12/02/2006 - 12:00
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Diplomacia

Na África, Lula se encontra com Tony Blair

Silvio Nascimento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega na madrugada desta segunda-feira a Brasília depois de passar por quatro países africanos em cinco dias. Lula esteve na Argélia, Benin, Botsuana e África do Sul, e participou neste domingo em Pretória (África do Sul), da Cúpula da Governança Progressista, encontro que reuniu líderes de sete países - Brasil, Reino Unido, Nova Zelândia, África do Sul, Etiópia, Suécia e Coréia do Sul, em que foi discutido o fim dos subsídios agrícolas nos países desenvolvidos.

 

De acordo com a Agência Brasil, Lula também se encontrou somente com o premiê britânico Tony Blair. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, Blair e Lula concordaram que é preciso impulso político e trabalho integrado de países pobres e ricos para desenhar um possível acordo sobre o assunto.

 

"Estamos prontos para conversar, mas é apenas uma conversa exploratória, uma vez que o Brasil não vai negociar com o Reino Unido. A negociação envolve o G-20 (grupo dos 20 países em desenvolvimento), a Europa e os Estados Unidos", disse Amorim. De acordo com ele, Blair teria demonstrado ainda interesse na convocação de uma reunião dos líderes dos países que integram o G-8 (grupo dos países mais desenvolvidos) e o G-20 para destravar as discussões da chamada Rodada de Doha, que trata desse assunto na Organização Mundial do Comércio (OMC).

 

De acordo com Amorim, Lula defendeu o fim dos subsídios agrícolas na Europa e nos EUA. 'É necessário terminar a Rodada de Doha logo. É uma necessidade econômica, política e social. Isso é necessário para acabar com a pobreza e evitar problemas para a ordem mundial', afirmou o chanceler. Segundo ele, todos os sete líderes que participaram da Cúpula concordaram que os principais beneficiários têm que ser os países mais pobres, inclusive os da América Latina como Bolívia e Paraguai.

 

Mas o primeiro-minsitro britânico não manifestou apoio formal a uma eventual reunião do G-20 a curto prazo, antes de 30 de abril, como teria sugerido Lula, para buscar soluções e finalizar a Rodada de Doha. "O consenso é importante e a União Européia trata esse assunto em bloco",  disse Blair, em entrevista.

 

Esta foi a quinta visita de Lula ao continente africano. O presidente assinou acordos comerciais e culturais e ainda discutiu a entrada do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados