Celebridades
Entrevista
Aguinaldo Silva, o demolidor do politicamente correto na TV
O autor tacha de censura disfarçada a patrulha dos movimentos sociais e garante que em 'Fina Estampa' não haverá beijo gay porque 'o público não aguenta mais viado em novela'
Aguinaldo Silva, em sua casa: autor de 'Fina Estampa' acredita que há espaço para séries entre as novelas das 21h e das 23 (Lucas Landau)
"Tem um grupo gay da Bahia que diz que eu sou o inimigo número um dos homossexuais. Dizem que nas minhas novelas os homossexuais são estereotipados. Essas entidades são todas um saco, todas elas tem interesses econômicos, vivem à custa do governo ou daquelas empresas alemães que por má consciência financiam qualquer coisa. Se você bota hoje em dia uma bandida disfarçada de enfermeira, trinta sindicatos de enfermagem espalhados pelo Brasil te processam. Aí você tem que se preocupar com a audiência em Rondônia, em Tocantins... E não dá, porque você ainda tem uma novela para escrever"
A duas semanas da estreia de ‘Fina Estampa’, Aguinaldo Silva recebeu o site de VEJA em sua casa com um aviso: nos próximos meses, ficará em prisão domiciliar. “Quando eu estava escrevendo ‘Duas Caras’, só saí de casa duas vezes em oito meses. Durante o período de uma novela eu fico escravizado, encarcerado na minha própria casa.”
Nessa fase reclusa, em que escreve 35 páginas por dia, Aguinaldo não gosta de dar entrevistas, nem tem paciência para conversar com atores. “Eu não atendo telefonemas de atores. Imagina ter que dar atenção a 60 pessoas do elenco. Isso é tarefa do diretor”, diz.
Aguinaldo fez jus à fama de sua língua ferina. Recriminou Gilberto Braga por reclamar do trabalho de escrever novelas e afirmou que Manoel Carlos não é popular. Nas críticas, sobra para cantoras de MPB e para os telespectadores, de cuja capacidade intelectual duvida: "está cada vez mais bolsa-família".
O dramaturgo sabe que tal qual o tema de central de Fina Estampa, a vida real é regida pelas aparências. Por isso criou esse personagem para si mesmo. O Aguinaldo Silva polêmico nada mais é do que um grande divulgador de suas novelas. “Um mês antes estrear só se fala em Fina Estampa. Novela precisa de divulgação para as pessoas se interessarem em ver. Então eu uso os meus veículos na internet para divulgar, porque ninguém faz isso melhor do que eu”, gaba-se.
Em meio a sua coleção de arte, com obras do período entre 1870 e 1930, Aguinaldo não esquece, é claro, de “deixar escapar” algumas novidades de Fina Estampa.
VEJA GALERIA DE FOTOS DE FINA ESTAMPA
Por que existem tão poucos autores de novela? Não há muitos autores, principalmente nas novelas das nove, por uma simples razão. É muito difícil. Não é fácil escrever 35 páginas por dia. Você não pode acordar e achar que não está inspirado e deixar para amanhã. Tem que escrever todo dia e bem. Senão o público percebe que o capítulo está pior. Tem que ter muita disciplina. Eu acho o Geraldinho Carneiro talentosíssimo, mas outro dia brinquei dizendo que é fácil ser um gênio da literatura como o Geraldo Carneiro, difícil é ser novelista das nove.
Gilberto Braga: por que ele reclama de novela?
Cansa ser autor de novela das nove? Eu não entendo autores como o Gilberto Braga que reclamam e dizem que não aguentam mais escrever novela. Por que escrevem, então? Já estão cheios de dinheiro. Escrever novela é a melhor coisa da minha vida. É quando mais me divirto. Mas é realmente cansativo. Quando eu estava escrevendo Duas Caras, só saí de casa duas vezes em oito meses. Durante o período de uma novela eu fico escravizado, encarcerado na minha própria casa. Nem jantar fora eu jantava. O máximo que fazia era chamar uns amigos para jantar aqui em casa.
Nesse período sua vida social acaba. Você nem namora? Há oito anos que eu não durmo com ninguém. Digo, dormir de verdade. Tive uma pessoa por 18 anos e depois outra por sete, mas depois cansei. Gosto de dormir sozinho, atravessado numa cama de casal só para mim. Durante esse tempo todo tive poucos namoricos.
Você se considera o principal novelista da Globo? Não. Nós, que escrevemos as novelas das nove, nos equiparamos. Mas eu sou o mais agitador e por isso apareço mais. Eu não faço só novela. Ao contrário dos outros, que acham que autor não tem que aparecer, eu acho que tenho que vender o meu peixe e a única maneira de vendê-lo é o expondo na bancada. Neste momento eu sou o autor mais conhecido. Talvez o único que saia na rua e as pessoas reconheçam facilmente porque eu apareço muito. Meus colegas dizem que eu apareço demais.
Mas você é o único novelista da Rede Globo que só escreveu novela das nove. Isso é uma imposição contratual sua? Essa característica de ser o único autor que só fez novelas das nove eu vou manter a qualquer preço porque possivelmente isso vai entrar para a história da televisão brasileira. Existe um acordo informal entre mim e a Globo: eu digo para eles que só sei escrever novela das nove. Isso mata qualquer proposta diferente. Isso significa que se mandarem fazer novela de outro horário eu vou fazer mal feito. Eu não saberia fazer novela das sete, sinceramente. Para mim esse horário é o mais difícil de todos, porque pega um publico que varia muito, hoje é um amanhã é outro.
A cantora Zélia Duncan: igual a 'Anas Carolinas' e 'Marias Ritas'
Das 12 novelas de maior audiência na tevê, cinco são suas. Existe algum segredo para uma novela alcançar o sucesso? A coisa mais importante de uma novela é a escalação. Os bastidores de uma novela são complicados. São dezenas de pessoas convivendo muitas horas por dia, durante vários meses e às vezes cria-se um ambiente de hostilidade entre alguns e aquilo se espalha, se transforma num saco de gatos. Um outro momento delicado é a escolha da trilha sonora. As novelas já tiveram grandes trilhas, mas agora ninguém sabe os temas das novelas. Qual é o tema de Insensato Coração? De Vale Tudo, de 1988, você sabe, que é a música do Cazuza. Trilha sonora atrai público e identifica a novela. Qualquer pessoa que escuta “Brasil mostra a tua cara” lembra de Vale Tudo. Eu acho que uma novela com pegada popular como Fina Estampa, tem que ter uma trilha muito popular. Dessa vez eu estou me intrometendo mais nisso. Se eu puder vou ousar e colocar o Zeca Pagodinho para cantar o tema. Ele fez um samba para Griselda que é uma coisa espetacular. É daquele que você ouve e sai cantando na mesma hora e durante seis meses você vai cantar e não vai enjoar. Por isso estou em campanha pelo Zeca Pagodinho. Mas eles insistem muito nas Marias Ritas, Anas Carolinas, Zélias Duncans, e são todas muito iguais. Essa repetição das trilhas afasta público.
O que mais afasta o público das novelas? O povo não aguenta mais viado em novela. Chega! Tem muito. Tem novela que tem seis viados. As pessoas não aguentam mais isso. E geralmente os gays são todos iguais. São cópias dos héteros, querem casar, ter romance, engravidar e parir um filho nove meses depois. São gays chatos. Outra coisa que está cansando o público é o vilão desenfreado, que faz maldade sem nenhuma justificativa. Faz por fazer. Não é nem psicopata. O bom vilão tem que ser meio canastrão. Tem uma vila que eu adoro, que é a Nazareth Tedesco (personagem de Renata Sorrah em Senhora do Destino), que era engraçadíssima porque tudo que ela fazia dava errado. Eu me inspirei muito no Tom do desenho animado, que tenta há anos tenta matar o Jerry e sempre se dá mal.
Mas em Fina Estampa não vai ter um gay? Tem um só, que é o Crodoaldo Valério, que quem está fazendo é o Marcelo Serrado. Eu fiz questão que fosse um ator hétero porque eu acho que ele vai me surpreender. Antes da novela estrear, já tem gay entrando no meu portal e escrevendo que não viu e não gostou porque eu criei um homossexual estereotipado. Como eu falei antes, acho ridículo tratar o gay como um personagem padrão. Eles tem seus códigos, seu universo. São pessoas diferentes. A graça desse personagem é que ele tem uma paixão devastadora pela Teresa Cristina (Cristiane Torloni), que o trata miseravelmente mal. Alguns gays têm essa mania de venerar as mulheres que o maltratam. Eu queria mostrar esse tipo de gay. As pessoas vão odiá-lo porque vai fazer mil maldades em nome dela, porque ele adora aquela mulher que é um horror, ela é péssima.
Na sua novela não terá o tão esperado beijo gay? Eu estou começando a ficar irritado com essa coisa do beijo gay. Acho que tem uma torcida para que não aconteça, para que o assunto continue durando, mas as pessoas não aguentam esse assunto e se depender de mim ele acabou. A novidade é essa: não vai ter beijo gay em Fina Estampa, pode escrever. Não tem lugar no mundo em que os gays sejam mais ousados do que no Brasil. Aqui os gays não respeitam as fronteiras. Eles chegam no hétero e cantam mesmo, e se colar, colou. Porém, existe essa hipocrisia de você não poder mostrar um beijo gay na televisão. Por debaixo do pano vale tudo, mas publicamente é essa coisa hipócrita. A sociedade brasileira é assim e a tevê não quer correr o risco de perder o público.
Eduardo e Hugo em Insensato Coração: TV Globo foi criticada por arrefecer o romance
A TV Globo foi criticada pelo movimento gay por ter arrefecido o romance entre Eduardo e Hugo em Insensato Coração, Milton Gonçalves foi cobrado pelo movimento negro por ter aceitado um papel de vilão. Como você encara a reação desses grupos? Tem um grupo gay da Bahia que diz que eu sou o inimigo número um dos homossexuais. Dizem que nas minhas novelas os homossexuais são estereotipados. Essas entidades são todas um saco, todas elas tem interesses econômicos, vivem à custa do governo ou daquelas empresas alemães que por má consciência financiam qualquer coisa. Claro que existem negros bandidos como existem brancos bandidos. A cor dos personagens não devia importar para essas entidades. Eles deviam combater as diferenças, mas para eles interessa grifar as diferenças. Se você bota hoje em dia uma bandida disfarçada de enfermeira, trinta sindicatos de enfermagem espalhados pelo Brasil te processam. Aí você tem que se preocupar com a audiência em Rondônia, em Tocantins... E não dá, porque você ainda tem uma novela para escrever.
Como considera que autores e emissora devem reagir a isso? Você não pode ser suicida. Essas pessoas às vezes conseguem por influência política crucificar você. Elas querem notoriedade, a indignação é real ou elas apenas querem tirar proveito? Então, você tem que saber a hora de parar com as polêmicas. Eu sei que tenho que parar quando as pessoas na rua começam a dar razão ao outro lado.
Isso é um tipo de censura? Dizem que não existe censura no Brasil, mas nós vivemos em constante ameaça por causa dessa coisa de classificação etária. Essa turma da “não censura” é toda jovem e devia ter a cabeça mais arejada, mas não têm. Eu tive que explodir um bar em 24 horas em Duas Caras, porque se não a novela teria que passar para as onze horas da noite. Às dez da noite o Wolf me ligou dizendo que no dia seguinte tinha que gravar o fim do bar. Eu fiquei desesperado até que eu tive a idéia do atentado. Inventei a personagem do sufocador, que é, na verdade, essa turma da “não censura”.
O que você tem contra o merchandising social? É mentira dizer que em novela do Aguinaldo Silva não existe merchandising social. Se na minha trama é importante que alguém ande de cadeira de rodas para contar uma história, o personagem vale. Agora se for mostrar um personagem sem perna só para mostrar como é a vida de um cadeirante é forçado. Novela é folhetim, é melodrama, eu faço quando é contextual. Uma vez eu passei na maternidade Leila Diniz às nove da manhã e tinha uma fila enorme de gestantes. 70% eram meninas de 15 anos Na hora eu pensei que tinha que colocar aquilo em uma novela, mas tinha que criar uma trama. Foi aí que eu criei a história da Daiane, em Senhora do Destino. As pessoas adoravam porque era uma historia verdadeira. Eu acho que o merchandising social, como o comercial, tem que ser muito bem inserido na trama senão fica ridículo.
O merchandising comercial atrapalha muito o autor? Tem um merchandising no primeiro capítulo de Fina Estampa. Não foi escrito para isso, é uma seqüência em que o personagem do Dalton Vigh vai buscar o carro de presente para a filha, o pneu fura e ele conhece a Griselda (Lilia Cabral). Isso era uma ação da novela, que quando os caras de uma montadora descobriram resolveram comprar. Mas nem vai parecer merchandising. É difícil você não deixar passar o ruído do merchandising, às vezes fica feio. Mas eu gosto pelo desafio. E pela grana, é claro. (Risos)
Salomão Hayala nas duas versões de 'O Astro': 'Quem matou?' virou falta de imaginação'
O que você pessoalmente não gosta em novelas? Eu odeio o “Quem matou”. Acho falta de imaginação. Quando o autor não tem mais nenhum recurso, usa o “Quem matou”. Eu odeio, mas o público continua embarcando. Ainda funciona. Agora a gente vai ver isso tudo de novo em O Astro. Esse é o “Quem matou” clássico. Tudo que foi feito depois nesse sentido foi pior que o original. Em Vale Tudo foi rápido. Foram apenas duas semanas de suspense. Não foi uma pergunta que se arrastou por seis meses para o público especular. As pessoas não levam mais a sério essa pergunta.
A Globo tirou do YouTube cenas de O Astro e Insensato Coração. Até que ponto isso pode de fato atrapalhar a audiência? Eu, por exemplo, estava assistindo no Youtube porque alguns capítulos estavam terminando muito tarde, depois de meia-noite. Pode ser que atrapalhe. Não sei dizer ao certo. Só sei que eu prefiro que as minhas novelas apareçam no maior número de lugares possível. Acredito na divulgação. Acho que ajuda a audiência. Acho o Youtube uma coisa sensacional. Mas a decisão é da emissora.
A audiência de O Astro depois das 23 horas abre uma janela para uma quarta novela. Existe público para todas? Acho ótimo esse horário. As grandes novelas das quais se falam até hoje como Gabriela, O Bem Amado e Saramandaia, eram às dez da noite. A Janete era a novelista das oito e o Dias Gomes e outros grandes autores da época eram das dez. O público está ávido por ficção. Ninguém quer ver sobre o peixe azul da Tasmânia nem um especial sobre o matador da Noruega. A maioria das pessoas chega do trabalho cansada, ficou presa no trânsito dentro de um ônibus e aí não quer ver mais realidade. Chega! Quando o cara finalmente chega em casa quer sonhar. A dramaturgia é o que faz as pessoas sonharem, relaxarem e pensarem um pouco também. Porque, afinal, a gente não é tão alienado assim.
A Globo já declarou que o horário das 23h é destinado aos remakes. O que fará se a Globo pedir para reescrever uma trama sua? Respondo que não. Remake eu não faço. Eu odeio. Eu tenho quinhentas mil historias para contar e não vou ficar reescrevendo o que eu já escrevi. Não faz sentido.
Em que Fina Estampa será semelhante e em que será diferente de suas últimas novelas? Será a minha volta ao novelão. Fina Estampa será mais parecida com as novelas do meu início de carreira. Será bem folhetim, com melodrama rasgado.
O que você pode adiantar da novela? Uma lição que eu aprendi com a Janete Clair foi: drama trama você não economiza. Você gasta tudo e depois inventa outras. Em Fina Estampa, a Griselda já fica rica no capitulo 40, depois disso começa uma outra novela. Eu não tenho essa história de ficar enrolando por seis meses e depois sair correndo para resolver tudo. Outra história que acho que vai chamar mais atenção é a da Ester, personagem da Julia Lemmertz. Ela é uma mulher que trabalhou a vida inteira e não teve filhos, até porque o marido (Dan Stulbach) não pode ter filhos. Então ela será uma barriga de aluguel. Mesmo não gerando um filho ela vai hospedar uma criança. Ela vai alimentar, doar todos os seus fluidos, essa criança vai sair dentro dela e ser criada por ela. Então a gente pode dizer essa criança não é filha dela? Isso vai causar uma discussão muito grande numa classe de telespectadores que é cada vez mais forte, as mulheres de 50 anos.
Lilia Cabral em 'Fina Estampa': sem sutiã
Suas últimas obras incluem na trama uma inversão das relações de poder, com a valorização de personagens que costumam frequentar apenas as tramas paralelas. Isso estará presente em Fina Estampa? Não sou o Manoel Carlos. Eu sou um autor popular, isso sempre aparecerá em minha obra. A Griselda é uma das mais populares que já escrevi. Nos primeiros capítulos ela aparecerá de macacão. A Lilia Cabral não usa sutiã em cena. Quando ela me disse isso eu adorei. É incrível ver uma atriz do quilate da Lilia se despir de vaidades para fazer um personagem seu.
Manoel Carlos não é um autor popular? Eu acho que as novelas do Manoel Carlos são sofisticadas demais para o nível do público atual. Houve uma evidente queda do nível intelectual do telespectador, não sei por quê. Talvez por ser hoje em dia tudo muito rápido, por falta de leitura. As novelas dele são muito bem escritas, os diálogos são adoráveis. Dá gosto de você ver, mas o grande público está ficando cada vez mais bolsa família, 50 reais e uma cerveja ali na esquina. E as novelas tem que se adaptar a isso. Descobrir um meio de ser mais popular sem perder qualidade. Ser popular sem ser popularesco é muito difícil. Pode parecer pretensioso, mas o segredo das minhas novelas são que elas parecem populares, mas são sofisticadíssimas.
No dia-a-dia você é uma pessoa popular? Eu sou uma pessoa normal. Outro dia eu peguei um ônibus. Estava parado no ponto e não passava táxi. Eu dei sinal e o ônibus parou. Quando eu entrei todos os olhares convergiram para o meu relógio (de ouro). Quando eu percebi, eu puxei a cigarra e desci no ponto seguinte antes que acontecesse uma tragédia e arrancassem minha munheca. Eu faço compras, vou ao supermercado, vou à padaria, vou ao açougue. No supermercado aqui do lado, as moças já me conhecem. As empacotadoras sempre me pediam para eu botar uma empacotadora em uma novela. Foi por isso que eu criei a personagem da Marjorie Estiano em Duas Caras. Até hoje quando eu entro lá as mulheres me aplaudem. Não foi uma empacotadora qualquer, foi a Marjorie Estiano.
Em suas experiências com a internet, o que tem aprendido sobre o público? Aprendi que por trás do anonimato, dos perfis fake, existem pessoas muito inteligentes doidas para se comunicar, interagir na internet. Depois que migrei para a internet passei a prestar mais a atenção na opinião das pessoas, seja dentro ou fora do mundo virtual. Em Senhora do Destino eu estava no supermercado e uma senhora me parou para falar que a Carolina Dieckman estava ficando muito chata. Só falou isso e mais nada. Era uma fase em que a personagem dela estava demorando a aceitar a mãe verdadeira. Eu vim correndo para casa e escrevi o grande encontro das duas. O que a senhora do mercado quis dizer foi que aquela trama estava demorando demais, e estava mesmo, mas eu não tinha percebido. Eu achava que aquela situação dramática poderia durar umas três semanas. Você tem que estar antenado com a opinião das pessoas. A internet faz isso.
O que mais o público quer ver na tevê, além de novelas? Ainda tem um público muito grande para os seriados. As emissoras brasileiras não vêm fazendo esse tipo de produto, mas devia fazer. É a linguagem do futuro, que vende no mundo inteiro. Se a Globo botasse um seriado entre a novela das nove e a das onze, o público ia ver. Mas seriado não são essas sitcom que as emissoras estão fazendo. Isso é ação entre amigos. Um ator, diretor e roteirista, que são amigos resolvem apresentar um projeto e aí a emissora topa. Mas não é seriado por causa disso. Seriado é Mad Man, Família Soprano, não é essa brincadeirinha que estão fazendo.
Leia também
Temas
Entrevistas
Novelas


Mais informações







Comentários
rodrigo
Bom, li a entrevista toda e só o que pude notar foi a super valorização do ego desse autor. Concordo em algumas coisas que ele disse, mas, eu também acho que ele deveria controlar um pouco mais a boca. O que ta parecendo que ele não quer mais ficar só atrás das câmeras que aparece, e com isso fica ofendendo grandes autores e(..)
31.12.2011
| Ler Mais
Henrique
Finalmente um homossexual sensato neste País. Não aguento mais esse radicalismo GLBTSTUVXPT...
22.08.2011
renata c amurca
Há muito tempo não assisto novelas, elas estão iguais na chatice! Mas confesso que fiquei com vontade de assistir essa.Quanto a patrulha do politicamente correto, acho que ninguém aguenta mais. Sorte Aguinaldo!
11.08.2011
e.neto
Pois é... E pensar que o Aguinaldo Silva é um decano defensor dos homossexuais no Brasil. Levou muita borrachada nos anos 70, quando ser gay assumido era barra-pesadíssima. Mas nunca mamou nas tetas do governo, tampouco criou "ONG" para se locupletar de dinheiro público. Sempre viveu do próprio trabalho, nunca criou factóid(..)
10.08.2011
| Ler Mais
e.neto
Mandou bem demais. Principalmente quando tocou na patrilha ideologica de tempos pra cá ainda ganhou uma "militancia gay" ! Essa insensato coração é uma propaganda deslavada da tal PL122 que tacha de homofobico tudo que é contra a ideologia gayzista. Ninguem é a favor da intolerancia e quem agride o proximo seja por causa da (..)
10.08.2011
| Ler Mais
Wagner Júlio
Sinceramente acho que vc é um homossexual mal-amado e mal-sucedido, sou homossexual, e como intitulado por vc "inspirado em hetero" sou feliz com meu namorado queremos sim nos casar e ter nossos filhos, achei seu comentario de engravidar e depois de 9 meses ter um bebe, vc uma pessoa tão culta usar destas palavras, acho que (..)
09.08.2011
| Ler Mais
Paola Cintra
O assunto mais falado no Brasil é sobra a homossexualidade.Tanta valorização da bichice por parte da Globo, que até para Aguinaldo, gay convicto se tornou chaheres e os negros to. Não aguento mais essa patrulha. Da mesma forma que se mata e se bate em gays, mata-se e matam as mul
07.08.2011
Lucinha Silva
Aguinaldo Silva, vc é um gay legal, daqueles que não precisam ficar se afirmando. Gente, eu não aguento mais os gays "bons mocinhos", entre aspas, porque quem conhece as peças sabe do barraco que eles gostam de aprontar. Fala sério, gay casar e ter família? nem eles acreditam nisto. Cambada chata estes do movimento. Chata ou(..)
05.08.2011
| Ler Mais
Thiago
É...realmente o nobre autor tem sáido pouquissimo de casa mesmo...senso de realidade nenhum
03.08.2011
vivian
Até que em fim um autor que apesar de ser homossexual não quer forçar a barra do homossexualismo. Deu até vontade de assistir a novela. Gostaria também de pedir para as pessoas assim como aquele deputadozinho de meia tigela e ex bbb faz para não falarem mal do clodovil por que é covardia falar de quem não está aqui para se d(..)
03.08.2011
| Ler Mais
Artur
Não sou psicólogo, mas é difícil deixar de notar o ressentimento, o rancor e a inveja de Aguinaldo Silva em relação às novas gerações de gays, que desejam e podem desejar levar uma vida normal, aberta e chata, com a qual pouquíssimos gays da geração dele ousaram sonhar. Aguinaldo continua preso aos estereótipos de cinquenta (..)
03.08.2011
| Ler Mais
Remo
Ah, a homofobia internalizada em toda sua glória! Como um homossexual em um relacionamento monogâmico de anos, me sinto mais interessado pelo retrato mais recente dos gays nas novelas -- pessoas como as demais, simples assim, que preferem pessoas do mesmo sexo e não do oposto. A caricatura de gay a que esse autor dá pref(..)
02.08.2011
| Ler Mais
Fred Arouca
Maravilhosa entrevista!!!! Parabéns por sua espontaneidade sinceridade e Magnitude !
02.08.2011
michelle
amei a entrevista com Aguinaldo Silva!!uma pessoa inteligente,atenta ao que o público deseja ver em uma novela!!ninguém aguenta mais ver gays dando lição de moral em novelas!! novelas devem ser feitas para fazer o público sonhar, pensar..se é para sofrer as pessoas assistem aos telejornais da TV!Parabéns pela sua sinceridade(..)
02.08.2011
| Ler Mais
Willian Bressan
Aguinaldo Silva é um mestre. Ele simplesmente falou tudo que os telespectadores pensantes e que ainda assistem às novelas pensam sobre a teledramaturgia atual. "Fina Estampa" promete =-)
02.08.2011
Jean
Estou perplexo e assustado com a declaração do novelista! Não pelo que ele falou especificamente, mas pela ignorância radical. A novela nada mais é do que o retrato da vida real, com uma dosagem,claro, de dramaticidade! Agora ele dizer que está irritado de ver gays em novelas é um pouco estapafúrdio demais!? Até por que ele (..)
02.08.2011
| Ler Mais
Jarbas Mauro
porque os criticos não se manifestam?.Será que ainda existe esta profissão?.Pois, derrepente eles podem falar ou fazer o que os telespectadores querem ouvir.
02.08.2011
jarbas mauro
Bom, indo direto ao assunto não gostaria de estar escrevendo estes detalhes até porque a rede globo é uma emissora de grande audiência. Mais não sei o que esta acontecendo,esta dificil atualmente de assistir as programações da rede globo junto a familia. Pois são sempre programações bastante constrangedoras e não de bom prov(..)
02.08.2011
| Ler Mais
clovis
Este é mais um caso de Homofobia Internalizada, de um HSH que não se vê fazendo parte da comunidade LGBT atual. É lamentável e triste, como foi o Clodovil.
01.08.2011
Dani
Que piada mesmo ! Quanta hipocresia ! Safadeza, traições, etc o povo aceita e gays afeminados desmunhecados numa boa . Agora se for para colocar gays mais sérios..menos efeminadosvira essa raiva toda. ...piada mesmo.....
01.08.2011
Rubens
Enfim alguem com CORAGEM para dizer com todas as letras que o publico ja não aguenta mais tanto personagem veado na tv brasileira, so para satisfazer aos ditatoriais movimentos gays... Chega de fazer panfletagem homossexual!
01.08.2011
Rubens
Enfim alguem com CORAGEM para dizer com todas as letras que o publico ja não aguenta mais tanto personagem veado na tv brasileira, so para satisfazer aos ditatoriais movimentos gays... Chega de fazer panfletagem homossexual!
01.08.2011
Rogério
Adorei a entrevista. Nesta sociedade hipócrita é difícil encontrar uma personalidade que fala exatamente o que pensa em público. Me identifiquei com a maioria das opiniões.
01.08.2011
carolina
gostei dos comentarios sinceros dele
31.07.2011
Renan
Muitas pessoas deixam de assistir essa novelas de hoje em dia, não por causa da perda da capacidade intelectual, mas sim pq a muito tempo que não temos uma boa novela. São histórias repetitivas, sempre com o mesmo final, mesmos personagens etc.
31.07.2011
Jonathas Mourão
Que homem sensacional! Concordo com tudo que o Aguinaldo falou, tem que retratar o brasileiro e não ficar criando tramas fals que não fazem parte da nossa realidade! Fina Estampa vai ser um sucesso, não vejo a hora de assistir!!!
31.07.2011
Fada
Adoro Aguinaldo. Que homem inteligente! Concordo com muitas das coisas que ele disse, só discordo de um ponto: ele não deve popularizar as novelas dele. Ele deve, como fazedor de opinião, ajudar a elevar o nível desse país através de suas novelas maravilhosas. Quanto aos gays, paciencia né? Eles querem fazer alarde por tudo (..)
31.07.2011
| Ler Mais
marli
Eu não entendo porque as pessoas do meio artístico,acham as novelas do Manoel Carlos sofisticadas,eu acho os textos dele muito superficiais,ele coloca monte de personagens,mal desenvolve as historias diálogos intermináveis de personagens insignificantes e no final você fica com a sensação de novela inexistente,fora todas as (..)
31.07.2011
| Ler Mais
Dan
ótima entrevista. que mais autores deixem de se influenciar pela patrulha do politicamente correto.
31.07.2011
nilson
Acompanho o trabalho do Aguinaldo, e sei que ele fará um belissimo trabalho.Polemico ou não,ele é ,e sempre será o meu autor preferido. Boa sorte em seu novo trabalho.
31.07.2011
gustavo edward dos santos
tó como o aguinaldo e o antonio setembrinho(por parte o publico não é burro mas sim burro quando é politica ficar votando nesses canalhas),novela tem q falar de nos e ACHO Q FINA ESTAMPA VAI SER UM INTERTERIMENTO A PARTE alias espero q a globo aceite a propos da novela do benedito rui barbosa(autor de pantanal,renascere o re(..)
31.07.2011
| Ler Mais
Marcos Mainardi
Agnaldo Silva não é nenhum "demolidor do politicamente correto"", kk, quanta pretensão.É só uma Biba burra,alienada e cheia de chiclês.
31.07.2011
giu
Bichá má. Má e invejosa!
31.07.2011
ZULEIDE SANTANA
ACHO ELE ENGRAÇADISSIMO, RSRSR, QUE LINGUA A DESSE RAPAZ, RSRSRSR....
31.07.2011
Pino
Só falta tirar essa bicharada dos sites também, que, "tenha a santa paciência..."
31.07.2011
pop
Essa senhoura amarga deveria mudar-se, ela e seu dildo, para a Venezuela. Faria boa companhia ao Chavez.
31.07.2011
zaqueu
se dependessem da minha audiência, Autores ,atores e atrizes de novelas passariam fome! mas o povão vê isso como "cultura".
31.07.2011
luiz
Parabens Aguinaldo chega de viadagem! E essas novelas mais fortes que sejam colocadas no ar após as 23h!
31.07.2011
Nilton Jose Mauli
Lugar de homossexual é consultório de psicólogo ou psiquiatra.
31.07.2011
Suely Marques
Adoro gente que fala a verdade sem se incomodar com o que os outros vão pensar e/ou dizer! Aguinaldo Silva, você é DEZ!! Também não aguento mais a Maria Rita cantando os temas das novelas da Globo! Que saco!
31.07.2011
LC
Nossa...esse novelista é um horror de pessoa. Demonstra arrogâcia, pedantismo e uma vaidade delirante. Sem contar que a estória de pegar onibus e ter que descer para nao ter o relojnho de ouro roubado é de doer....pura mentira e preconceito
31.07.2011
WAGNER
NOVELA = LIXO.PASSAR BEM , MANÉ.
31.07.2011
Eddie
Chega de gay escrevendo novela!
31.07.2011
geneva12
o título da matéria deveria ser: 'chega de Aguinaldo Silva nas novelas'
31.07.2011
cabral
Inteligencia e bom senso e pra poucos.parabens.
31.07.2011
Klausnieder
Sem hipocresia e sem homofobia. Acho mais interessante a união entre dois generos (macho/femea) que a mãe natureza criou.
31.07.2011
Barão
Finalmente um novelista com bom senso. Estava virando a república dos gays, com enfase desnecessária a turma do 3º sexo. Vamos à naturalidade da vida com suas diferenças e tudo mais.Segue o baile, senão os hétereos vão exigir destaque á altura com mimos e outros balangandans.Segue o baile sr Agnaldo silva, parabéns.
31.07.2011
Adriano Sanz
Sim, os gays querem se ver casando, tendo filhos e constituindo familia! Faltam referenciais bons na midia. CHEGA DE GAYS ESTERIOTIPADOS! Se vc nao tem como objetivo construir uma sociedade melhor e mais igualitaria, nao sei o q esta fazendo na tv entao. Tentei depois de decadas voltar a ver novela, pois soube que haveria (..)
31.07.2011
| Ler Mais
Luiz Biaggio
Ele, como todos os autores de novela, prestam um desserviço a todas as minorias Brasileiras, destruindo anos de lutas pela igualdade de direitos. Só em uma coisa ele tem razão: A capacidade intelectual da população é realmente bem baixa.
31.07.2011
A. McClive
Que preguica mental estas novelas. O proprio autor reconhece que a capacidade intelectual dos telespectadores que seguem estes "dramas" e' muito pequena e "engole" todas estas babaquices resultando nesta "cultura pobre" da "massa" no Brasil. E ainda posa de estrela. Pode? Ele so' errou dizendo que as pessoas chegam em casa, (..)
31.07.2011
| Ler Mais
edivan
viu como eles são idiotas (Marlon Mutton) não aceitam a verdade da maioria. amigo agnaldo está completamente certo, meus parabéns, a maioria da população tem esse pensamento sobre essas pessoas irritantes e abusadas.
31.07.2011
Fábio Pacheco
É um homem inteligente! Por isso goza dos privilegios que vivência na sua função,as considerações suas na entrevista são convivente e demostra um valor inestimável que o ser humano deve preservar: humildadede. Reconhecer nos outros o que precisa fazer em si. Isto ele demonstra nas entrelinhas da entrevista.Parabéns!
31.07.2011
Antonio Lima
Segundo o escritor de novelas, os gays "São cópias dos héteros, querem casar, ter romance, engravidar e parir um filho nove meses depois." Que patético. Os gays não querem engravidar. Quanto a ter romance, casar, namorar, etc, é um direito de todo ser humano. Esse idiota não tem o menor conhecimento do mundo gay e vem dar pa(..)
31.07.2011
| Ler Mais
Antonio Lima
Antes dessa entrevista eu pensava de forma positiva sobre Aguinaldo Silva. No entanto, depois da entrevista, pude ver nele uma pessoa arrogonte, prepotente e que quer discorrer sobre temas dos quais não tem nenhum conhecimento. Faz afirmativas sobre os gays que soam meramente como preconceito. É vergonhoso um novelista com u(..)
31.07.2011
| Ler Mais
marcos
A verdade é que as emissoras de TV estão vendo seus índices de telespetadores despencarem quando mostram essas aberrações da natureza,pior é nessa hora as criaças ainda estão acordadas,e essas porcarias de GLOBO SBT e RECORD,vivem fazendo apologia ao HOMOSSEXUALISMO,são todas um LIXO, uma porcaría que só se prestam pra traze(..)
31.07.2011
| Ler Mais
Madleine
Quer dizer então que a Globo vai virar um NOVELÃO? Vale a pena ver de novo Malhação Novela das 18 horas Novela das 19 horas Novela das 21 horas Novela das 22 horas Novela das 23 horas Meu Deus, que horror !!!!!!!!!!!!!!
31.07.2011
Dani
É... mas Aguinaldo Silva que parece de conversa mole ele sabe muito bem que gays afeminados, estereotipados e "palhaços são facilmente "engolidos" pelo público. Agora ai dele se colocar um casal gay sem ser afeminado que a Globo bota a "tesoura" em ação e ele exprimenta a fúria do público conservador. Ele mesmo ja viu essa f(..)
31.07.2011
| Ler Mais
Carlos Geraldo
Maravilha Aguinaldo Silva, eu estava pensando seriamente em não assistir a proxima novela das 09h00 exatamente por esta infestação de gays. Realmente não dá para aguentar, 01 gay já é muito imagine 06 ou mais. Ninguêm mais ta aguentando tanta chatice...
30.07.2011
Raaul
Ele é um hipócrita, como se a cultura popular fosse inferior a uma cultura dita erudita "sofisticada", nossa! Quando classismo! Tenho pena de você e sua baixa capacidade intelectual, pois duvidar da erudição popular só pode ser burrice!
30.07.2011
Sônia Corrêa
Não sou fascinada por novelas mas concordo que o melhor dos autores é mesmo Aguinaldo. Também não tenho nada contra gays, mas também acho que já está demais.
30.07.2011
Souza
Concordo como autor. É triste ver como os homossexuais se vêem como perseguidos e como por isso enchem os meios de comunicação com cenas de beijos etc...entre gays. Há muito mais problemas sociais no Brasil causados por falta de uma família e de união da família. Falta de amor (não falo de sexo). As pessoas deveriam pensar m(..)
30.07.2011
| Ler Mais
Paulo
Poxa! AS é irmão do Clodovil?
30.07.2011
Jessica
O Aguinaldo Silva é um cara antenado, sabe tudo de novela e tem personalidade. 'Senhora do Destino' é a última grande novela que eu lembro de ter assistido. Sinceramente essas coisas, que a Globo ainda chama de novelas, não trazem mais aquelas tramas envolventes, com boas músicas, bons atores e que você se identifica com os (..)
30.07.2011
| Ler Mais
Igor Martim
Achei muito boa a entrevista do Aguinaldo Silva. Ele é um cara franco, fala o quep ensa, mas não acho interessante em teçer críticas aos colegas, que quando divulgam uma novela, não citam o nome dele.
30.07.2011
Thomaz
Ufa! Finalmente um autor que coloca o pé na rua e se esforça em fazer algo menos artificial. O politicamente correto além de ser chato é a mais pura expressão da falta de opinião própria. Gente que não lê, não pensa, e nem se esforça em fazer isso. Papagaio de pirata. E pelo amor de Deus: nada de empregada de uniformezinho s(..)
30.07.2011
| Ler Mais
Anonimo
concordo
30.07.2011
eli
CHEGA DE GAY ESCREVENDO NOVELA NAO É MELHOR BIBA VELHA
30.07.2011
Marcos
Gosto muito de novelas e acho que o Agnaldo Silva tem razão, tá muito forçado, é viado demais. Antes ser homossexual era ser diferente, hoje é normal, daqui a pouco vai ser obrigatório.
30.07.2011
Nascimeno
Excelente entrevista. Aguinaldo Silva disse tudo da forma mais equilibrada possível. As telenovelas estão se transformando em palco de defesa de questões sobre as quais, às vezes, os novelista não têm o conhecimento necessário para provocar uma reflexão desprovida de preconceito por parte do público. Na verdade, a maioria do(..)
30.07.2011
| Ler Mais
Alessandro
Entrevista divertida. "Ação entre amigos" é boa! Mas agora esse negócio de dizer que a população "emburreceu", já não sei. Ficam cada vez mais burros pra sacar o que rola na política, mas me parece que exigem cada vez mais seriados que não subestimem sua inteligência. Sobre o que ele falou dos gays, é uma opinião que só inco(..)
30.07.2011
| Ler Mais
Leandro
Não tenho nada contra Gay, mais tenho tudo contra rede globo, o Brasil cansou de Novela chega.
30.07.2011
carmem miranda
Pelo menos o Aguinaldo fala o que pensa. Esse povo da televisão só apresenta discurso pronto.
30.07.2011
Marlon Mutton
Que nojo esse homem. Quer dizer que seis personagens gays é muito coisa e 150 personagens heteros é normal? Que hipocrisia!
30.07.2011
Antonio setembrino
Aguinaldo Silva, tem razão de duvidar da capacidade intelectual dos telespectadores, pois se houvesse essa capacidade ninguém assistiria esses lixos.
30.07.2011