tem um contrato de US$1,6 bilhão com a Nasa para abastecer a estação nos próximos anos, enquanto o contrato da Orbital Sciences é de US$1,9 bilhão para fazer o mesmo. O primeiro voo de testes da Orbital está previsto para o final deste ano.

Infográfico: A nova geração de naves espaciais