Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Moda pet ganha destaque em mercado que gera milhões no Brasil

Por Por Natalia Ramos
11 jun 2012, 15h53

Cães tiveram em São Paulo seu momento de astros da passarela, e, sob flashes, desfilaram a moda pet de inverno, uma excentricidade, a exemplo dos sorvetes e pratos gourmet com que brasileiros mimam seus animais de estimação e alimentam um mercado que fatura milhões de dólares.

Às vésperas da Semana da Moda de São Paulo, a “São Paulo Fashion Pet” mobilizou inúmeros estilistas, tosadores e fotógrafos, empenhados na realização deste desfile organizado há cinco anos pela cadeia de lojas Pet Center para promover a moda pet de inverno e verão.

“Vamos lá, Tiffany!”, anuncia o apresentador na entrada de uma elegante cachorrinha Lhasa apso de longo pêlo sedoso, enfeitado com pompons, uma das muitas estrelas do show.

“Trago a Rebeca todas as semanas para tomar banho e ser tosada. Ela se saiu muito bem no desfile, apesar de ser um pouco tímida”, comenta a orgulhosa dona, Elza Cruz, enquanto faz carinho em sua pequena Yorkshire vestida com um modelito vermelho com raiados brancos.

A Pet Center, com seus 14 megapet shops espalhados em São Paulo, é um bom exemplo de um mercado que, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Pet (Abipet), faturou em 2011 mais de 12 bilhões de reais (6 bilhões de dólares) com os cerca de cem milhões de bichinhos de estimação – cães, gatos, aves, peixes, entre outros – existentes no país.

Continua após a publicidade

Como exemplo dos mimos com que os proprietários tratam seus mascotes, a empresa Ice Pet elabora sorvetes para cachorros e gatos “com ingredientes naturais e exclusivos”, conforme afirmam em seu site.

A veterinária Juliana Bechara Belo criou junto com sua irmã, que é chef de cozinha, a empresa La Pet Cuisine, que vende pratos para cães com um menu digno de uma delicatessen: cordeiro com hortelã, risoto vegetariano e frango com arroz e vegetais. Os preços variam entre 12 e 14 dólares os 750 gramas.

“Nosso cliente é de classe alta porque os produtos são caros. Esse era o mercado que queríamos atingir, as pessoas que veem seus cães como uma pessoa da família”, explica Juliana Bechara à AFP.

“O comportamento do brasileiro está mudando; eles veem os cachorros não apenas como mascotes, mas também como um companheiro, filho ou amigo”, concorda Rafael Ernandi, assessor de imprensa do Pet Center, onde os donos da cachorrinha Tiffany gastam cerca de 250 dólares todo mês para manter sua pelagem bem cuidada.

Continua após a publicidade

Segundo estimativas da Fenapet, a Feira Nacional de Produtos e Serviços para a Linha Pet e Veterinária, o Brasil tem mais de 100.000 pontos de venda de produtos para animais de estimação e ocupa o quarto lugar mundial em termos de população de bichinhos domésticos.

“Os brasileiros já estão em segundo lugar no ranking de consumo de produtos para mascotes, apenas atrás dos americanos”, afirma a Fenapet em um relatório sobre o mercado brasileiro.

Pelas ruas brasileiras, existem inúmeros pet shops com serviço de veterinária, estética ou alimentação e uma vasta linha de xampus, tratamentos de hidratação, proteção solar, tosas estéticas, roupinhas, sapatinhos, cobertores, caminhas e brinquedos, tudo para satisfazer os caprichos dos mimados animais, ou de seus próprios donos.

“Os brasileiros gostam de seus cachorros bem ‘produzidos'”, explica William Galharde, o estilista responsável pelo pêlo cheio de glamour da “pet-model” Tiffany.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.