Exemplo de força, determinação e feminilidade, Katniss Everdeen, a heroína de Jogos Vorazes, serviu de inspiração para a fabricante de brinquedos Mattel criar uma nova boneca Barbie. Voltada para o público adulto, a Barbie Katniss vai estar disponível para colecionadores no site barbiecollector.com, que conta com bonecos da série de TV Mad Men, entre outros.
Planejada já antes da estreia da franquia Jogos Vorazes, que entrou em cartaz na última sexta-feira em todo o mundo, a Barbie Katniss foi, na verdade, uma aposta da Mattel no sucesso da saga nos cinemas. Até aqui, uma estratégia que se sustenta: só nos Estados Unidos, a série fez 155 milhões de dólares em bilheteria no primeiro fim de semana. Para efeito de comparação, o primeiro filme da saga adolescente Crepúsculo arrecadou 69,6 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana, nos EUA.
Com o resultado, o filme se tornou a terceira melhor estreia na história americana – e a primeira, quando se excluem das listas as continuações, segundo a empresa especializada Exhibitor Relations. O novo fenômeno teen está atrás apenas de dois filmes que fizeram parte de sagas: Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, que arrecadou 169 milhões de dólares no ano passado em seu primeiro fim de semana, e Batman: O Cavaleiro das Trevas, que em 2008 arrecadou 158 milhões de dólares também em seus primeiros três dias. Até o momento, o filme com maior bilheteria que não era uma continuação era Alice no País das Maravilhas, que arrecadou 116,1 milhões de dólares em 2010 em seu fim de semana de estreia.
No mundo todo, o faturamento do longa Jogos Vorazes, que abre a franquia de mesmo nome, foi de 214 milhões de dólares, segundo o site da revista Variety.
A Barbie inspirada na personagem vivida no cinema por Jennifer Lawrence faz parte da linha de licenciamento da franquia, que já conta com um livro de receitas, com dicas de como preparar um esquilo frito, um guaxinim e um rato árvore, coisas que os personagens da saga têm de comer para sobreviver.