06/06/2011 - 18:01
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Cinema

Começa em Nova York a maratona anual de filmes brasileiros no exterior

Circuito Inffinito de Festivais acontecerá também em Miami, Londres, Buenos Aires, Roma e Barcelona, e espera ter dois milhões de espectadores até 2012

Carlos Helí de Almeida, do Rio de Janeiro
Cena do filme 'Nosso Lar'

Cena de 'Nosso Lar', de Wagner de Assis, campeão de bilheteria no Brasil que será exibido em seis cidades de cinco países (Divulgação)

Começa no dia 12, em Nova York, uma maratona internacional do cinema brasileiro. O 9º Cine Fest Petrobras Brasil é o primeiro da série de seis eventos que compõem o Circuito Inffinito de Festivais, e acontecerão também em Miami, Londres, Buenos Aires, Roma e Barcelona. Criado há 15 anos, o circuito pretende reunir dois milhões de espectadores entre 2011 e 2012. “No primeiro festival, tivemos um público de quatro mil pessoas”, lembra Adriana Dutra, uma das sócias da Inffinito, produtora responsável pela iniciativa.

Nesta segunda-feira, a Inffinito reuniu alguns de seus curadores e colaboradores para avaliar os avanços do cinema brasileiro no exterior – e os fatores que têm contribuído para esse crescimento. Para a produtora Mariza Leão, que participou da curadoria de filmes do circuito de 2010, o avanço aconteceu principalmente devido à contínua exibição de filmes brasileiros. “Até o final dos anos 90, cristalizou-se, lá fora, a imagem de cinema brasileiro era focado na violência, em questões sociais. Os grandes festivais têm um olhar viciado sobre o nosso cinema” disse Mariza, que produziu sucessos recentes como Meu Nome não é Johnny (2008), de Mauro Lima, e De Pernas pro Ar (2010), de Roberto Santucci.

“As mostras da Inffinito vêm cumprindo seu papel de difusão do filme brasileiro no mundo, e abrindo novos espaços para ele, em lugares em que o cinema nacional nunca freqüentou nos últimos 40 anos”, atestou Paulo Sérgio Almeida, editor do boletim Filme B, voltado para o mercado de cinema brasileiro, e um dos curadores do programa de filmes deste ano. Almeida destaca a importância dos festivais também como espaços de encontro entre produtores e realizadores brasileiros com produtores e exibidores estrangeiros.

Homenageada na terceira edição do Brazilian Film Festival de Miami e presidente do júri da edição de 2003, a produtora Lucy Barreto prestou seu testemunho sobre os resultados obtidos pela regularidade de uma mostra de filmes brasileiros no exterior. “Esse tipo de iniciativa abre diversas possibilidades de distribuição no exterior. O Caminho das Nuvens (2003), de Vicente Amorim, que produzimos, encontrou seu caminho no Festival de Miami. Foi lançado nos Estados Unidos direto em DVD, mas sua exposição lá garantiu a Vicente a possibilidade de fazer Um Homem Bom (2008), seu primeiro filmes estrangeiro”, lembrou Lucy.

O Circuito de Infinnito de Festivais é garantido por recursos do BNDES e da Petrobras. “Temos interesse em ampliar o números de mostras para outras cidades e continentes, como Ásia e África, e abrir espaços de mercado em festivais que ainda não dispõe deste instrumento. Mas temos que ter financiamento”, contou Adriana Dutra.

Entre os filmes que serão exibidos em Nova York estão De Pernas pro Ar, de Roberto Santucci, Bróder!, de Jeferson De, Malu de Bicicleta, de Flávio Tambellini, A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor e Nosso Lar, de Wagner de Assis.

  Tags

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados