Justiça
Governo italiano vai recorrer da decisão sobre Battisti
Embaixador da Itália, Gherardo La Francesca, foi convocado por representantes de seu governo a prestar explicações sobre decisão do presidente Lula
O governo italiano deve recorrer ainda nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) da decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de conceder refúgio ao terrorista italiano Cesare Battisti. Os advogados da Itália já estão na corte à espera da comunicação oficial do STF sobre o recebimento da decisão de Lula. Depois do comunicado, entrarão com um pedido de revisão do caso.
De acordo com o advogado do governo italiano, Ricardo Freire Vasconcelos, a decisão do presidente Lula abala as responsabilidades legais e deve ser revista pelos ministros do Supremo. “Isso é matéria de competência do plenário do STF, diante da complexidade do caso”, afirmou.
Já a advogada de Battisti, Renata Saraiva, avalia que não cabe mais recurso da decisão e que o STF deve apenas entregar o comunicado formal do alvará de soltura do terrorista. “Eu não acho que seja cabível de recurso, é uma decisão soberana do presidente Lula”, disse ao site de VEJA.
Renata disse que seu cliente ainda não decidiu em que cidade do país deve morar, nem que atividades pretende desempenhar quando sair da cadeia. Em recente encontro com a advogada, o terrorista afirmou que quer apenas "viver um dia após o outro”.
Diplomacia - O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, classificou a decisão de Lula como "contrária ao senso mais elementar de justiça". O premiê prometeu ainda dar prosseguimento à "batalha" para obter a extradição do terrorista.
Já o ministro italiano da Defesa, Ignazio La Russa, classificou como "injusta e gravemente ofensiva" a decisão de Lula. O embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, foi chamado de volta a Roma para consultas. A convocação não significa que o país pretende tomar decisões mais drásticas em relação ao Brasil, como fechar a sede da embaixada italiana em Brasília. La Francesca deve viajar à Itália na próxima segunda-feira.
Terrorismo - Battisti é acusado de quatro homicídios ocorridos nos anos 70, quando liderava a organização extremista Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). À revelia, o italiano foi condenado à prisão perpétua no país de origem.
O julgamento terminou em 1993. No entanto, ele nunca cumpriu pena. Fugiu para a França, onde viveu até 2004, quando o então presidente do país, Jacques Chirac, se posicionou a favor da extradição.
Battisti fugiu de novo e veio parar no Brasil. Em março de 2007, foi preso no Rio de Janeiro e transferido para Brasília. Em 2009, o STF autorizou sua extradição para a Itália e deixou a decisão final para o presidente Lula.
Leia também
Temas
Europa
Itália
Justiça




Comentários
dirceu antunes
O que se poderia esperar do Lula? Por acaso esse cidadão entende alguma coisa de soberania nacional? O que vem a ser um tratado internacional, firmado entre o Brasil e a Itália? Não disso a ele interessa. O que lhe interessa é conceder refúgio a um bandido como é este Battisti, como se os que temos aqui fossem poucos, apen(..)
02.01.2011
| Ler Mais
Alerta Brasil
Decisão esperada do Presidente :Num se pode abandoná um cumpanheiro.
01.01.2011
Luiz Vicente
De fato, segundo o Estatuto de Roma, do qual o Brasil é signatário, acoitar terrorista é sim da competência da Corte Penal Internacinal e a representação deve ser oferecida contra o Lula e sua sucessora, já que manterá o ato, pois incide na mesma prática quem "facilitar a prática desse crime, for cúmplice ou encobridor". É i(..)
01.01.2011
| Ler Mais
andré
É um verdadeiro absurdo! Como é que um terrorista pode ser protegido desse jeito por essa turma? Os atletas cubanos não foram alvo da mesma simpatia: foram sumariamente enviados aos leões Fidel & Brother. Como diria o Paulo Silvino, aí teeeemmmm!
01.01.2011
Sérgio
Dou todo apoio ao governo italiano. O governo brasileiro deve respeitar o tratado firmado entre os dois países.
31.12.2010
Daniel Figueiredo
Agora sim! Luis Inácio Lula da SIlva entra pra História! Conserte agora, Dilma Rousseff.
31.12.2010
Berta Reel
Provavelmente é mais um circo do Lula... ele nega a extradição, todos apontam para ele, aí vem a Dima, eleita, reune a imprensa, diz que não concorda com Lula e manda o sujeito para Itália, ganha a opinião mundial e da oposição.Entenderam a jogada? Ele apenas esperou chegar a posse, assim a primeira grande decisão fica para (..)
31.12.2010
| Ler Mais
Alex
quem sabe Batiste até consiga uma vaguinha nos bastidores da equipe nomeada pela presidente Dilma.Que tal membro da comissão da verdade que a Casa Civil tanto tem tentado implantar.
31.12.2010
GLADSTONE
O QUE O BRASIL GANHA, NÃO EXTRADITANDO O ITALIANO, TERRORISTA E ASSASSINO, CONDENADO A PRISÃO PERPÉTUA, EM SEU PAÍS ?? E SE FOSSE UM TERRORISTA PROCURADO PELOS AMERICANOS ?? TAMBEM NÃO O ESTRADITARIAM ??
31.12.2010
paulo
já que tá fique, mande trablhar no lugar de um brasileiro lá no pac do morro do alemão. dizem que cv não gosta de guerrilheiros.
31.12.2010
Carregando...