Brasil
Energia
Apagão: Lula garante que não faltou geração de energia nem linha de transmissão
Preocupado em evitar qualquer associação entre o apagão de terça-feira e a crise de escassez energética que abalou o governo passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que o problema não foi causado por falta de geração de energia nem de linhas de transmissão.
"Não tivemos (agora) falta de geração de energia. O que aconteceu em 2001 foi que a gente não produzia energia suficiente. A gente ainda não tinha linha de transmissão para interligar todo o sistema elétrico. Hoje nós estamos com o sistema elétrico todo interligado", afirmou Lula.
O presidente disse que não quer culpar ninguém antecipadamente para justificar o apagão de terça, que atingiu vários estados brasileiros. "Eu sinceramente não posso dizer que foi raio, vento ou erro humano enquanto não tiver informação correta e objetiva do que aconteceu", disse.
Lula se reuniria na tarde desta quarta-feira com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e dirigentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS) e de empresas que compõem o sistema Eletrobrás, para saber os detalhes do incidente.
De acordo com Lula, nos últimos sete anos o governo fez o equivalente a 30% do que foi feito em 123 anos no setor de energia. "Portanto, fizemos não apenas forte investimento no setor de energia como forte investimento na modernização do sistema energético brasileiro", disse Lula, em entrevista ao lado do presidente de Israel, Shimon Peres.
(Com Agência Estado)








Comentários