Tarja Cinema

Cinema

Robôs de 'Transformers' ganham vida no Universal Studios

Atração tecnológica revolucionária, que convida visitantes a participar de batalha em terceira dimensão, estreia em 25 de maio

Cena do trailer de 'Transformers - The Ride 3D'

Cena do trailer oficial de 'Transformers - The Ride 3D' (Reprodução)

Os robôs da saga Transformers vão invadir, a partir de 25 de maio, o parque Universal Studios de Hollywood. Essa é a data de estreia de uma nova atração tecnologicamente revolucionária, que procura transportar o visitante ao mundo cinematográfico. Transformers: The Ride-3D' se baseia nos elementos criados na trilogia cinematográfica dirigida por Michael Bay e inspirados pelos brinquedos da Hasbro para apresentar uma trama original que voltará a colocar frente a frente Decepticons e Autobots pelo controle da valiosa fonte de energia All-Spark.

A atração incorpora as últimas novidades de produção e projeção de imagens fotorrealistas em 3D em 14 telas gigantes e formas diversas, localizadas ao longo de um percurso no qual o visitante fica rodeado pela ação. "Para fazer isso, criamos um número de sets ao redor de telas de tal forma que não se diferencia onde começa a tela e onde termina o set", explicou Chick Russell, responsável da equipe criativa.

Por trás do projeto, que começou há quatro anos, estão as mãos de Michael Bay e Steven Spielberg, que atuaram como assessores, e o trabalho da Industrial Light & Magic, divisão de efeitos especiais da Lucasfilm para a qual, nas palavras de Russell, a atração inspirada em Transformers foi seu maior desafio profissional. Além das aventuras dos robôs, a Industrial Light & Magic está por trás de filmes como Avatar e Guerra nas Estrelas.

"Não existe nada parecido com essa atração", comentou Russell diante da entrada do complexo, decorado com figuras do malvado robô Megatron e seu oponente, o heróico Optimus Prime, de dez e oito metros de altura, respectivamente. A imersão em Transformers: The Ride-3D começa quando se entra em um prédio que simula o quartel militar de segurança máxima N.E.S.T.. Lá, o visitante é recebido como um novo recruta para lutar junto com os Autobots contra os Decepticons. Após um passeio introdutório de 30 minutos, que serve para contextualizar a atração e apresentar os personagens, os visitantes conhecem o EVAC, um robô criado especificamente para a atração.

Russell explicou que no universo fictício de Transformers desenvolvido pela Hasbro não existia um robô de transporte que se adequasse às necessidades do projeto e, por isso, se decidiu fabricar um novo, que se converte no veículo que conduz os visitantes. A missão começa quando os Decepticons atacam N.E.S.T. e EVAC pede a ajuda dos visitantes para salvar All-Spark, em uma aventura de quatro minutos cheia de perseguições e combates.

"O veículo de transporte se move sobre uma plataforma em movimento, que é basicamente um simulador de voo, sincronizada com o que acontece nas telas para gerar a sensação de velocidade, queda e impacto", disse Russell. "É muito realista", destacou o criador, ressaltando que, além dos efeitos especiais em 3D, o visitante recebe rajadas de ar e jatos de calor para reforçar a ideia de velocidade ou de ataques por mísseis.

Transformers: The Ride-3D, que teve um custo superior a US$ 40 milhões, segundo a revista Variety, combina elementos presentes em The Simpsons Ride e a interação visual de King Kong 360 3D, outras atrações do parque, e os leva "a um novo nível", afirmou Russell. No total, 15 personagens da saga Transformers aparecem na história, entre eles Optimus Prime, Bumbleebee, Megatron e Devastator, assim como o ator Glenn Morshower, que nos filmes interpreta o general Morshower.

(Com agência EFE)

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados