Arquivo
O outro lado
Em nota, ministro nega corrupção 'com veemência'
O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, negou na tarde desta sexta-feira seu envolvimento em qualquer esquema ilegal durante sua primeira gestão na prefeitura de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Em nota oficial divulgada por sua assessoria, o ministro diz que não recebeu dinheiro de empresas para repasse ao PT, como denunciou o seu antigo assessor Rogério Buratti.
Palocci não comentou publicamente a denúncia, divulgada pelo Ministério Público no fim da manhã. Segundo Buratti, o ministro recebia 50.000 reais por mês de empresas de coleta de lixo e entregava o dinheiro a Delúbio Soares, então tesoureiro do PT. A nota do ministro da Fazenda não só desmente o caso como também reclama da "indiscrição" do MP. A seguir, a íntegra do texto:
1 - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, nega com veemência a veracidade da informação de que recebeu recursos da empresa Leão&Leão quando exercia o cargo de prefeito do município de Ribeirão Preto.
2 - O ministro da Fazenda nega com a mesma veemência que seu ex-assessor Ralf Barquete recebesse recursos da empresa Leão&Leão para serem repassados ao diretório nacional do PT, conforme afirmou o promotor Sebastião Sérgio de Silveira.
3 - O ministro Antonio Palocci afirma que recebeu contribuições em sua última campanha para a prefeitura de Ribeirão Preto da empresa Leão&Leão e de outras empresas, o que está devidamente registrado na prestação de contas levada ao Tribunal Regional Eleitoral. Tais contribuições foram feitas e registradas com absoluta observância da legislação eleitoral.
4 - A indiscrição de autoridades e o modo como foram dadas as declarações configuram total desrespeito a regras jurídicas e podem prejudicar o bom andamento das investigações. A Lei Orgânica do Ministério Público Estadual obriga os promotores a "resguardar o sigilo do conteúdo de documentos ou informações obtidas em razão do cargo ou função".
5 - Ao ministro Antonio Palocci interessa a completa elucidação dos fatos. Isto não será alcançado com a precipitada divulgação de alegações parciais e infundadas.


Comentários