Celebridades
Fotografia
Câmera de Daguerre é vendida por R$ 1,6 mi em Viena
(Divulgação)
O primeiro daguerreótipo comercial do mundo, precursor das câmeras fotográficas atuais, foi vendido neste sábado, em Viena, por 732.000 euros (1,63 milhão de reais). O aparelho data de 1893 e tem a assinatura de seu inventor, o francês Jacques Daguerre (1787-1851).
O valor atingido neste sábado é um recorde para este tipo de aparelho. Existem apenas 12 exemplares deste daguerreótipo em todo o mundo, todos em museus. O modelo vendido neste leilão foi disponibilizado por um vendedor alemão anônimo.
A responsável pelo leilão foi a galeria Westlicht, a mesma que, em 2007, arrematou uma aparelho similar, mas sem a assinatura de Daguerre, pela cifra recorde de 576.000 euros. A Westlicht afirmou que o comprador, que também preferiu o anonimato, é um colecionador internacional.
(Com agência France-Presse)


Mais informações







Comentários