27/07/2010 - 07:33
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Eleições 2010

PT espera arrecadar R$ 157 milhões de empresários para campanha de Dilma

A equipe da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, vai enviar cartas a empresários pedindo contribuições para a campanha. As correspondências serão enviadas para 385 empresas e o partido espera arrecadar 157 milhões de reais em doações. Nos três modelos já redigidos, o tesoureiro José de Filippi Jr. recorre às realizações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tentativa de angariar recursos.

Um dos modelos de carta é endereçado a empresas que fizeram doações para o então candidato Lula, na campanha à reeleição, em 2006. O segundo tipo é para as que foram procuradas, mas se recusaram a contribuir e o terceiro, para novas companhias. Em todas as cartas, Filippi Jr. afirma que está fazendo os contatos em nome da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, definida por ele como "candidata à sucessão do presidente Lula para dar continuidade à transformação do país que ele iniciou".

Com o timbre "Dilma 13 - Para o Brasil seguir mudando", as cartas mencionam que o governo Lula enfrentou com sucesso a crise econômica mundial de 2008. "Enquanto, no mundo todo, a maior parte das empresas sofreu os graves efeitos da crise financeira de 2008, no Brasil elas puderam usufruir de um ambiente muito mais favorável, graças às ações do governo Lula", diz um trecho do texto que tenta fisgar novas empresas.

A redação contou com a ajuda do marqueteiro João Santana. No último parágrafo, mudando uma ou outra palavra, está escrito que "contribuir para o processo eleitoral é uma forma concreta do dirigente empresarial influenciar no aprimoramento da política". Em dois dos modelos, o PT argumentou que se trata também de uma "ação de cidadania corporativa".

(Com Agência Estado)

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA

Jeferson

A carta pedindo dinheiro para a campanha já foi enviada faz tempo. Chama-se PAC 2. O PT avisou as empreiteiras que tem R$ 1 BILHÃO reservado para elas no tal de PAC 2.

27.07.2010

Ney

O fato acima nos mostra o quanto custa uma campanha eleitoral neste país. Lamentável não estar discutindo este foco, pois é um dos principais canais que gera corrupção, desvios de dinheiro público e prejuízo para o país.

27.07.2010

 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados