Canguru gigante andava como um humano e tinha cara de coelho, diz estudo

Animal extinto na Austrália, o canguru da família Sthenurinae não conseguia pular e tinha quase dois metros de altura

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h09 - Publicado em 16 out 2014, 19h16

Nem sempre os cangurus foram animais que saltavam para percorrer grandes distâncias. Os membros da extinta família Sthenurinae, que viveram há 15 milhões de anos entre os mamutes e neandertais, caminhavam em duas patas – em vez de pularem ou andarem com as quatro patas, como os cangurus modernos. Além disso, a espécie tinha apenas um dedo nas patas traseiras e um focinho mais curto, o que a fazia parecer um coelho. O estudo, com a descrição do curioso canguru, foi publicado nesta quarta-feira no periódico PLOS One.

Título original: Locomotion in Extinct Giant Kangaroos: Were Sthenurines Hop-Less Monsters?​

Onde foi divulgada: PLOS One

Quem fez: Christine M. Janis, Karalyn Buttrill e Borja Figueirido.

Instituição: Universidade Brown, nos Estados Unidos, e Universidade de Málaga, na Espanha.

Resultados: Extinta família de cangurus, Sthenurinae, andavam em duas patas ao invés de pularem e tinham um focinho mais curto, o que os fazia parecer com um coelho.

Após analisar e comparar a estrutura óssea e o tamanho dos Sthenurinae com os cangurus atuais, pesquisadores da Universidade Brown, nos Estados Unidos, constataram que esses animais não eram capazes de saltar. Em vez disso, era provável que os cangurus fossem bípedes e que andassem com as duas patas traseiras. Os cientistas analisaram 144 esqueletos de espécies extintas e atuais de cangurus para chegarem a esse resultado.