Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

MPB volta a ter festival, mas com público e atrações bem diferentes

Por Adriana Caitano
29 ago 2010, 18h59

Quase 30.000 pessoas se reuniram na arena do Anhembi, em São Paulo, no sábado para assistir a um festival de MPB. A euforia, o público e as atrações não eram nem de longe os mesmos dos clássicos festivais competitivos que eram transmitidos pela TV e mobilizavam o Brasil. Mas o fato de tanta gente ter se disposto a pagar para ver Zeca Baleiro, Nando Reis, Maria Rita e Jorge Ben Jor pode ser um sinal de que a MPB – mesmo tão diferente – não está tão esquecida assim.

De acordo com o diretor de marketing da rádio Nova Brasil FM, especializada em MPB, que organizou o evento, Fausi Kambour, a elaboração do festival demorou quatro meses e custou mais de 1 milhão de reais.”Tínhamos um certo receio, nos perguntávamos se esse público segmentado e específico das classes A e B que hoje consome a MPB estava disposto a ficar em pé num show tão grande”, comenta.

O medo da rejeição do público fez com que as atrações também fossem mais restritas. Cantores da nova geração que têm ganhado espaço no cenário musical, como Maria Gadú, Roberta Campos, Ana Cañas, Bruna Caram, Thiago Petit, Max de Castro e Leo Maia não foram convidados. “A gente já organiza projetos mais intimistas para essas pessoas, mas numa próxima edição do festival eles poderão ser chamados”, afirma Kambour.

A cantora Bruna Caram esteve no evento como ouvinte, mas não chegou a reclamar por não estar no palco. “É muito difícil para um artista jovem que canta MPB entrar no sistema, mas o público tem uma carência por grandes artistas e aos poucos a gente vai conseguindo espaço”, reconheceu. “Acho que está sendo dado um passo para criar a tradição de se apreciar a MPB. As pessoas saírem em bando para ouvi-la já é muito bacana”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.