Televisão

'Insensato Coração' termina com festival de clichês

Volta - e morte - do vilão Leo, revelação do assassino de Norma e desfecho 'felizes para sempre' para os mocinhos são fórmulas requentadas pelos autores

Leo Pinheiro
Assassinato de Norma, interpretada por Glória Pires, vai dominar as conversas em 'Insensato Coração'

Assassinato de Norma, interpretada por Glória Pires, vai dominar as conversas em 'Insensato Coração' (Divulgação)

Aquela velha fórmula do vilão ser punido no último capítulo vai se repetir em Insensato Coração. Mas esse não será o único clichê de fim de novela promovido pelos autores. Gilberto Braga e Ricardo Linhares parecem ter sido inspirados por Silvio de Abreu e, a dois dias do fim da trama colocaram no ar uma cena à la Bia Falcão (Fernanda Montenegro), de Belíssima, e Clara (Mariana Ximenes), de Passione, na qual o malvado Léo (Gabriel Braga Nunes) forja a própria morte - em uma incrível sequência de ação, na qual o malvado pula de para-quedas de um avião em movimento.

Enquete: Quem matou Norma?

Leia mais: Vilões serão punidos em Insensato Coração, diz autor

E, seguindo a fórmula, como testado – e aprovado – em tramas anteriores, o vilão retornou no penúltimo capítulo para a execução de seu último plano diabólico: o sequestro de Marina (Paola Oliveira). Na noite desta sexta-feira o protagonista Pedro (Eriberto Leão) finalmente acertará as contas com o irmão, que será preso e morrerá na cadeia, assassinado pelos bandidos “pé de chinelo” de quem desdenhou quando consegui liberdade.

O tentador “quem matou?” também estará no desfecho de Insensato. Como de hoje não pode passar, o público vai descobrir o verdadeiro culpado do assassinato de Norma (Glória Pires). A lista de suspeitos nas conversas de bares e restaurantes não para de crescer, com apostas concentradas em Eunice (Deborah Evelyn), Jandira (Cristina Galvão), Ismael (Juliano Cazarré), Wagner (Eduardo Galvão) e Wanda (Natália do Valle), que teria como motivo a tentativa de proteger o filho perverso.

Insensato Coração termina com uma boa carga de destinos óbvios para personagens. Pedro e Marina (Paola Oliveira) ganharão uma filha e viverão felizes para sempre, com o piloto voltando a exercer a profissão em paz. O garanhão da novela André (Lázaro Ramos) conseguirá se curar do câncer no testículo e reatará o relacionamento com Leila (Bruna Linzmeyer). Como não podia faltar uma cena de casamento, Carol (Camila Pitanga), grávida, vai se unir a Raul (Antônio Fagundes) em uma grande cerimônia na mansão de Vitória (Natália Timberg).

Repetindo a piada usada em Paraíso Tropical, o trio Gilberto Braga, Ricardo Linhares e Dennis Carvalho unirá sexo e política no último capítulo. Natalie (Deborah Secco) posará nua mais uma vez e depois receberá o convite para na carreira política. Ela será a deputada federal mais votada do país. Outra fórmula recorrente de Carvalho é reunir o elenco e equipe técnica para um grande show para se despedir de mais uma novela. A última cena acontecerá na boate Barão da Gamboa, com todos assistindo ao show da cantora Mart'nália.

A única novidade desta vez foi surpresa também para o diretor da trama. Por baixo de seus figurinos, todas as pessoas que trabalharam em Insensato vestiam uma camisa com fotos do diretor estampadas e a frase ‘Dennis Forever’. A homenagem foi armada em sigilo absoluto pela atriz Camila Pitanga.

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados