tarja patrimônio de palocci
 
25/05/2011 - 13:21
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Congresso

Oposição vai pedir reabertura do caso Francenildo

PSDB quer que Justiça volte a investigar Antonio Palocci pelo envolvimento na quebra do sigilo do caseiro. Caixa ligou caso a gabinete de então ministro

Gabriel Castro
Palocci: consultoria faturou durante ano eleitoral

Palocci: consultoria faturou durante ano eleitoral (Dorivan Marinho/Fotoarena)

A oposição vai pedir ao Ministério Público Federal a reabertura do inquérito que investiga o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, pela quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, há cinco anos. O anúncio foi feito pelo líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP).

Acervo Digital VEJA: Os escândalos que assombram Palocci

Reportagem da Folha de S. Paulo desta quarta-feira mostra que uma apuração da Caixa Econômica Federal atribuiu ao gabinete de Palocci, então ministro da Fazenda, a ordem de violação do sigilo de Francenildo. Na época, o caseiro denunciava a existência da chamada República de Ribeirão Preto, freqüentada por personagens envolvidos em esquemas corruptos, prostitutas e pelo próprio Palocci.

Com conseqüência, o caseiro teve o sigilo bancário quebrado de forma ilegal. O grupo do ministro tentava obter informações que pudessem constranger Francenildo. Mas o efeito foi o inverso: Palocci acabou deixando o comando do Ministério da Fazenda. Em 2009, foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por falta de provas. A votação foi equilibrada: 5 votos a 4.

Convocação - Também nesta quarta-feira, falhou mais uma tentativa de convocação de Palocci para falar à Câmara sobre a multiplicação suspeita de seu patrimônio nos últimos anos: a oposição o pedido na Comissão de Fiscalização e Controle da Casa (CFCC). Funcionou a estratégia aliada de convocar votações do plenário para o período da manhã, o que impede que as comissões deliberem sobre qualquer assunto. A reunião da CFCC  deve ser retomada durante a tarde.
 

  Tags

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA

Ezequias

Isto não vai resultar em nada. A oposição neste país é leniente e mais morta do que camundongo engolido por uma jararaca!!!

25.05.2011

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados