Música

Baterista Levon Helm morre aos 71 anos nos EUA

Músico fez fama integrando a banda de rock The Band

Levon Helm durante o festival de jazz de New Orleans em 2010

Levon Helm durante o festival de jazz de New Orleans em 2010 (Getty Images)

O baterista Levon Helm, conhecido por seu trabalho junto a The Band, morreu nesta quinta-feira, em Nova York. Ele tinha 71 anos e sofria de câncer na laringe. 

"Ele morreu em paz, nesta tarde, cercado de amigos e colegas da banda", disse o guitarrista Larry Campbell ao site da revista americana Rolling Stone. "Parecia que Levon estava esperando por nós. Dez minutos depois que todos foram embora, ele simplesmente apagou. Ele o fez com dignidade."

Nos anos 1990, Helm cantou clássicos como The Night They Drove Old Dixie Down, Up on Cripple Creek, Rag Mama Rag, e The Weight. Mas, após o diagnóstico de câncer de garganta, teve de se submeter a vários tratamentos que o deixaram sem voz. Recentemente, ele teve de cancelar vários shows, incluindo um no New Orleans Jazz Fest, que aconteceria na semana que vem.

Helm começou sua carreira nos anos 1960, tocando na banda de Ronnie Hawkins. Poucos anos depois, ele e os colegas Robbie Robertson, Richard Manuel, Rick Danko e Garth Hudson, se separaram para formar sua própria banda, que teve vários nomes até chegar a The Band. Mas foi só quando ele e Robertson se juntaram a banda de Bob Dylan que alcançaram reconhecimento. Eventualmente, Helm e Robertson acabaram brigando e a banda se separou em 1976, mas, em 1983, os integrantes remanescentes se reuniram sem Robertson.

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados