Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Zoo de Viena abre votação online para escolher nome de bebê panda

O macho dos gêmeos nascidos em agosto poderá se chamar Fu Lin, Fu Ban ou Fu Xiong - 'Fu' significa felicidade em chinês

O Zoológico de Schönbrunn, em Viena, abriu uma votação online para escolher o nome do mais novo bebê panda da cidade. Até o próximo dia 2, o público poderá escolher por meio do site da instituição se o novo membro do mais antigo zoo do mundo, nascido em 8 de agosto, se chamará Fu Lin, Fu Ban e Fu Xiong.

Em comunicado publicado hoje, a direção da entidade informou que o filhote nasceu junto com uma fêmea, que já tem nome, mas que só será divulgado quando o nome do irmão for decidido. As possibilidades foram extraídas das “mais de 2 mil propostas recebidas” pelo zoológico.

LEIA TAMBÉM:
Panda gigante não está mais ameaçado de extinção
Gorila foge de recinto e provoca pânico em zoo de Londres

“A escolha não foi fácil e gostaríamos de agradecer a todos os que participaram enviando sugestões”, afirmou a diretora do zoo, Dagmar Schratter, que contou que as sugestões deveriam obedecer a duas condições: ser um nome composto em chinês e começar por “Fu”, que significa felicidade.

Cada nome tem um significado particular: “Lin” é o diminutivo de “Qilin”, uma criatura mítica chinesa parecida com o unicórnio, cujo nome é considerado de bom augúrio. “Ban” é equivalente a “metade” e faz referência ao fato do panda macho ter uma irmã gêmea. “Xiong”, por sua vez, significa urso, e significaria “Urso Feliz”.

Os gêmeos têm três irmãos mais velhos, que agora moram na China, e cujos nomes também começam por “Fu”.

Devido à alta mortalidade de filhotes, a tradição chinesa diz que o nome só pode ser dado 100 dias após o nascimento; por isso só em novembro eles serão oficialmente batizados.

Filhotes de panda em zoológico austríaco

Filhotes de panda em zoológico austríaco (Tiergarten Schönbrunn/Reprodução)

(Com EFE)