Premiações Artísticas

Música

Adele é favorita em Grammy que homenageia Tom Jobim

Cantora britânica é indicada a seis categorias e favorita em todas elas; prêmio terá ainda homenagem à cantora Whitney Houston, que morreu no sábado

Carol Nogueira
A cantora Adele, indicada ao Grammy 2012

A cantora Adele, indicada ao Grammy 2012 (Jason Merritt/Getty Images/VEJA)

Quando os televisores sintonizarem na cerimônia de entrega dos prêmios Grammy na noite deste domingo, não haverá dúvida, entre a audiência, de quem levará os principais troféus da noite. Indicada a seis categorias, a cantora britânica Adele é favorita em todas elas. Com apenas 22 anos, ela liderou as vendas de discos no ano passado com seu segundo álbum, 21, e suas músicas foram as mais tocadas nas rádios do mundo todo. A aposta é de que Adele, 23, leve para casa os três principais troféus da noite: álbum, gravação e música do ano. Além da consagração da britânica, que já toca em novela da Globo e tem um grande público no país, os brasileiros têm um motivo especial para acompanhar o Grammy 2012: Tom Jobim, músico fundamental da bossa nova, será um dos homenageados deste ano com prêmio pela trajetória. Mas a grande homenagem da noite deve ir para a cantora Whitney Houston, que morreu neste sábado, aos 48 anos.

Também devem se destacar nesta noite o cantor havaiano de R&B Bruno Mars e a banda de rock americana Foo Fighters, que empataram com a britânica no número de indicações, e ainda o rapper Kanye West, que concorre em sete categorias com dois trabalhos, os discos My Beautiful Dark Twisted Fantasy e Watch the Throne, este último feito em parceria com Jay-Z.

Poucas surpresas - Assim como em qualquer premiação tradicional, não dá para esperar muitas surpresas do Grammy. No ano passado, esperava-se que o prêmio de revelação ficasse com o cantor pop Justin Bieber, mas venceu a jovem cantora de jazz Esperanza Spalding. Embora tenha premiado uma (quase) desconhecida, decisão que gerou reclamações no Twitter e deu origem inclusive à a hashtag #whoisesperanzaspalding (quem é Esperanza Spalding, em inglês), a opção do Grammy por uma artista correta de um gênero tradicional demonstra grande conservadorismo.

Neste ano, entre os principais concorrentes à categoria de revelação está o jovem DJ Skrillex, sensação máxima entre os americanos no momento. Ele vai ganhar? Dificilmente. O prêmio tem mais chances de ir para o músico canadense de folk Justin Vernon, líder da banda Bon Iver, que cresceu em popularidade após se aliar a Kanye West e lançar o disco ultraproduzido Bon Iver, Bon Iver.

As surpresas do Grammy costumam vir mesmo nas subcategorias do prêmio, como a de álbum de rock e a de álbum eletrônico, que premiaram no ano passado os roqueiros do Muse e a novata La Roux e, no ano retrasado, a banda Green Day e a então estrela em ascensão Lady Gaga. Neste ano, espere a vitória dos grupos Wilco ou Foo Fighters sobre o veterano Jeff Beck na categoria rock. Já na eletrônica, se o Grammy seguir os passos da crítica musical, pode-se apostar em Zonoscope, da banda australiana Cut Copy. Mas também há uma chance de que Nothing But the Beat, do DJ superstar David Guetta, leve a honra.

Homenagens – Os brasileiros terão um incentivo a mais para assistir à premiação, já que o músico Tom Jobim ganhará um prêmio póstumo por sua trajetória. Além dele, serão homenageados o cantor country George Jones, a cantora Diana Ross, o músico Gil Scott-Heron, que morreu no ano passado, e o grupo Allman Brothers Band. Steve Jobs, fundador da Apple, que também morreu no ano passado, receberá um Grammy por sua contribuição à indústria da música. O ex-beatle Paul McCartney receberá a maior honra da noite, o prêmio de pessoa do ano.

A cantora Whitney Houston, que morreu neste sábado, aos 48 anos, também será homenageada com uma apresentação de Jennifer Hudson e Chaka Khan. A organização está correndo contra o tempo para honrar a cantora, que foi seis vezes vencedora do prêmio.

Os favoritos ao Grammy 2012

1 de 4

Álbum, gravação e canção do ano

A cantora britânica Adele

Álbum do Ano
21 - Adele
Wasting Light - Foo Fighters
Born This Way - Lady Gaga
Doo-Wops & Hooligans - Bruno Mars
Loud - Rihanna

Canção do Ano
All of the Lights - Kanye West, Rihanna, Kid Cudi and Fergie
The Cave - Mumford & Sons
Grenade - Bruno Mars
Holocene - Bon Iver
Rolling In The Deep - Adele

Gravação do Ano
Adele - Rolling In The Deep
Bon Iver - Holocene
Bruno Mars - Grenade
Mumford & Sons - The Cave
Katy Perry - Firework

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados