Tarja CPI do Cachoeira

Corrupção

Garotinho publica fotos de Cabral e Cavendish juntos

Ex-governador Anthony Garotinho, inimigo político de Cabral, divulga em seu blog imagens do primeiro escalão do governo fluminense em comemoração em Paris

Sérgio Cabral e Fernando Cavendish em Paris

Sérgio Cabral e Fernando Cavendish em Paris (Reprodução/VEJA)

A amizade entre o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o empresário Fernando Cavendish, dono da Delta, não é segredo. Mas as suspeitas de favorecimento à construtora em contratos Brasil afora – e a gorda participação da empresa em projetos com dinheiro público no Rio – criam para Cabral um problemão diante da opinião pública. Inimigo político do governador, o deputado e ex-governador Anthony Garotinho publicou, há pouco, em seu blog, uma sequência de fotos do que seria uma comemoração em Paris, em que aparece, além de Cabral e Cavendish, o alto escalão do governo estadual.

O encontro aconteceu em 2009. As fotos foram tiradas durante uma comemoração. De lenço na cabeça, aparentemente no meio de uma coreografia, aparecem os secretários de Saúde, Sérgio Côrtes, de Governo, Wilson Carlos e outros animados convivas – todos de terno. O então secretário estadual de fazenda, Joaquim Levy, também posou para a câmera.  O constrangimento não é só para o governador. O secretário de urbanismo do prefeito Eduardo Paes foi fotografado. No grupo de amigos, também estava Aloysio Neves Guedes, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio.

No início da noite, o Palácio Guanabara divulgou nota do governador Sérgio Cabral. De acordo com a nota, o encontro festivo aconteceu no Clube Inglês (e não no Hotel Ritz, como informou Garotinho em seu blog), para comemorar a condecoração recebida por Sérgio Cabral  (e não o aniversário da primeira-dama Adriana Anselmo), durante viagem oficial à França. Diz a nota:

"Em missão oficial à França realizada nos dias 14 e 15 de setembro de 2009, o governador Sérgio Cabral participou do lançamento do ‘Guia Verde Michelin Rio de Janeiro’, na Embaixada do Brasil em Paris; participou de encontros de trabalho para a então campanha pelas Olimpíadas de 2016 no Rio; e fez palestra na Câmara de Comércio Brasil-França para investidores franceses. Entre os seus compromissos oficiais, o governador recebeu, no dia 14, a condecoração máxima do Governo da França: a Légion d’Honneur, no Senado daquele país. Coube ao Presidente do Senado francês, Gerard Larcher, fazer a entrega.
Após a solenidade, o Barão francês Gerard de Waldner _ casado com a brasileira Sílvia Amélia de Waldner, chamou ao Clube Inglês convidados dele em homenagem ao governador e à condecoração recebida. Estavam presentes, secretários de estado, empresários brasileiros; o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; empresários portugueses, como Antonio Pereira Coutinho; empresários franceses, como Thierry Peugeot, e Martin Bouygues".

Garotinho promete mais munição contra Cabral – pelo menos no que diz respeito a constrangimento público. Pouco depois do primeiro lote de imagens, o ex-governador publicou foto em que aparecem o secretário de Transportes, Júlio Lopes, abraçado a Cavendish e ao secretário-chefe da Casa Civil, Régis Fichtner - encarregado de investigar se há irregularidades nos contratos com a Delta. Na mesma viagem, parte do grupo assistiu ao show da banda U2 em Paris.

(Atualizado às 20h15m)

LEIA TAMBÉM:

Fernando Cavendish deixa comando da Delta
Tragédia na Bahia expõe ligações delicadas de Sérgio Cabral
Queda de helicóptero deixa quatro mortos
Após ascensão meteórica, futuro da Delta está ameaçado
O primeiro round
Com empurrão do governo, Delta Construção faturou uma Marfrig em dez anos

Reprodução

Sérgio Cabral, Fernando Cavendish e secretários em Paris

Sérgio Cabral, Fernando Cavendish e secretários: alegria

Reprodução

Sérgio Côrtes e Wilson Carlos, secretários do governador Sergio Cabral, reunidos com Fernando Cavendish em Paris

Sérgio Côrtes e Wilson Carlos, secretários de Sérgio Cabral, e Fernando Cavendish: descontração

 

Reprodução

Júlio Lopes, Regis Fichtner e Fernando Cavendish flagrados na Avenida Champs-Elysées, em Paris

Júlio Lopes, Fernando Cavendish e Regis Fichtner: pose para foto

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados