SP tem onda de furtos a clientes dentro de shoppings
Só nos primeiros meses de 2012, já foram registrados 48 casos. Criminosos esperam momento de distração para levar celulares, carteiras e bolsas
Nem os fortes esquemas de segurança de shoppings de áreas nobres de São Paulo têm impedido a ação de criminosos contra clientes. Pelo menos 48 casos de furto – crime em que o bandido age discretamente, sem que a vítima perceba e sem uso de violência – foram registrados neste ano apenas no Cidade Jardim, Morumbi, Ibirapuera, Bourbon, Iguatemi e Eldorado. Os objetos mais visados são smartphones, carteiras e bolsas. Grande parte dos ataques ocorre nas praças de alimentação.
“Confesso que nunca me preocupei tanto em olhar a bolsa. O shopping tem muita segurança”, diz a corretora Maria do Carmo Soares, de 47 anos, frequentadora do Ibirapuera. Segurança até há, principalmente porque desde 2010 os centros de compra reforçaram a vigilância, após uma série de ataques a joalherias. Guaritas blindadas, aquisição de armas e coletes à prova de balas e aumento do efetivo de vigias foram algumas das medidas adotadas.
O administrador de empresas Mendel Sanger, de 46 anos, se comportava com a mesma tranquilidade relatada por Maria do Carmo, mas teve furtada, no início deste mês, sua mala de couro – durante um almoço de negócios, no Shopping Morumbi. “Fiquei sem a mala, que continha meu computador, celular e chave. Não tenho mais esperança de encontrá-los”, afirma. Sanger estava sentado em uma área externa do shopping.
Os casos relatados são semelhantes. Os clientes deixam algum objeto por alguns instantes longe dos olhos e depois não os encontram mais. No mês passado, uma cliente do Eldorado, que não quis ser identificada, conta que teve seu carro aberto no estacionamento. Foram furtados som, mochila e painel. Em outra situação, uma atendente teve o iPad levado de um balcão no Cidade Jardim. Ela não notou quando um criminoso tomou seu tablet.
(Com Agência Estado)