Marginal Pinheiros, São Paulo: única iluminação era de hotéis que contavam com geradores. (Foto: Folha Imagem)
MAIS INFORMAÇÕES
O governo voltou a culpar nesta quarta-feira o mau tempo pelo apagão que atingiu as regiões Sul e Sudeste do país na noite de terça. O ministro de Minas e Energia Edison Lobão reafirmou em uma entrevista no final da tarde que descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá, no interior de São Paulo, causaram o blecaute.
"O povo brasileiro esteja tranquilo que o sistema que temos no Brasil é bom. Houve um acidente por conta de uma concentração muito grande de condições atmosféricas adversas no local", afirmou o ministro. Questionado sobre a falta de investimentos no setor, o ministro negou que isso ocorra. "Se há um governo que investiu nessa área é esse. Foram investidos cerca de 22 bilhões de reais apenas em linhas de transmissão e 8 bilhões de reais em transformadores", detalhou. Lobão afirmou que este apagão, que atingiu 40% do país, foi menor do que os anteriores. Segundo ele, em 1999, um blecaute atingiu 70% do país e, em 2002, outro afetou 60% do território nacional.
Segundo Eduardo Barata, diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) foram descartadas a ocorrência de erro humano ou falhas no sistema. Ele acredita que cerca de 15 linhas de transmissão foram afetadas. Ele também afirmou que a região Sudeste foi a mais afetada, mas ressaltou que os esquemas montados "impediram a propagação dos efeitos para o restante do país."
Sobre a divergência inicial quanto ao número exato dos estados atingidos, o ministro Lobão afirmou que "naquele momento, estávamos preocupados com a recomposição do sistema". De acordo com o ministro, a dependência da usina de Itaipu, que abastece cerca de 20% de toda a energia elétrica consumida no Brasil, deverá diminuir com a construção de novas hidrelétricas, como a do Rio Madeira, que deve entrar em operação daqui a três anos.
Divergências - A versão de que o mau tempo teria causado o problema havia sido desmentida pelo governo durante o dia. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que não foi essa a causa do blecaute. O secretário-executivo do ministério, Márcio Zimmermann, disse que "condições meteorológicas adversas" provocaram a queda de transmissão em três linhas de distribuição de Furnas. No entanto, Paulo Bernardo contou que conversou com o presidente da Itaipu, Jorge Samek, que lhe informou que a interrupção de energia foi causada por problemas em duas das cinco linhas de transmissão. "Eles pensaram que tinha sido o temporal que tinha derrubado linhas de transmissão, mas não foi. Se a linha estivesse danificada, não teria voltado às cinco da manhã", disse o ministro.
O tamanho do apagão
18 estados atingidos, além do Distrito FederalA transmissão de energia só foi reestabelecida após 4 horas A produção de energina em Itaipu só foi normalizada 9 horas depois As ligações para a Polícia cresceram 140% na primeira hora do blecaute na cidade de São Paulo 5.900 semáforos ficaram apagados na capital40.000 pessoas foram afetadas por problemas no sistema de trens 95.000 , no sistema de metrô O abastecimento de água para 6,7 milhões de pessoas foi afetado na Grande São Paulo Fontes: Furnas, Ministério de Minas e Energia, Itaipu, Polícia Militar de São Paulo, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Sabesp e CPTM
'Sem dano' - Segundo o ONS, 18 estados foram atingidos pelo apagão. As redes de transmissão afetadas foram duas entre os municípios de Ivaiporã (PR) e Itaberá (SP) e uma terceira entre Itaberá e Tijuco Petro (SP). Furnas informou que, apesar da queda de energia, "não foi identificado qualquer dano nos seus circuitos e torres de transmissão". Paulo Bernardo afirmou que ainda não se sabe a causa do apagão e que uma reunião do setor será realizada ainda nesta quarta para detectar a origem do problema.
Bernardo disse que foi informado que não existe hoje nenhuma usina elétrica ou termoelétrica com capacidade de substituir o fornecimento de Itaipu. Segundo o ministro, mais de 30% da energia da região Sudeste vem de Itaipu. Ele lembrou que todo o sistema é informatizado, o que deve apontar a origem do problema. "É preciso ter uma explicação porque isso gera insegurança. Mas o problema não aconteceu por falta de capacidade de geração de energia", disse o ministro. Ele disse que não há problemas de investimento no setor.
Itaipu - Em seu Twitter (rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem mensagens de até 140 caracteres), a Usina Hidrelétrica de Itaipu, também afirmou, por volta das 9 horas desta quarta, que há indícios de que o apagão ocorrido na noite de terça está ligado a uma falha na transmissão de energia entre o Paraná e São Paulo. O problema causou um efeito dominó, deixando outros estados sem luz. Ainda no Twitter, a hidrelétrica afirma que a atribuição de Itaipu é gerar energia e a transmissão é responsabilidade de Furnas.
Itaipu não registrou nenhum tipo de pane em suas instalações e ainda não tem informações sobre o que teria provocado o blecaute. A usina informou que voltou a operar normalmente às 6 horas desta quarta-feira e que não registrava nenhum tipo de pane em suas instalações. O Ministério de Minas e Energia já havia informado que o apagão fora causado por uma pane nas linhas de transmissão de energia de Itaipu. Em nota, a hidrelétrica negou que o apagão tivesse começado na usina e atribuiu o problema a um possível acidente.
"A causa do blecaute não teve origem na usina de Itaipu. A hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão", afirmou a usina. Os últimos apagões no país ocorreram em 2005 e 2007, atingindo o Espírito Santo e o Rio. No primeiro, a interrupção de transmissão em Furnas foi atribuída a uma tempestade de raios. O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou no início da madrugada de quarta que a transmissão de energia havia sido restabelecida na maioria dos estados afetados e no Paraguai.
Confusão - O blecaute provocou caos na noite de terça-feira. Nas ruas, principalmente da região Sudeste, houve confusão e acidentes. Nos gabinetes de governo, em Brasília, ainda se buscavam as causas do problema no fim da noite. O apagão atingiu quase a totalidade da área do Rio, São Paulo, Minas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, e parte do Paraguai. Também foram afetados Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Acre e Rondônia. Eles teriam sido atingidos por uma espécie de "efeito cascata", com o desligamento das transmissões pelo sistema de proteção de rede do ONS. Veja cenas do apagão em São Paulo e no Rio de Janeiro no vídeo a seguir.
Video
(Com Agência Estado)
Total de comentários: 132
Por que será que buscamos remar para traz. Vomos juntos remar para frente. Acontece alguma trajédia o governo é o culpado. Não creio que essa estrutura que está aí é fruto desse governo. Quantas coisas foram feitas nesse governo e que muitos inssistem em não querer ver, ignoram. Não precisamos gostar de certas pessoas, porém isso não nos dá o direito de não reconhecer seus feitos positivos. O governo anterior têm seus méritos também, embora tenha sido um pouco tímido em relação a política externa ao meu ver. Há muito a ser feito que é de suma importância para todos os brasileiros e brasileiras, só não foi feito ainda porque o que deve ser feito mexe com grupos econômicos. Por exemplo: devemos culpar este governo por não ter feito a reforma tributária? Se a reforma tributária for feita responda, quem ganha e quem perde? Por que não foi realizada ainda uma auditoria sobre a dívida pública neste país? Devemos culpar este governo também por isso? Resta uma pergunta em relação a isso: quem não quer uma auditoria da dívida pública? Os meios de comunicação defendem o direito de expressão e eu também defendo esse direito. Qual será o meio de comunicação que vai responder sobre estas duas perguntas que ora faço?
apagão
Enviado por Renato (17/12/2009)
Tudo MENTIRA do Governo. GLOBO NOTICIAS DE ONTEM ENTREVISTOU UMA MORADORA VIZINHA (DE CERCA) DA ESTAÇÃO EM TABERÁ, ELA DISSE QUE AS CHUVAS E RAIOS FORAM NORMAIS. E NÃO OUVIU ESTRONDO. JN ENTREVISTOU UM MORADOR VIZINHO A ESTAÇÃO, ELE MENTIU CLARAMENTE DIZENDO QUE HOUVE MUITA CHUVA E RAIOS ALEM DE UM ESTRONDO, ATÉ O REPORTER NOTOU QUE ELE ESTAVA MENTINDO, NO MESMO JN O PREFEITO DE ITABERA NEGOU-SE A DAR ENTREVISTA SOBRE O ASSUNTO. TUDO MENTIRA DO GOVERNO, É FACIL DESCOBRIR ISSO.
apagão
Enviado por Magdan Martins (12/11/2009)
Nosso estimado lider já disse,não foi uma apagão ,todo mundo é testemunha ,as ruas estavam claras como breu.Lembram-se do mensalão ,ele disse que não existiu e ponto final.
apagão
Enviado por francisco (12/11/2009)
D. Lula I, no alto de sua sabedoria disse que não houve nenhum problema, acredito que deve ser culpa do Fernando Henrique, afinal na história deste País nunca teve um Presidente/Imperador tão bom. para Petista que preze tudo é culpa dos outros, afinal tem aquele máxima deles: "uma mentira contada várias vezes, acaba virando uma verdade".....rs
APAGÃO
Enviado por Christiano Maldonado (12/11/2009)
Precisamos ir além da tradicional "caça às bruxas", propondo soluções para os problemas:
Acabamos de ganhar mais dois aliados de peso para a nossa sugestão: o primeiro foi este “apagão” provocado pelas continentais linhas de transmissão de energia interligadas.
A nossa proposta de geração de energia, através da USINA HIDRELÉTRICA MARÍTIMA - próxima dos centros consumidores - direcionando a sua produção de forma rápida e eficiente para cada região em separado ao longo da orla litorânea irá garantir o seu abastecimento sem o risco deste segundo tipo de “apagão”.
Assim, como resolve, também, o primeiro tipo de “apagão”, que ocorre pela falta de água nos depósitos das usinas hidrelétricas continentais, já que através do sistema de reversão contínua das águas para as suas barragens, mantém o sistema permanentemente em funcionamento e a plena carga. E, este foi o motivo do início das nossas pesquisas em 2001, que originou o primeiro Pedido de Patente junto ao INPI.
Como quer o Mestre Paulo Freire: "Competência técnica e compromisso político!...". A eterna ladainha de ficar colocando a culpa de tudo no governo só reforça a anomia.
João Batista Andrade-Inventor e pesquisador de fontes alternativas de energia.
SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA OS DOIS APAGÕES
Enviado por João Batista Ferreira de Andrade (12/11/2009)
O governo deveria ter um minimo de consideração com os brasileiros e parar de dar explicações estaparfurdias toda vez que acontece algum problema. Bem pelo menos dessa vez o presidente não disse que não sabia....
Apagão
Enviado por Marcus vinicius Siqueira campos (12/11/2009)
Poucos gostam menos do PT e do Lula do que eu, mas nao acho correto culpar exclusivamente o governo pelo apagao. Lembremos que, se este governo esta la eh porque nos (Brasileiros) o elegemos. Devemos, na minha opiniao, separar uma coisa da outra pois ao usar todo e qualquer problema existente no pais como oportunidade de ataque ao governo, perdemos a credibilidade e caimos - como eles fazem - no casuismo oportunista. Uma coisa eh problema tecnico (cuja solucao depende, obviamente, de investimento). Outra coisa eh problema politico (cuja solucao passa inevitavelmente pelo aumento da capacidade de discernimento da populacao atraves do aumento da qualidade do ensino).
De qualquer maneira, vale lembrar que apagoes tambem acontecem nos Estados Unidos... Nova Iorque, por exemplo, nao faz muito tempo ficou um bom tempo no escuro em seu quente verao. A diferenca eh que la ninguem quer culpar a chuva ou o Saci Perere pelo ocorrido. E ninguem justifica uma falha tecnica com as grandes realizacoes deste ou daquele governo.
Todo sistema (eletrico, mecanico, de monitoracao, etc) esta sujeito a falhas. O que se pode, e deve, fazer eh minimizar este risco.
Apagao
Enviado por Marco (12/11/2009)
Nos primeiro momentos pensei nos tratores do MST, no momento seguinte achei que os brasileiros estavam cantado no chuveiro, ainda estou em duvida. Será que alguém está escondendo energia nas cuecas?
Apagão
Enviado por Valquir Ferreia (12/11/2009)
É evidente, claro, óbvio que a culpa pelo apagão de ontem é do Governo Federal. Lula, o que não sabe de nada, conhecido também como "Sua Majestade Amnésico I", declarou, só pra variar, que não sabe. "Não vou arriscar palpites", disse.
Um "apagão" que deixa 18 estados sem energia elétrica durante tanto tempo, não é e não pode ser culpa exclusiva da natureza. Com certeza, há algo de podre no reino do Planalto Central. Mas, o que me apavora, é a possibilidade de um títere como dona "Não falei com ela" , digo dona Dilma, vir a governar este "país das arábias", digo, país das Pindoramas.
comentário sobre "apagão"
Enviado por Carlos Bezerra (12/11/2009)
MAS UMA VEZ NÃO SEI DE NADA
PORQUE OS RAIOS E TROVOADAS NO BRASIL DEIXOU O PARAGUAY SEM LUZ TAMB.
Enviado por Nelson (12/11/2009)
Pessoal, sem radicalimos.
Isso foi um problema sério mas não significa que está tudo uma porcaria, que o governo é incompetente e etc...
Foi um acontecimento isolado.
Os investimentos existem, estão comprovados. A oferta atende bem a demanda e o sistema está estável.
Não vamos forçar a barra!
Vladimir Seixas - RJ
Isso acontece em tudo o que é lugar!!!!
Enviado por Vladimir Seixas (12/11/2009)
Nunca antes neste país houve um apagão tão em tantos ESTADOS ao mesmo tempo.
QUE FAZER UMA COMPARAÇÃO Sr. Dilma
Lula você estar bravateando muito, Dilma anda falando que apagão eram coisa do tempo do FHC. Vamos compara os dois, um é copia do outro ou seja, tanto o Governo do Lula quanto do FHC em comparação são IGUALZINHO! Dilma cuida em apresentar algo diferente do FHC, por que o povo esta vendo todo no ESCURO essa incompetência lembra o estilo FHC.
COMPARAÇÃO - LULA e FHC
Enviado por costa silva (11/11/2009)
O ministro sr. Lobão deve estar achando que os porcos foram atingidos por mutações genéticas e agora seus focinhos têm três furos, como as novas tomadas elétricas padronizadas no Brasil.
Sr. Lobão
Enviado por Afonso Henrique (11/11/2009)
A capacidade de manipulação e desvirtuamento da realidade do lulo-petismo está atingindo graus inimagináveis. Para Tarso Genro o apagão com a gravidade do de ontem foi um "microincidente". Quem ouviu o Lula tem impressão de que não houve apagão, foi um delírio coletivo, pois o governo investiu o que não se investiu em 123 anos e não houve falta na geração de energia. Então o que houve? O governo está escondendo algo muito grave. A rede CBS no Domingo noticiava que os sistemas elétricos dos EUA e do Brasil podiam ser alvos de hackers.
Apagão da verdade
Enviado por J. Sepulveda (11/11/2009)
... os petistas estão atordoados...
Depois da declarada simpatia de Collor por lula, da PF prendendo gente desviando dinheiro do PAC agora o apagão... pior que o de FHC...
A candidatura de Dilma colapsou de vez....
Os petralhas estão até dizendo que não houve apagão nenhum..... é tudo invenção
Apagão imaginário
Enviado por M.Mig (11/11/2009)
Enfim, lula deve estar pulando de alegria.... sua administração tem mais uma característica comum com a administração FHC, o apagão.
Apagão - Mais uma
Enviado por M.Mig (11/11/2009)
Os dois prismas da pesquisa Vox Populi deixam o governo em uma “sinuca de bico” piorou a indecisão sobre qual candidato lula deverá escolher....
Um lado da moeda:
“O Insituto Vox Populi divulgou, nesta terça-feira, o resultado das pesquisas sobre intenção de voto para as eleições presidenciais de 2010. Na avaliação com José Serra representando o PSDB, o governador de São Paulo lidera com 36%.
Em segundo lugar ficou Dilma Rousseff (PT), com 19% das intenções de voto, seguida por Ciro Gomes (PPS), com 13%. A terceira colocada foi Heloisa Helena (PSOL), com 6%, na frente de Marina Silva (PV), com 3%.
Em uma outra situação, com o governador de Minas Gerais Aécio Neves representando o partido tucano, a líder nas pesquisas é Dilma Rousseff, com 20% das intenções de voto, seguida de perto por Ciro Gomes com 19% e Aécio Neves, com 19%. A quarta posição é ocupada por Heloisa Helena com 8% e Marina Silva, com 4%.”
O outro lado da moeda:
“O Vox Populi questionou ainda em qual dos candidatos os eleitores pesquisados não votariam. O maior índice de rejeição foi de Dilma Rousseff, com 12%. Ela foi seguida por Marina Silva e José Serra, com 11%. Heloisa Helena não seria votada por 10% dos ouvidos. Do total, 8% dos entrevistados não votariam em Ciro Gomes e 5% rejeitaram Aécio Neves.”
As chanes da candidatura de Dilma sofrer um apagão são grandes.......rs...
Noticia
Enviado por M.Mig (11/11/2009)
Revista Época, 03/2009.
“Brasil não corre risco de novos apagões, afirma Lula. Presidente lembrou que o apagão de 2001”.
Em 2005, na foi publicada a declaração de lula classificando de desleixo de FHC permitir o apagão.
Se eu bem me lembro bem, o apagão foi em 1999 e o que tivemos em 2001 foi o racionamento (por conta dos baixos níveis dos reservatórios).
De qualquer forma o tal sistema aprova de apagões não funcionou, ETA projetinho mal planejado... alias, como todos ....
De qualquer forma, a oposição está certa em dizer que esse critico evento calou a boca de lula, pois com os reservatórios a pela capacidade ainda tivemos um apagão.
Quando é no governo lula um apagão é só uma falta de energia (que chegou a 6 horas em algumas regiões)... é quem defende o governo estava desesperado... agora então...
He he he
Enviado por M.Mig (11/11/2009)
Enfim, lula deve estar pulando de alegria.... sua administração tem mais uma característica comum com a administração FHC, o apagão.
OBS: Convenhamos, ouvi no rádio, durante o apagão, nosso Ministro de Minas e Energia e ele não fazia a mínima idéia do que estava falando as explicações de profissionais do setor foi muito mais elucidativa. Lembrando que Lobão (esse Ministro que mencionei) é apadrinhado por Sarney (aquele) e isso explica o fato dele não saber nada sobre o que deveria ser seu trabalho.
He he he
Enviado por M.Mig (11/11/2009)
Tenho 15 anos e estava fazendo dois trabalhos ao mesmo tempo no computador, quando, do nada, a luz começou a piscar e perdi os dois! O pior que um era pra hoje, e tive que levantar bem cedo hoje pra fazer tudo rapidamente. Foi horrível.
Apagão quase estragou minha nota.
Enviado por Caroline Varella (11/11/2009)
O saudoso jornalista e patriota Aloysio Biondi falou e disse tudo o que está aí em seus livros "O Brasil Privatizado".
Por detrás do véu
Enviado por José (11/11/2009)
O que esperar de um pais onde o ministro das minas e energia nao tem a menor idea do que seja corrente eletrica. So poderia dar nisso mesmo.
Lobao Apagao
Enviado por Nelson Lopes (11/11/2009)
INCOMPETENCIA + CORRUPÇÃO= APAGÃO
apagão
Enviado por Helena (11/11/2009)
A culpa do apagão foi minha por ter nascido e por pagar impostos neste hospício.
De quem foi a culpa....
Enviado por Marcos Rpublicano (11/11/2009)
Quer dizer que após sete anos no governo a culpa AINDA é do FHC????
Não tiveram tempo prá corrigir nada?Foram sete anos inúteis?Caminhamos em círculos e voltamos à estaca?
apagão
Enviado por Eduardo (11/11/2009)
Vcs naum ficaram sabendo??? A culpa foi da Madona, ela estava numa boa no hotel quando falou assim "Jesus apaga a luz" ela mandou e o cara lá em cima a ouviu .... apagou.. huhuhuhu
apagão
Enviado por Laisa (11/11/2009)
Após Lula ter inaugurado a Baia de Guanabara, o Cristo do Corcovado, o mensalão, a favela do alemão, um tijolo, a pedra fundamental duma quadra, o Rio São Francisco, a rainha da Inglaterra, ele inaugurou o maior apagão da história do Brasil.
inaugurações de Lula
Enviado por Elena Sophia Schmidt (11/11/2009)
O apagão chegou até Botucatu, no interior de São Paulo. No momento (20:30) estamos sem água. Na região, na cidade de Bauru, hospitais ficaram sem energia e bebês em UTIs correram risco de morte. E enquanto isso, o presidente Lula tenta nos fazer acreditar que tudo não passou de outra "marolinha"... esse é, de fato, "o cara"...
Apagão no interior de São Paulo
Enviado por Nádia (11/11/2009)
O mundo caminha para eventos cada vez mais estranhos, isto e so mais um de muitos que virao. Gaspar.
Apagao
Enviado por Gaspar Ferreira Filho (11/11/2009)
Por causa de 1 ou 2 ou 4 horas sem energia precisa de um escândalo desse? Se morassem em Goiás estariam roucos. Aqui acaba a energia constantemente e só temos o Papa para reclamar, pois a imprensa daqui não se manifesta. Porque?
Apagão?
Enviado por Vicente de Paulo Rodrigues de Arruda (11/11/2009)
Por causa de 1 ou 2 ou 4 horas sem energia precisa de um escândalo desse? Se morassem em Goiás estariam roucos. Aqui acaba a energia constantemente e só temos o Papa para reclamar, pois a imprensa daqui não se manifesta. Porque?
Apagão?
Enviado por Vicente de Paulo Rodrigues de Arruda (11/11/2009)
não é a primeira e nem a ùltima, o lula precisa descer do pedestal, parar com suas bravatas e cuidar mais dêsse póbre pais. Não é só com discursos que éssa bagunça vai melhorar.
apagão
Enviado por domingos roberto gentil (11/11/2009)
Tem um ditado espanhol que diz: "yo no creo en las brujas, pero que las hay las hay" sem palavras.
apagão
Enviado por j.m.m.c. (11/11/2009)
DICK VIGARISTA. Vamos aguardar o fim das investigações, com calma. No entanto, analisando friamente o caso do tal apagão, podemos perceber que existe um dedo do "Dick Vigarista" agindo nas empresas de energia de São Paulo. È alguém com grande conhecimento técnico da área de energia. Senão vajamos: o sistema elétrico brasileiro possui um controle eletrônico, que ao constatar um problema nas redes de transmissão, por um efeito dominó provoca o desligamento automático do sistema, até chegar à usina de Itaipú. Pois bem, houve um problema nas empresas de transmissão, que não deixou nenhum vestigio aparente e voltou a funcionar sozinho, sem que ninguém efetuasse nenhum reparo nas redes de transmissão. Tá na cara que o Dick Vigarista está por trás disso....
Apagão
Enviado por LUIS CARLOS DA SILVEIRA (11/11/2009)
O "ministro de minas e energia" Edson lobão acabou de afirmar que descargas elétricas causaram o apagão.O molusco apedeuta e sua camarilha estão jogando a culpa no pobre do São Pedro.
Apagão
Enviado por Ignatius Viramundo (11/11/2009)
Como disse um estrangeiro que sabe das coisas, o Brasil é o único país do mundo onde as coisas acontecem, mas, depois de um desmentido oficial, deixam de acontecer. O apagão que afetou dois terços dos estados brasileiros para o governo foi um "micro-problema". Daqui a pouco, assim como ocorreu com o mensalão, eles vão dizer que nem existiu...
APAGÃO
Enviado por Milton Herzog (11/11/2009)
O apagão do Lulla dá de 400 a 0 no de FHC , é só um pedaço do apagao imoral da ética dos costumes
Apagao
Enviado por marilene (11/11/2009)
Mais uma vez, não aprendemos nada com as lições anteriores.
O folclórico presidente viajante, nem sabe oque aconteceu, pois seus incompetentes
colaboradores, ficam com evazivas, para ver se aparece algum fantasma para jogar a culpa
apagão
Enviado por alcir cruzolini (11/11/2009)
A Dilma Treisoitão não disse que agora não teria apagão porque tem planejamento????
Então...., não abaixaram o IPI da linha branca???? Linha branca inclui geladeiras, lavadoras, centrífugas etc. O aumento do consumo de energia aumentou consideravelmente.
Conclusão..... Hoje tambem tera apagão.
Linha Branca
Enviado por Carlos (11/11/2009)
Aqui em Curitiba não sentimos os efeitos do "incidente elétrico" ou do "microproblema". A luz só oscilou por volta das 22:30......
Segundo soube, disseram para o estagiário da Itaipu: "Quando sair apaga tudo!.....
Apagão....
Enviado por Bruno (11/11/2009)
O Brasil, com seu sistema elétrico obsoleto, mais uma vez assusta o nosso povo, nos fazendo recordar dos tempos em que o sistema elétrico era estatal.
Apagão
Enviado por Edvaldo José Ferreira (11/11/2009)
Eu sou o culpado pelo apagão, pois votei em pessoas competentíssimas em marketing e incompetentes no administrar a coisa pública.
APAGÃO NA EFICIÊNCIA.
Enviado por ANTONIO VICENTE DE LIMA (11/11/2009)
A Dilma Treisoitão não disse que agora não teria apagão porque tem planejamento????
Então...., não abaixaram o IPI da linha branca???? Linha branca inclui geladeiras, lavadoras, centrífugas etc. O aumento do consumo de energia aumentou consideravelmente.
Conclusão..... Hoje tambem tera apagão.
Linha Branca
Enviado por Carlos (11/11/2009)
minha gente, agora e um fato novo. apagao.
quem não lembra dos anos de chumbo do governo fernando herinque cardoso, era uma apagão atraz do outro, era racionamento de luz, é lamentavel que alguns brasileiros agora diga que este foi culpa do governo lula, isso não foi mais do que uma infeliz fatalidade do destino, porque a equipe do atual governo e a que mais investiu em todos os setores que sustentam o patamar do nosso brasil. leiam um pouco mais e voltem ao passado que todos ão lembrar.
abraço.
apagão.
Enviado por jose luis filho (11/11/2009)
Vai aqui uma sugestão: por que não criar uma pasta intitulada MENTIROBRÁS? Esta pasta seria vinculada diretamente à Presidência da República e serviria de porta voz da senhora Dilma. Êta país de otários! E o pior é que a maioria acredita mesmo nas mentiras desses malandros. No caso da Dilma a otariazada até já se esqueceu das mentiras no caso da Receita Federal, do doutorado na Unicamp, das casas populares, do Empac etc...etc,,,etc,,,No caso do Lula, bem......é melhor não comentar.... O apagão fala por si mesmo.
Mentirobrás
Enviado por Sergio (11/11/2009)
não sei de quem é a culpa, sei que é necessário uma CPI, ora, temos que continuar fazendo campanha né? meus caros (e põe caro nisso) amigos tucanos
CPI CPI CPI
Enviado por Alvaro (11/11/2009)
Ridiculo brincar com fato tão sério; Não adiantar criticar o Gov Lular com alusões otimistas a FHC; FHC é passado e passado deve ficar no seu devido lugar, resta o Governo apurar o que tenha causado o problerma e saná-lo em definitivo. Recentemente estive na Europa e por duas grandes metrópoles que passei experimentei blecautes, ou seja: falta de energia, por pouco tempo mas faltou.
Apagão
Enviado por Raimundo Dhatto (11/11/2009)
O governo do presidente de Lula é o campeão dos subterfúgios, das conversas fiadas, do nega-nega, até o último momento, das verdades evidentes. É pena que o apagão só tenha demorado algumas poucas horas. Espero, sinceramente, que no ano que vem, em meio às batalhas do joguinho eleitoral, um apagão estrondoso paire sobre a cabeça dessa senhora chamada Dilma Roussef que, embora não tenha nenhuma experiência em assumir o executivo em qualquer esfera, já aprendeu a 'qualidade" maior do metier político: negar, negar, negar.
apagão
Enviado por ckenio sierra de alcântara (11/11/2009)
Agora não falta mais nada para o PT copiar do PSDB. Política econômica, Bolsa Família, Mensalão e ... Apagão.
Apagão
Enviado por Nelson de Andrade (11/11/2009)
Lula sempre culpou Fernando H.Cardoso por tudo de errado que acontece no país. Deve estar com uma coceira danada na língua para soltar o verbo contra o ex-presidente, culpando-o pelo APAGÃO de ontem.
APAGÃO
Enviado por Euclides Kornelius (11/11/2009)
No meu bairro em São Paulo, Jabaquara, houve uma onda de assaltos. Eu e alguns vizinhos nos revezamos na frente das casas com lanternas até que todos os que estavam fora chegassem em casa.
apagão
Enviado por Osvaldo P. Castanha (11/11/2009)
Já imaginaram se este apagão ocorrer novamente na próxima sexta-feira 13? Quem seria o culpado? _ Certamente o lançamento do filme 2012. Chega de marola! O Brasil cresceu muito nos últimos 15 anos, já a geração de energia...
APAGÃO!
Enviado por Arturo Emílio Vaz (11/11/2009)
Isto e mais uma demostracoes do governo LULA ,que esta preocupado nas causas externas e esquecendo os problemas do Brasil.: Apagoes,Seguranca,Corruptcao ,etc.Presidente para de viagens e cuide de nosso pais que cada dia mais violento pois se nao vamos perder as olimpiadas.
Apagao
Enviado por Jose Silva (11/11/2009)
Não houve Mensalão, não houve Apagão, o filho do Lula ficou rico porque é honesto e trabalhador, Dila e Lula apoiam Sarney - Renan - Collor porque são gente fina, não houve sangue-sugas, nunca na história deste país houve um presidente ladrão. É tudo mentirinha o que dizem as más línguas.
APAGÃO E MENSALÃO É FANTASIA
Enviado por Jose Marcio Castro Alves (11/11/2009)
a pergunta que nenhum jornalista fez: SE O PROBLEMA E NAS LINHAS DE TRANSMISSAO...PORQUE O PARAGUAI FICOU AS ESCURAS?
apagao
Enviado por flavio (11/11/2009)
Sem investimento, esse não será o último. Imaginem se o país estivesse com uma taxa de crescimento de dois digitos!! O atual governo só minimiza seus problemas administrativos e relembra dos outros governos como parámetro. Sete anos, tempo suficiente para assumir e deixar de colocar a culpa nos outros. Dinheiro tem.
Apagão 2
Enviado por Ricardo campos (11/11/2009)
O apagão foi causado por seres extraterrestres ao procurar por uma VORTEX, que coicidentemente estava ligado a torres de transmissão de energia.
Vale lembrar o quanto somos dependentes desta tecnologia, está na hora de procurar novas fontes de energia, a eletricidade está em todo lugar, falta apenas dominar algumas moléculas
Apagão
Enviado por Marcello Manconi (11/11/2009)
A culpa é do lula e da dilmona que prendeu todos os recursos para a infraestrutura enegetica enquanto esteve no ministerio das minas e energia, quiça, continue.
APAGÃO
Enviado por Antonio Viana (11/11/2009)
Mas claro que fui afetada! De quem é a culpa? Lula vai adorar dizer que é do FHC, mas a culpa é dele mesmo, de sua incompetência e arrogância. E, claro, não esquecer da Dilma, que foi ministra das minas e energia e nda fez além rugir coisas incompreensíveis.
Finalmente Lula tem um apagão só para si. E para a Dilma, claro
Enviado por Rose (11/11/2009)
Já ouviram falar de erro tecnico? Pois é, pra mim foi uma fatalidade. Não se deve falar de culpa numa hora dessas, mas sim procurar o problema e resolve-lo para que não volte a acontecer. Desastre total seria que São Paulo amanhece sem Energia, sem os meios de transportes eletricos, sem farois, seria um caos total!!
Ninguem tem culpa
Enviado por Patricia (11/11/2009)
A culpa foi da " morolinha".Classe média, por favor, vamos sair ás ruas em protesto contra o atual governo.Se não der peçam as Forças Armadas uma intervenção saneadora, com um presidente civil. O molusco está aumentando o preço das loterias para alavancar a candidatura da "bruxa de salem", e ele conseguirá muito mais dinheiro que os partidos que tiverem candidatos da oposição. Onde vocês acham que está escondido todo o diheiro até agora roubado?
Apagão
Enviado por Anônimo (11/11/2009)
Mais uma vez este governo mostra a que veio. Além de muito papo furado e inauguração de obra inexistente, agora ficou escancarada a incompetência de gestão.
Apagão
Enviado por Marcionis Francisco Alves (11/11/2009)
A culpa e deste governo que so pensa em ação social esquecendo que para o desemvolvimento de nosso pais,precisamos de envestimentos serios e transparente mas
deste governo o que podemos esperar e o mau uso de nosso dinheiro e acordos com
partidos para não perderem a boca e dismoralizante para nos do PMDB ter de aceitar
alianças como esta que foi feita pelo sr michel Temer,Lula crie o bolsa apagão serveria
para apagar estes pilantras do Pt e do Pmdb,seria otimo.
O apagão do LULA e do PMDB
Enviado por João Batista Ferreira (11/11/2009)
A culpa é toda nossa, por sempre elegermos os governantes errados, temos que parar de sermos burros, e começarmos a votar certo, pq assim essa palhaçada acaba.
Queremos um mandato com transparência, dignidade e principalmente com COMPETÊNCIA, pois isso é o que falta COMPETÊNCIA E VERGONHA NA CARA.
Pois falta de carater é uma herança que vem passando de governo em governo.
Apagçao
Enviado por Rafael Amaral (11/11/2009)
Fico imaginando as palavras do no analfabeto-mor, ontem a noite, diante de uma garrafa de cachaça exclamando: "...cruz cabou a luz, quando propuz a solução que reduz a produção..."
Cruz apagou a luz
Enviado por Horacio Cerzósimo (11/11/2009)
COMO O POVO BRASILEIRO NÃO ESTÁ VENDO A VERDADE???ESSES COMUNAS CRETINOS DO PT NADA FIZERÃO A NÃO SER ROUBAR NO MENSALÃO QUE O LULA LELÉ DIZIA NADA SABER.O FATO É QUE LULA NÃO ADMINISTRA NADA E ALÉM DO MODELO ECONOMICO ELE COPIOU DO FHC ATÉ OS PROGRAMOS SOCIAIS.TAÍ O APAGÃO VERGONHOSO NOS NIVELANDO A VENEZUELA DO HUGO CHAVES AMIGÃO DO LULA MENSALÃO.DAKI A POUCO O LULA VAI APARECER NA TV PEDINDO PARA O POVO IR AO BANHEIRO COM SUA LANTERNA NA MÃO....É UMA VERGONHA...ACORDA BRASIL ....FORA LULA MENSALÃO E DILMA DUCHE DOIS FACINORAS.
APAGÃO RIMA C MENSALÃO
Enviado por KERWSON/PARNAMIRIM/RN (11/11/2009)
A culpa e deste governo que so pensa em ação social esquecendo que para o desemvolvimento de nosso pais,precisamos de envestimentos serios e transparente mas
deste governo o que podemos esperar e o mau uso de nosso dinheiro e acordos com
partidos para não perderem a boca e dismoralizante para nos do PMDB ter de aceitar
alianças como esta que foi feita pelo sr michel Temer,Lula crie o bolsa apagão serveria
para apagar estes pilantras do Pt e do Pmdb,seria otimo.
O apagão do LULA e do PMDB
Enviado por João Batista Ferreira (11/11/2009)
Tem, mais abaixo, um comentário de um tal de horta, que já virou rotina destes PTs, os pagos e que estão apenas de gaiato. Eles conseguem por FHC em tudo, até nos apagões deles está envolvido o ex-Presidente. Pelo amor de Deus, parem com esse amor enrustido, não sabem falar nada sem comparar com o anterior. Fica claro que a grande meta do PT é um dia poder superar FHC, aí sim estaram realizados na vida. Em tempo, aonde será que ele viu um furacão Katrina em território nacional ontem a noite?
Apagão
Enviado por Horacio Cerzósimo (11/11/2009)
Infelizmente, o que se chama de situação, não para um só instante de pensar em 2010, haja visto a campanha política que essa ex-terrorista (no mínimo ex-bagunçeira) anda fazendo diariamente. Voltando ao tema APAGÃOI, as pessoa só querem o bonus..., e jamais aceitam o onus.
Os apagões anteriores, sempre foram utilizados pelos atuais governantes, de forma política. Porque agora não aceitam a responsabilidade que antes imputavam ao governo? Não gosto do sujeito (Caetano Veloso), mas acho que ele está coberto de razão.
aspecto político
Enviado por alexandre begalli (11/11/2009)
Como todo petista sabe, a culpa pelo apagão é de Fernando Henrique Cardoso, que não deixou nenhum roteiro para o atual governo a respeito do assunto. Ademais, como o mensalão, o apagão também não existiu. Tudo não passou de uma leve piscadela de luz
apagão
Enviado por berzoini (11/11/2009)
O Governo Lula enfim conseguiu se igualar ao Governo FHC com este problema no sistema elétrico. No Governo FHC foi incompetência dos responsáveis pelo setor elétrico que esperavam a ajuda de São Pedro para resolver 1 ano de racionamento e aumento de tarifa...um verdadeiro caos na vida da população. No Governo Lula foi este apagão que durou apenas uma noite, mas as causas são: Ninguém sabe...ninguém viu, ou seja mais incompetência dos responsáveis pelo controle da transmissão de energia no país. Mas o pior é ter que aguentar as desculpas e justificativas sem nexo do Lobão e as besteiras Arthur Virgílio. Só mesmo os Amazonenses para votar nesse cara.
Apagão
Enviado por Avlis Silva (11/11/2009)
Tem, mais abaixo, um comentário de um tal de horta, que já virou rotina destes PTs, os pagos e que estão apenas de gaiato. Eles conseguem por FHC em tudo, até nos apagões deles está envolvido o ex-Presidente. Pelo amor de Deus, parem com esse amor enrustido, não sabem falar nada sem comparar com o anterior. Fica claro que a grande meta do PT é um dia poder superar FHC, aí sim estaram realizados na vida. Em tempo, aonde será que ele viu um furacão Katrina em território nacional ontem a noite?
Apagão
Enviado por Horacio Cerzósimo (11/11/2009)
Ora, assim como a culpa pelo apagão de 2001 foi do FHC, o que aconteceu ontem evidentemente é culpa do Lula, que está muito ocupado defendendo Chavez, Fidel, Amadinejah e outros terroristas, além de passar o tempo todo em campanha eleitoral. Como o presidente não se dá ao trabalho de cuidar do verdadeiros problemas do país as coisas estão desandando. Isso é só o começo.
De quem é a culpa?
Enviado por Francisco Haddad (11/11/2009)
Claro que fui afetado.
Estava voltando da faculdade mais cedo, parei par tomar uma cerveja num barzinho perto de casa quando... BOOM! Tudo apagado.
Precisava chegar em casa cedo par terminar dois trabalhos profissionais e um da faculdade. Fui fazê-los de madrugada quando voltou a energia.
Aliás, dormi sem comer nada por causa da escuridão, já que não achei minha lanterna e nem velas.
A culpa?
LULLA iMundo, claro.
Apagão
Enviado por São Black da Direita Golpista (11/11/2009)
Evidentemente que o apagão do Lula causou sérios transtornos à população trabalhadora.
Também a culpa é do governo lulo-bolivariano que se certa de uma corja de incompetentes, escolhidos em razão de conveniências políticas.
Só falta o Apedeuta agora falar que a culpa é do FHC ou do bispo pai-dos-paraguaios.
Apagão de 10/11
Enviado por Luiz César Pannain Neto (11/11/2009)
Ouvindo rádio na escura madrugada, ouvi um engraçadinho afirmar que o problema ocorreu em razão de um grande curto-circuito, provocado em ... São Paulo, claro!
Como sempre, creditam a terceiros ações terroristas que utilizaram muito no governo FHC e ainda costumam utilizar em estados onde não governam. Basta lembrar a Praga da Vassoura da Bruxa, na Bahia, os problemas no metrô de São Paulo, os incêndios criminosos, carros e caminhões "pifados" em pontos estratétigos para tornar ainda mais caótico o trânsito, entre outras estratégias bandidas que costumam usar contra adversários.
Pode apostar que na maioria das manifestações sobre o acontecimento, darão a entender que a culpa foi de terceiros. Nunca é deles!
O fato é que vale repetir: "nunca antis na história destipaiz" Itaipu parou. Disso o governo Lula pode se orgulhar. É um fato inédito!
Apagão do PT
Enviado por Rô (11/11/2009)
Pois é...
gente que entende do assunto diz que é má gestão! Falta de previsão! Mas a culpa do apagão de Lula teria sido de um vento muito forte, que parece não ter havido.
Como um ventinho qualquer não é desculpa para o que aconteceu e era vergonhosa a versão, a canalha petista já começou a espalhar que foi sabotagem!
Em um blog de simpatiantes de Dilma, afirmam isso categoricamente.
Dizem que Dilma falou, duas semanas atrás que, "com Lula não haveria apagão" e que os adversários políticos sabotaram o sistema de energia elétrica para prejudicar Dilma!! Mas que in teligentes! Se esquecem que São Paulo foi uma das cidades mais prejudicadas com o apagão de Lula?
Que ironia, Dona Dilma!
Apagão de Lula
Enviado por Rô (11/11/2009)
A culpa é de qualquer um, menos do governo do "trabalhadô". Quem somos nós pra criticar o deus Lullinha e seus apóstolos? A gente está fazendo carnaval demais. Foi só um apagão, gente. O que é isso perto de tanta honestidade, competência, modernidade...?
APAGÃO
Enviado por Tania A (11/11/2009)
E muito estranho que neste pais que se diz democratico a oposição nunca se manifesta, o Brasil está um grande "apagão" e todos calados. será que o outro "ão"o do mensalão ainda asombra este pais?
apagão da oposição
Enviado por jose ailton (11/11/2009)
Vixxiii ... agora além de 190 milhões de técnicos de futebol, temos também milhões de entendidos em sistemas elétricos, etc e tal. Só tem especialista mandando bala por aqui. Eita, nóis!!! E ainda nos perguntamos o motivo de não estarmos no primeiro mundo ... Qual a razão se temos tantos seres supra-inteligentes que opinam sobre tudo?? É um mistério da natureza!
190 milhões de engenheiros
Enviado por ego (11/11/2009)
O apagão foi consequencia de certos atos.
Plantou,colheu.
Apagão
Enviado por Denise (11/11/2009)
Infelizmente vivemos no país do apagão ,e o grande apagão educacional nos leva a termos os apagões da ética, da moral,do conhecimentos que nos levam pelas mãos da corrupção, do descaso ao empregar os "camaradas" em detrimento de pessoas especializadas aos apagões aéreos, apagões na saúde, apagões eletricos enfima a este país mediocre.
apagão
Enviado por Renata (11/11/2009)
A culpa ? foi o que perguntarão são dos Governantes, e um assunto muito serio para ser levado para palanque politico, os nossos politicos tem que parar de comparar e começar a trabalhar e fazer alguma coisa, essa coisa que peço a fazer é parar de mentir, de inaugurar o que não existe, governantes criem vergonha na cara e fassam mais pelo pais e para de lembra o passado vamos viver o presente e o futuro.
Apagão
Enviado por Flavio A. Lourenço (11/11/2009)
Êste apagão demonstra a incompetência do governo e da D. Dilma .Poderiam êles serem mais humildes e não pousarem de donos da verdade . Isto vem a confirmar a arrogância deste governo Petralha que além de incompetente estão saqueando nossos bolsos via mensalão e falcatruas do congresso , afinal ser amigo do "rei " é ter indulto para estar acima do bem e do mal . Chegou a hora de pensarmos em fazer o certo ou o mais fácil .So´depende de nós eleitores .
Apagão
Enviado por César Gonzalez (11/11/2009)
Pessoal, não se preocupem! Já está tudo desvendado!
Quem não assistiu o filme Duro de Matar 4.0? Então assitam! Lá, está a resposta pra tudo.
Tudo não passou de uma reprodução do filme. Só que na versão brasileira. Trocaram-se os atores. Lógico!
Só me resta descobrir quem é o mocinho e quem é o bandido...
Enfim, o apagão foi fruto de uma ação terrorista de grupos paramilitares que querem minar a credibilidade do nosso atual governo. Querem acabar com a nossa forma de governo: democracia. A fim de, a exemplo de "Hugo Chaves!", instalar uma ditadura no nosso país. Lançaram mão de tecnologias super avançadas para invadir os sistemas de controle das estações de distribuição de energia e provocar uma pane.
Devem está achando tudo isso muito fantasioso. Não seja cético, caro leitor. Estes mesmos bandidos já estão atuando em nosso país há tempos. Foram eles, por exemplo, que sumiram com os registros(vídeos) que provavam o encontro da ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira com a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff.
Sei o que deve estar pensando... Mas, não, não foi incompetência do governo e seus ministros. Acreditem! Foram os terroristas!!!
Apagão
Enviado por Brazuca (11/11/2009)
- Companheiro é hoje?
]- É!
- Que horas?
- 22h15 excelência!
- Ninguém vai poder me acusar... Manda desligar tudo!
- Quando for questionado do conhecimento ou desconhecimento, dos arranjos debaixo dessa minha barba, que em toda a minha história nunca teve tão bem cuidada, poderei afirmar.... E até participar do programa do Ratinho.
- Eu não vi nada!
- E tenho certeza que ninguém viu!
EU NÃO VI NADA!
Enviado por Luiz Rogério (11/11/2009)
Isso foi uma armação da midia, do imperialimo Americano, uma sabotagem dos Brancos de olhos azuis, contra o maior governo popular que este país já teve.
APAGÃO? QUE APAGÃO?EU NÃO SEI DE NADA.
Enviado por João Eudes (11/11/2009)
Em caso de guerra, se explodirem Itaipu, como fica? Para que serve Angra 1 ? E se foram os ETs? E a energia eólica?
Apagão
Enviado por Jose Newton Aymone (11/11/2009)
Com certeza, mais uma vez, o apagão será culpa da imprensa.
Apagão
Enviado por Edgard Paulino Moreira (11/11/2009)
A culpa foi do LOBÃO, membro do latifúndio MARANHÃO!
apagão
Enviado por Sebastião Waldir da Silva (11/11/2009)
gostaria de saber qual a formação tecnica do ministro EDISON LOBÃO , um cargo de tamanha responsabilidade não deveria ser de natureza politica , e sim ocupado por alguem de conhecimento da area.
apagão
Enviado por ariel cruz da silva (11/11/2009)
É incrível a capacidade de minimizar questões do atual governo, um apagão em um país de dimensões continentais, com mortes, aumento de criminalidade e caos urbanos, são transformados em "microproblemas".Vamos relembrá-los nas proximas eleições!!
Apagão
Enviado por Márcia Jacobina (11/11/2009)
Primeiro
Não foi apagão, foi sim uma intempérie como o furacão Katrina ou uma grande sabotagem para empatar com o psdb o "apagão de FHC" no que difere em muito e aí está o primordial, tanto pode ser de uma parte quanto de outra de que nosso apagão é melhor do que o apagão deles.
APAGÃO
Enviado por horta (11/11/2009)
Dilma Rousseff participou da equipe que formulou o plano de governo na área energética na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 2002, onde se destacou e foi indicada para titular do Ministério de Minas e Energia. Deu no que deu: APAGÃO. E ainda quer ser Presidente do Brasil. Deu nos livre deste mal. Cruz-credo!!! Toc-toc-toc na madeira. Esse é o Brasil Potência do Lula... Engana que eu gosto. Já estou imaginando o que pode acontecer na Copa e nas Olimpiadas.
Basta de marketing de candidata!
Enviado por João Soares (11/11/2009)
A culpa foi de CESP do goverdo de São Paulo do Zé Serra... veja se não foi culpa da companhia o problema do blackout... alias, todo mundo esqueceu o racionamento de energia de mais de um ano da era FHC? isso sim era problema...
Veja se não é verdade
Enviado por Rios (11/11/2009)
Em eventos dessa natureza, a maior tentação é cada um de nós virar um técnico especializado no assunto. Daí, começam a circular versões fantasiosas que alimentam essa ou aquela intenção subjacente. Isso não passa da criação de uma cortina de fumaça para que muitos tentem surfar na direção pretendida. Não é o mais adequado. O que se precisa é fiscalizar o processo de determinação técnica das causas. Partindo disso, devemos apontar as falhas que geraram o evento e, ao mesmo temopo, encontrar e punir eventuais culpados. Agir fora desse script é soprar velas de barcos oportunistas, coisa não muito rara por aqui.
Apagão?
Enviado por Equilíbrio (11/11/2009)
Não sei o que causou o apagão, mas previ há algum tempo compondo a trilha sonora perfeita. Se quiserem ouvir, a música se chama "Blackout", está no disco "Através Do Espelho" da minha banda Dândi e que está disponível no link a seguir:
http://tramavirtual.uol.com.br/mp3PlayerW.jsp?id_musica=46160
Trilha sonora
Enviado por Derico (11/11/2009)
Lula e Dilma são mitos da eficiência (MITÔNAMOS).
Lula e Dilma
Enviado por Paulo Henrique (11/11/2009)
Neste pais e assim , tudo gera a política , o apagão agora vai ser a derrota de uns e o heroísmo de outros , como pode ! a população e a grande prejudicada e devemos pedir sim explicação , se teve 3 linhas de transmissão que não funcionarão e que a metrologia informou que não teve este temporal e nem ventania , por que então as 3 linhas de transmissão não funcionarão ? e isto que nossos governantes tem que explicar e não virar palanque de politiqueiros de plantão ! como sempre estão colocando a maldita viseira na população para ser manipulada ! e pelo visto já consegui ! neste pais não existe fidelidade partidária e sim pessoas que se aproveitam de situações! Não sou e nunca votei em PT !
POLITIQUEIROS
Enviado por Jorge fernandes (11/11/2009)
Atenção para a data da matéria abaixo:
29/10/09 - 13h45 - Atualizado em 30/10/09 - 10h47
“Brasil está a salvo de um novo apagão elétrico”, segundo Dilma
Para ministra, investimentos do governo em estrutura geram a certeza. ‘Todas obras (PAC) que temos compromisso, cumprimos decisões’, disse.
DE QUEM SERÁ A CULPA HEIN???
Respondendo
Enviado por Paulo Henrique (11/11/2009)
Com as informações que foram vinculadas até o momento em que escrevo esse comentário, fica difícil ter uma resposta sobre o que causou o apagão, no entanto o que mais me chamou a atenção foi a falta de um plano para coordenar alguns serviços básicos em situações como essa.
Para minha grande felicidade tanto eu como minha esposa e filha já estávamos em casa, mas muitas pessoas ficaram presas no trânsito que ficou totalmente desorganizado sem o funcionamento dos semáforos e sem a presença dos agentes para coordenar o fluxo, principalmente nas grandes avenidas e cruzamentos das cidades. Isso fez com que ambulâncias e viaturas da polícia, defesa civil e bombeiros tivessem enorme dificuldade para transitar e poder prestar auxílio as pessoas que precisaram durante o período inicial do apagão, bem como impediu médicos e outros profissionais de áreas críticas em situações emergênciais se deslocarem com rapidez para onde eram necessários.
Em situações como essa é fundamental que as grandes metrópoles tenham planos para manter as principais artérias das cidades fluindo com o auxílio dos agentes de trânsito para que os demais serviços essenciais possam ser operados e contem com pessoal e os recursos adequados.
A população precisa confiar que as autoridades pensam em redundância e situações de caos e mantém de sobreaviso unidades e tem capacidade de avisar, agrupar pessoal, coordenar ações e distribuir atribuições para que possa se manter calma (a população) e contribuir com paciência e espírito cooperativo, para a resolução dos problemas surgidos nas situações de emergência.
Apagão 2009
Enviado por Andre Boavistta (11/11/2009)
Minha surpresa, foi o sistema ser tão robusto e conseguir retornar tão rápido.
Quando acontece um queda de uma linha importante, e a saida de Itaipu do sistema, todas as cargas tem de ser desligadas para não criar uma sobrecarga no sistema.
Tenta-se identificar onde está o problema e isolar as linhas, e pouco a pouco, após serem realizado as manobras para fazer as linhas redundantes fornecerem energia para os pontos onde aquelas linhas não estão suprindo, é que as cargas são religadas.
Isso foi feito entre 30 a 120 minutos.
Alguns falaram ontem sobre as termoelétricas não terem entrado. As termo-elétricas foram criadas para fornecer uma energia complementar e não para serem a fonte principal da energia. Ou seja, se as termo-eletricas entrassem teriam entrado em sobrecarga e queimado. Elas só entram quando há energia na rede.
Black-out
Enviado por Galadriel (11/11/2009)
Apagão aconteceu no desgoverno FHC pela incompetência dos Demo-Tucanos. Agora que aconteceu esse "blackout" a revista Demo-Tucana Veja vai dizer que é culpa da Dilma, mas penso que deve ser culpa da CESP do Zé Pedágio.
Apagão
Enviado por A. Marinho (11/11/2009)
Ora, quem disse que a culpa foi do tempo apenas cometeu um pequeno engano. Herrar é umano; sejamos compreensivos.
Todos sabemos que a culpa deste apagão foi, evidentemente, do Fernando Henrique.
Ou acaso O Cara iria ter alguma coisa a ver com alguma coisa que aconteça no país? Provavelmente, O Cara nem sequer estava no país, e se acaso estava, era apenas de passagem. Portanto, é óbvio que, se existe algum culpado, é o Fernando Henrique.
E agora voltem ao trabalho, que temos que pagar impostos. Remem! Remem!
Foi o FHC!
Enviado por Elton (11/11/2009)
Não usem um episódio que afetou a vida de milhões de brasileiros para fazer luta política!
Veja só pensa em 2010
Enviado por João Cláudio (11/11/2009)
Senhor Presidente,
Gostaria de saber onde o senhor está nesse momento. Olho pela janela e só o que vejo é escuridão - um prelúdio do seu legado ou apenas coincidência? - e me lembro que há alguns anos, o senhor esbravejava contra o governo incompetente que permitiu um black-out num dia de verão. Rugia como leão indignado e acusava o então presidente da República e seu partido.
Que ironia! Quase oito anos no poder e hoje o que vejo é a cidade - e a situação - ainda mais preta, a escancarar sua incompetência para solucionar problemas.
A essa hora, o senhor nem deve estar sabendo que um terço do país que governa (?!) está pobre de luz (educação, saúde, CIVILIDADE), nem deve saber o porquê (nunca sabe de NADA) e nem imaginar que essa falta de luz reflete o atraso sóciocultural que o senhor vai nos deixar, a falta de clareza dos inúmeros escândalos do seu mandato, reflete a escuridão da corrupção comprovada (e pelo senhor aprovada) e o muito pouco que o senhor fez pelo Brasil.
Senhor presidente, onde quer que esteja, torrando o dinheiro público em mais uma viagem ou festa, cirurgias plásticas da esticadama e/ou campanha para eleger sua candidata, quero que saiba que o senhor me enoja. O senhor não cospe no prato que comeu, o senhor vomita nele e isso me é repugnante.
A cada dia que passa sinto mais vergonha de dizer que um dia votei no senhor e que acreditei que vocês eram diferentes.
Se bem que pensando melhor, posso afirmar que o senhor e sua corja são realmente diferentes, são muito piores - são seres das trevas.
Uma boa noite senhor presidente. Pode encher a cara de cachaça, porque sem luz, não há mesmo nada mais que possa ser feito. Está como o senhor sempre quis. Hoje não podemos ler, estudar ou ver. Está como o senhor gosta: as sombras tomaram conta da cidade e ninguém vai ficar sabendo de nada. Perfeito para um golpe de estado...
B. O.
Apagão e o governo
Enviado por Beatriz Onofre (11/11/2009)
Vão culpar: FHC, Busch, Bin Laden, disco voadores, menos nomear a verdadeira causa. De estilingue Lulla virou vidraça.
Nunca antes neste pais...viu um apagão deste.
Enviado por Almeida (11/11/2009)
Quando Lula tomou posse como presidente da republica determinou que não mediria esforços nem investimentos para que jamais houvesse apagões no Brasil.
Pois bem. Ontem foi a repetição de um desastre de proporções gigantescas que não haveria razões de acontecer se o Ministério de Minas e Energia tivesse instalado equipamentos que inibissem problemas em uma usina hidroelétrica se alastrasse a outras, ficando restrito em um ou dois estados da federação, não em quinze + Paraguai.
A nosso ver, não foi culpa do ministro Lobão e sim do presidente Lula que loteou o Estado sem se preocupar com a competência, nomeando paus-mandados para tomar conta de um imenso galinheiro em nome da governabilidade. Este foi um problema que a população viu e sentiu, imagine os que não vê e nem sente...
É por estas e outras que o filho de Sarney moveu céus e terras para calar a boca do Estadão que denunciava maracutáias da família. Esta, com certeza absoluta é mais uma...
E nossa gloriosa Petrobras não foge a regra, de um jeito ou de outro, também sofre a mesma influência.
Apagão
Enviado por RUY COLAMARINO (11/11/2009)
Concordo com o leitor Luis Alves. Vários casos já foram relatados no que diz respeito á Black outs X Ovnis. Mesmo que não tenha relação nenhuma, até quando vamos ficar colocando a culpa na Natureza. Vamos tirar a tampa dos olhos e começar a aceitar a nossa imcompetência como Humanos. Como somos frágeis...
tapando o sol com a peneira
Enviado por milton camara jr. (11/11/2009)
O Brasil tem uma malha de energia elétrica em que a geradora fica longe do centro consumidor. Isso gera o risco, ontem materializado, de blackouts. segundo o artigo a seguir, publicado na FSP, em países como os EUA e o Canadá isso tem ocorrido também. Não seria, portanto, razoável exigir que o nosso, tão menos rico, pudesse arcar com um sistema totalmente invulnerável. Riscos não podem ser eliminados em 100% nesse campo. Eis o link:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u650781.shtml
Apagão
Enviado por Equilibrio (11/11/2009)
QUERO VER A CARA DO LULA DEPOIS DESSA. A ESSAS ALTURAS DEVE ESTAR PREPARANDO ALGUMA DE SUAS DESCULPAS ESFARRAPADAS. VAI VER QUE A CULPA É DO FHC..........
APAGÃOPETISTA
Enviado por Carlito Rodrigues Silva (11/11/2009)
Se o governo afirma que está investindo pesado em enrgia e mesmo assim teve apagão, é porque tem uma má gestão, sem falar na corrupção que está instalado no governo.
Carlo Ribeiro
Má gestão...
Enviado por CARLOS RIBEIRO (11/11/2009)
A culpa seria da incompncia do governo por nao fazer previsao de possiveis problemas como este. Antes tivemos o apagao no governo FHC e parentemente para
a adminitracao Lula isto nao serviu de alerta. E como diria a incompetente madrasta do PAC d. Dilma " isto nao vai aconteer" Pos fique sabendo senhora ignorante - Aconteceu!
apaga
Enviado por gero matteo (11/11/2009)
Minha surpresa, foi o sistema ser tão robusto e conseguir retornar tão rápido.
Quando acontece um queda de uma linha importante, e a saida de Itaipu do sistema, todas as cargas tem de ser desligadas para não criar uma sobrecarga no sistema.
Tenta-se identificar onde está o problema e isolar as linhas, e pouco a pouco, após serem realizado as manobras para fazer as linhas redundantes fornecerem energia para os pontos onde aquelas linhas não estão suprindo, é que as cargas são religadas.
Isso foi feito entre 30 a 120 minutos.
Alguns falaram ontem sobre as termoelétricas não terem entrado. As termo-elétricas foram criadas para fornecer uma energia complementar e não para serem a fonte principal da energia. Ou seja, se as termo-eletricas entrassem teriam entrado em sobrecarga e queimado. Elas só entram quando há energia na rede.
Black-Out
Enviado por Galadriel (11/11/2009)
Minha surpresa, foi o sistema ser tão robusto e conseguir retornar tão rápido.
Quando acontece um queda de uma linha importante, e a saida de Itaipu do sistema, todas as cargas tem de ser desligadas para não criar uma sobrecarga no sistema.
Tenta-se identificar onde está o problema e isolar as linhas, e pouco a pouco, após serem realizado as manobras para fazer as linhas redundantes fornecerem energia para os pontos onde aquelas linhas não estão suprindo, é que as cargas são religadas.
Isso foi feito entre 30 a 120 minutos.
Alguns falaram ontem sobre as termoelétricas não terem entrado. As termo-elétricas foram criadas para fornecer uma energia complementar e não para serem a fonte principal da energia. Ou seja, se as termo-eletricas entrassem teriam entrado em sobrecarga e queimado. Elas só entram quando há energia na rede.
Black-Out
Enviado por Galadriel (11/11/2009)
Pois é, mais uma vez a culpa é da natureza! É sim culpa da natureza, da natureza bovina do povo brasileiro que assiste a tudo isto sem sequer manifestar-se, e olha que agora descobrimos que pagamos a mais pela energia - ohh, que espanto!!!! Vai ver que por isto cortaram nossa energia.
Mas o pior é que o Sr Excelência Divindade Deputado que falou "vocês reclamam mas votam novamente nos mesmo políticos" esta coberto de razão!
E ainda queremos sediar olimpíadas, tenha dó!!!
Apagão da competência
Enviado por roberto lago (11/11/2009)
Emfim, Lula superou FHC. Fez apagão com os reservatórios cheios.
Apagão
Enviado por Sonia Vale (11/11/2009)
O tempo de maneira geral está ótimo, quando ocorre algum tipo de vento forte ou enchentes rapidamente a mídia divulga vídeos e fotos! Seja lá o que for, não foi o tempo, teclo da cidade de Curitiba!
FAZ SOL NO PARANÁ HÁ UNS 10 DIAS!
Enviado por Mary (11/11/2009)
Juro que pensei que apagão fosse coisa de FHC. Por essa eu não esperava! O que dirão os iluminados do PT?
apagão
Enviado por dante filho (11/11/2009)
Como pode em poucas horas de blackout,terem afetado os reservatórios de água da CEDAE ?? Para onde foram bilhões de litros de água das tubulações elevatórias ,etc ??Não somos tolos e desinformados como 95% da população !!!! Suspeitamos de ataque ou sabotagem alienígena (UFOS) ,é a única explicação plausível. A outra seria ataque por integrantes da organização terrorista "mst" ,financiada pelo pt e pelo chefe da quadrilha "lula" e seus asseclas !!!!!!
Porque faltará água ???!!
Enviado por Luis A Amaral (11/11/2009)
Com a incompetência deste governo petista, não me admiro de que tenha havido apagão. Mau tempo não é desculpa, nem esfarrapada. Arrumem outra, essa não cola.
A explicação virá logo mais: a culpa é do FHC, aquele "fio das treva", que permanece na frente do Lula como o modelo invejado de presidente dotado de qualidades que Dilma, Lobão e Luis Inácio jamais tiveram, a começar por um projeto de país anos-luz distante do personalismo popularesco consagrado pelo petismo.
Apagão
Enviado por denise (11/11/2009)
Como pode poucas horas de blackout,esvaziarem reservatórios,tubulações e elevatórias de água ????!!! Como afirmou o presidente da CEDAE,precisaremos de 72 horas para reabastecer ...!!!....Para onde foram dezenas de bilhões de litros de água ???? Porque não cogitam a verdade ?Não somos tolos !!! Tudo bem que 90 % da população , é semi alfabetizada,analfabetos funcionais ou sem escarecimentos mínimos ; mas quanto a nós que somos bem informados ,teremos que "engolir" essas mentiras ??!!
Eletricidade e água ?
Enviado por Luis A Amaral (11/11/2009)
Como pode poucas horas de blackout,esvaziarem reservatórios,tubulações e elevatórias de água ????!!! Como afirmou o presidente da CEDAE,precisaremos de 72 horas para reabastecer ...!!!....Para onde foram dezenas de bilhões de litros de água ???? Porque não cogitam a verdade ?Não somos tolos !!! Tudo bem que 90 % da população , é semi alfabetizada,analfabetos funcionais ou sem escarecimentos mínimos ; mas quanto a nós que somos bem informados ,teremos que "engolir" essas mentiras ??!!
Eletricidade e água ?
Enviado por Luis A Amaral (11/11/2009)
Se bem me lembro...O sr. Lula... fez uso do apagão de FH para desmoralizar o governo da época. E agora? ... A oposição continuará calada? Vamos engolir mais esse sapo?
apagão
Enviado por Laura (11/11/2009)
O que se pode falar de um problema tão qual conhecido por nós, pobres brasileiros, que aguardam tamanhas barbáries.
Ontem por ventura e acaso do destino, tivemos mais um "apagão da felicidade marginal", pois quem realmente fez a festa foram os bandidos, tanto os normais quanto os de Brasília. Aposto com a população inteira, que nas residências oficiais de governadores, prefeitos, deputados, senadores e do presidente da república não faltou energia nenhuma, enquanto a população esperava aflita dentro de seus carros, nos ônibus, trens e metrô que alguma coisa fosse feita, eles se divertiam com a energia elétrica paga por nós!! Mas tudo bem, estamos nesse país, no qual não existe crise, assaltos e corrupção, para pagar ao governo e o mesmo distribuir o bolsa família.
Já não bastasse pagarmos impostos altíssimos, ainda temos que pagar pelo bolsa celular. Pergunto aos nossos governantes, os quais nunca irão ler esse comentário: Será que pagaremos também pelo bolsa viagem de avião ou pelo bolsa apagão??
Apagão, quem poderá se defender??
Enviado por rodrigo Almeida (11/11/2009)
Vejam : em 2003 ,na cidade de Ohio ,houve fato similar , e foram vistos diversos OVNIS ante e depois do fato ;provavelmente , sugaram a energia elétrica e também a água dos lagos (procurem reportagens da época nos USA ) ! Aqui contam essa balela que foram "relampagos " ou "tempestades " - eventos que não ocorreram nas próximidades de Itaipú ,conforme relato do Climatempo e INPE !!! Além do mais, as usinas possuem proteção contra intempéries ,raios,etc. Caem milhares de raios TODOS OS DIAS no Brasil, e são monitorados por satélites (CPTEC) .Tentam iludir a população menos informada .....
Black out -
Enviado por Luis A.Alves (11/11/2009)
o governo é só incompetência...é impressionanteee!!
governo do faz de conta
Enviado por roberto (11/11/2009)
O pior de tudo foi o clima de salve-se quem puder, estava voltando pra casa, as ruas alagadas, estavam intransitáveis, e depois que consegui atravessar todos os alagamentos, tive que me virar pra atravessar avenidas Airton Senna, e das Américas, sem sinal foi o quem pode mais chora menos, devo dizer porém que vi policiamento na rua, algum , mas vi.
Os pontos de alagamento, conhecidos das autoridades, não podem ser melhorados? e pior vamos nos preparar para o aquecimento global,quando?
Apagão RJ
Enviado por Nina (11/11/2009)
Se não chove temos consequencia que a queda de energia e inevitável mas com todos essas chuvarada em quase todo o pais ter um apagão desta natureza com certeza é uma vergonha acorda Brasil
critica
Enviado por osvaldo de oliveira (11/11/2009)
Quando as luzes começaram a piscar, a minha primeira ideia foi tirar todos os aparelhos da tomada.
apagão
Enviado por Bianca (11/11/2009)
Atribuir esse apagão a condições atmosféricas é no mínimo zombar da inteligência das pessoas. Como um país inteiro ficaria fora do ar por conta de chuvas ou queda de árvore, num sistema projetado "por default"para ser tolerante a falhas? Considerando o descaso desse governo com planejamento e investimentos, me surpreende na verdade é não estarmos sofrendo com mais frequências falhas como essas. A iminência de graves crises sociais como rompantes de violência, caos e desordem em metrópoles como Rio e São Paulo são fatos tão graves que inclusive ensejariam a resposanbilização CRIMINAL de dirigentes do setor elétrico e do próprio ministro.
Apagão
Enviado por Leonardo PInheiro (11/11/2009)
A culpa foi do FHC (pergunte ao molusco).
nunca antes nezte paíz
Enviado por Jorge (11/11/2009)