VEJA

Brasil

Fonte: Logo-estadao-conteudo

22 de Maio de 2012

Geral

População de Montes Claros-MG se assusta com tremor

Por Marcelo Portela

Belo Horizonte - A população de Montes Claros (MG) foi surpreendida com um novo tremor de terra na tarde desta terça-feira. O fenômeno ocorre quando os moradores ainda se recuperam do susto causado por um abalo registrado no sábado (19), de magnitude 4.2 na escala Richter, que levou à interdição total de seis imóveis e parcial de dois. Nesta terça-feira, porém, segundo o Corpo de Bombeiros, não havia registro de vítimas ou danos até o fim da tarde.

O tremor foi o quinto registrado na cidade em quatro dias e foi sentido no centro e em alguns bairros do município. Segundo o Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), outro abalo que chegou a 3.0 na escala Richter foi registrado ainda no sábado e outros dois, de magnitudes 2.9 e 2.7, foram registrados respectivamente na madrugada e na tarde de domingo.

De acordo com o Obsis, o primeiro sismo de sábado foi o mais forte já registrado na cidade. Por causa do fenômeno, o Corpo de Bombeiros recebeu quase 400 ligações e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) de Minas enviou equipe de Belo Horizonte para auxiliar nos trabalhos. Ao todo, foram vistoriados 60 imóveis. Segundo os bombeiros, 10 pessoas ficaram desabrigadas (que perderam tudo e precisam de abrigo público) e 18 desalojadas (que podem contar com a ajuda de vizinhos e familiares).