Astrônoma que inspirou filme com Jodie Foster deixa de procurar ETs para arrecadar fundos

Jill Tarter deixa a diretoria do projeto SETI para garantir o financiamento da instituição, dedicada à busca por vida inteligente em outros planetas

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h36 - Publicado em 24 Maio 2012, 18h20

A astrônoma americana Jill Tarter, famosa por explorar durante décadas os céus em busca de sinais de vida extraterrestre, e cujos esforços inspiraram o filme Contato, com Jodie Foster, deixará a pesquisa para se dedicar à arrecadação de fundos.

Perfil

Jill Tarter ()

Jill Tarterdiretora do Instituto SETI

Diretora do projeto SETI, em Mountain View, na Califórnia (EUA), Jill Tarter é formada em engenharia pela Universidade Cornell e tem mestrado e PhD em Astronomia pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Ela começou a trabalhar no projeto SETI quando ainda era integrante da Nasa. Em 1993, a Nasa abandonou o programa – e a astrônoma abandonou a agência para continuar o trabalho no SETI. Tarter foi a responsável por garantir o financiamento privado para que o projeto tivesse continuidade na busca por sinais de vida inteligente em outros planetas. Atualmente ela faz parte do conselho administrativo do Allen Telescope Array (Conjunto de Telescópios Allen), formado por dezenas de telescópios que procuram por transmissões de rádio e sinais anômalos vindos do espaço.

Tarter anunciou na terça-feira que deixará o cargo de diretora do Instituto SETI (sigla em inglês para “busca de inteligência extraterrestre”), centro de pesquisas sem fins lucrativos, localizado no norte da Califórnia, para se concentrar na arrecadação de recursos para a instituição.

A trajetória de 35 anos de Tarter, inspiração do personagem de Jodie Foster no filme escrito por Carl Sagan e dirigido por Robert Zemeckis, em 1997, será lembrada no SETIcon, segunda reunião anual de cientistas, artistas e membros da indústria do entretenimento, que será celebrada no coração do Vale do Silício, em junho.

Entre os oradores da cerimônia em homenagem a Tarter, prevista para 23 de junho, estão a astronauta Mae Jemison, o ator Robert Picardo, da série de TV Star Trek: Voyager, e Frank Drake, autor da Equação de Drake, que estima o número de civilizações extraterrestres detectáveis na Via Láctea.

Busca antiga – Tarter, de 68 anos, começou a trabalhar no programa SETI, da Nasa, na década de 1970, integrando uma pequena equipe de cientistas que desenvolvia meios de captar eventuais sinais alienígenas. Em 1993, a Nasa abandonou o SETI – e a astrônoma abandonou a Nasa para continuar seu trabalho no SETI.

Videoteca

CONTATO

Contato, com Jodie Foster ()

Escrito e roteirizado pelo astrônomo e físico Carl Sagan, grande divulgador da ciência, o filme de 1997 traz Jodie Foster no papel de Ellie Arroway, personagem inspirada em Jill Tarter.

Diretor: ZEMECKIS, ROBERT

Tarter foi incentivada em seus objetivos pelas descobertas do telescópio Kepler, da Nasa, que descobriu milhares de novos sistemas planetários. “É muito emocionante, depois de todo esse tempo, saber onde procurar”, afirma. “Todos estamos na expectativa da descoberta de um planeta parecido com a Terra – uma Terra 2.0”, diz. O astrofísico Gerry Harp assumirá o cargo de diretor do Instituto SETI.

No vídeo abaixo (em inglês, com legendas em português), Jill Tarter fala sobre o programa SETI: