Design carioca, qualidade internacional
Exposição com peças originais de arquitetos e designers do Rio de Janeiro vai explorar, no Fashion Rio, a identidade dos produtos 'made in Rio'
Em todas as edições, o Fashion Rio é regido por um tema. Na edição Verão 2012, o Fashion Rio fala do abstrato Universo Tropical, que apresenta ao visitante através de três exposições. A primeira começa com a troca de cartas apaixonadas entre a Marquesa de Santos e D. Pedro I, passa por Carmem Miranda e deságua no Velho Guerreiro. A segunda exposição mostra as musas desse Universo Tropical. A terceira, a menina dos olhos da Firjan, apresenta o design carioca.
A exposição vai traçar o perfil do design contemporâneo carioca, reunindo desenhos de Oscar Niemeyer a obras de diversos designers e desenhos originais de projetos.
Há um ano, o sistema Firjan, que realiza o Fashion Rio, decidiu ampliar a sua área de moda, incluindo o design, como estratégia para incentivar a indústria de confecção carioca. O diferencial do design de alto nível possibilitou que a indústria de moda carioca entrasse no mercado internacional competindo de igual para igual, com qualidade e com moda e não apenas com preço. A Firjan concluiu que essa estratégia servia para inovar não só a indústria do vestuário, mas qualquer indústria em que se empregue design e criatividade, seja ela na área de mecânica, de plásticos, na arquitetura ou no desenho de mobiliário.
Cristiane Alves, responsável pelo Senai Moda e Design, do Sistema FIRJAN, diz que a idéia sempre foi usar o Fashion Rio como vitrine da indústria criativa do Rio, e dar ênfase ao design é explorar um talento natural da cidade, já reconhecido pelo mundo e cheio de perspectivas de crescimento. Os números são expressivos, nunca o produto brasileiro foi tão valorizado e tão bem pago. Além disso, o produto brasileiro, que antes era exportado basicamente para a América Latina e EUA, agora circula bem à vontade pela Europa, mesmo em países como Itália e França, super exigentes quando se trata de design de qualidade.
“Assim como é uma plataforma para a moda, há 10 anos, o Fashion Rio passa a ser uma vitrine para o design também. É um evento que serve a todos os segmentos da economia criativa no Rio de Janeiro”, arremata Cristiane.
A exposição da obra de designers cariocas com visibilidade internacional, como Niemeyer, Zanine, Sérgio Rodrigues e Antonio Bernardo, reforça o tema do ano do Fashion Rio, o Universo Tropical, e dá uma assinatura afetiva quase bairrista para o evento. Mas o que se pode fazer se o design carioca internalizou essa sensualidade que paira no ar da cidade e que encanta a todos, e está impregnado dos valores do estilo de vida mais desejado do mundo, o carioca lifestyle?
Assista ao vídeo sobre o design carioca: