14/09/2009 - 15:38
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Impostos

Carga tributária tem queda de quase 1% no primeiro semestre

A carga tributária brasileira fechou o primeiro semestre de 2009 com queda de 0,95% - a arrecadação de impostos no período corresponde a 36,04% do PIB, contra 36,99% dos seis primeiros meses de 2008.

O levantamento é de um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que foi divulgado nesta segunda-feira. É a primeira queda de carga tributária no primeiro semestre desde 2003.

Mas, mesmo com a redução, a arrecadação total registrou aumento nominal de 3,12 bilhões de reais, o que equivale a 0,60% no período. Foram arrecadados 519,24 bilhões de reais de tributos, ante 516,13 bilhões de reais no ano passado.

Segundo o estudo, cada brasileiro pagou 2.711,22 de reais de tributos no primeiro semestre de 2009. Até o fim do ano, cada cidadão pagará cerca de 5.553 reais.

Segundo o IBPT, de janeiro a junho de 2009, os tributos federais totalizaram 350,11 bilhões de reais (67,43%), os estaduais, 140,59 bilhões de reais (27,08%), e os municipais, 28,55 bilhões de reais (5,50%). Dentre esses, os que tiveram crescimento nominal foram o INSS (9,59 bi), FGTS (2,68 bi), Imposto de Importação (0,32 bi), Imposto de Renda (0,15 bi) e FUNDAF (0,03 bi). Nominalmente, o tributo federal que apresentou maior queda foi a COFINS, com 5,28 bilhões de reais.

(Com Agência Estado)

  Tags

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados