Amizades se baseiam em semelhanças genéticas, diz estudo

Pessoas com vínculo de amizade têm padrão genético equivalente ao de primos de quarto grau

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h11 - Publicado em 14 jul 2014, 20h01

Um novo estudo revelou que a semelhança genética influencia a escolha das amizades. Segundo a pesquisa, publicada nesta segunda-feira no periódico PNAS, amigos mais próximos têm a equivalência genética de primos de quarto grau, ou seja, de pessoas que dividem os mesmos tetravós.

Cientistas da Universidade Yale e da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, analisaram cerca de 1,5 milhão de marcadores genéticos em quase 2.000 moradores da cidade de Framingham, em Massachusetts. Eles compararam o DNA de duplas de amigos sem vínculos de parentesco ao de duplas de pessoas que não se conheciam.

A análise mostrou que indivíduos que pertenciam a um mesmo círculo social compartilhavam quase 1% de genes semelhantes, muito mais do que pessoas sem relação de amizade. Esse percentual de similaridade genética “é o mesmo que têm os primos de quarto grau”, destacou o estudo.