08/03/2009 - 10:13
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Caso Protógenes

Presidente da CPI dos Grampos pedirá prorrogação

Com Agência Estado

O presidente da CPI dos Grampos, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), vai pedir a prorrogação dos trabalhos da comissão por 60 dias para que os parlamentares tenham tempo de analisar os documentos sobre o inquérito da Polícia Federal que investiga possíveis abusos do delegado Protógenes Queiroz na Operação Satiagraha. O material chegou à CPI na noite de quinta-feira, enviado pela Justiça Federal de São Paulo, e, segundo Itagiba, ficará lacrado até terça-feira, quando o deputado estará de volta a Brasília.

Itagiba, que apresentará voto em separado ao relatório final da CPI sugerindo o indiciamento de Protógenes por falso testemunho, disse que ainda vai analisar o conteúdo dos documentos, mas comentou que o uso de métodos ilegais de investigação "comprova a falta de controle do setor de inteligência no país". "Comparo à situação da Colômbia", disse. O serviço secreto colombiano enfrenta uma grave crise desde o ano passado, por causa de suspeitas de que a organização teria feito escutas clandestinas em telefones de autoridades, de adversários do presidente Álvaro Uribe, de juízes e de jornalistas.

Reportagem de VEJA desta semana diz que o material recolhido pela PF no inquérito que investiga a atuação de Protógenes mostra que o delegado recorreu a métodos ilegais de investigação e que espionou até mesmo integrantes do governo Lula. "Vou abrir o material e começar a analisar a partir de terça-feira. A continuidade da CPI é fundamental", disse Itagiba. A prorrogação tem que ser aprovada pelo plenário. O pedido será encaminhado ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). "O presidente pode prorrogar e depois o plenário confirma a decisão." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados