Televisão

Globo vai transmitir carnaval do Rio em sinal 3D

Canal exclusivo, para assinantes da NET, dará acesso a imagens tridimensionais

Copa do Mundo em televisão 3D: Globo testará pela primeira vez a transmissão para a TV a cabo

Copa do Mundo em televisão 3D: Globo testará pela primeira vez a transmissão para a TV a cabo

O primeiro teste aberto ao público desse tipo de transmissão na emissora ocorreu no carnaval do ano passado, quando a transmissão em 3D, em caráter experimental, foi apresentada a convidados dos camarotes do Sambódromo do Rio e de um hotel, no Rio

Sem grande alarde, em uma nota curta, a Rede Globo anunciou, na tarde desta terça-feira, que vai transmitir ao vivo, em 3D, o desfile das escolas de samba do Grupo Especial, no Rio, nos dias 6 e 7 de março. O sinal que permite assistir à transmissão em três dimensões – para quem já tem esse tipo de TV – chegará pela operadora NET, do mesmo grupo empresarial, em um canal exclusivo, o 701.

Terão acesso ao sinal tridimensional os assinantes do pacote HD da NET. “Temos o desafio de produzir e testar as possibilidades de transmissão em 3D. A experiência permite ao telespectador uma nova maneira de assistir aos programas em um ambiente de imersão” afirma José Dias, diretor de engenharia multimídia da Rede Globo.

O primeiro teste aberto ao público desse tipo de transmissão na emissora ocorreu no carnaval do ano passado, quando a transmissão em 3D, em caráter experimental, foi apresentada a convidados dos camarotes do Sambódromo do Rio e de um hotel, no Rio.

Na Copa de 2010, em algumas exibições de partidas da Seleção Brasileira, em cinemas, para convidados. Na ocasião, o próprio José Dias havia alertado que o 3D ainda estava longe dos planos para a TV aberta. Em parte, pelo longo caminho até a atualização do parque de televisores no Brasil.

A transmissão para os assinantes da TV a cabo ocorre, agora, em um momento crucial para a emissora, que negocia com os times de futebol, os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Diante das divergências entre dirigentes, o Clube dos 13 e da própria emissora, o acordo permanece indefinido. A emissora – que é líder – demonstra, assim, que avança para fazer transmissões de grandes eventos com sinal tridimensional.

O sinal 3D estreou no Brasil com a Rede TV!, inicialmente com a atração Pânico na TV! e, atualmente, com toda a programação.

LEIA TAMBÉM:

Futebol meia bomba, 3D idem

Vale a pena investir em uma TV 3D?

Toshiba exibe TV 3D que dispensa os óculos especiais

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados