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Discussão religiosa domina campanha eleitoral

Dilma e Serra lançam ofensivas na reta final da corrida ao Planalto

Por Mirella D'Elia, Marina Dias
15 out 2010, 18h21

As convicções religiosas dos candidatos ganharam peso inusitado na reta final da campanha à Presidência, tomando o lugar da discussão sobre diretrizes econômicas, políticas e sociais para os próximos quatro anos. Diante da pressão de uma significativa fatia do eleitorado, o posicionamento sobre temas como aborto e liberdade religiosa entrou em pauta.

Nesta sexta-feira, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) lançaram ofensivas em busca do cobiçado voto religioso. O empenho se justifica. Só os evangélicos representam cerca de 25% do total de eleitores, ou seja, uma massa de 33 milhões de pessoas.

Carta e cartão – A candidata do PT lançou uma carta aberta para firmar posição sobre o aborto. As contradições no seu discurso quanto a esse tema foram apontadas como um dos fatores que empurraram a disputa ao Planalto para o segundo turno. No texto, chamado “Mensagem de Dilma”, a presidenciável diz ser contra modificações nas leis sobre aborto – ou seja, renega as convicções do tempo em que não era candidata – e defende a liberdade religiosa. A carta foi divulgada nesta sexta-feira por líderes de igrejas.

Em evento em São Paulo, Dilma justificou a divulgação do texto. Disse que a carta era uma manifestação que dava “aos pastores e às lideranças religiosas que me apoiam os instrumentos necessários” para a campanha.

Já o candidato do PSDB, José Serra, distribuiu um santinho em formato de cartão telefônico. O item de divulgação traz de um lado a foto do presidenciável rodeado por crianças e eleitores, com o slogan “Serra é do bem” e a frase “Jesus é a verdade e a justiça”. A frase cristã é assinada pelo próprio Serra.

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