Victor Hugo, autor de ‘Os Miseráveis’, ganha homenagem do Google

Novo doodle reconhece a importância das principais obras do poeta, dramaturgo, artista e novelista francês

Victor Hugo, um dos mais importantes escritores românticos da França, é homenageado pelo Google com um doodle nesta sexta-feira. A data marca a publicação do último capítulo de sua novela mais famosa, Os Miseráveis, de 1862, sobre injustiças sociais, redenção e revolução.

“Hoje celebramos o famoso poeta, estadista e ativista de direitos humanos Victor Hugo”, escreve o Google na homenagem. Antes mesmo de chegar aos 30 anos, o francês já era um poeta, dramaturgo, artista e novelista bem estabelecido. O doodle divulgado pela empresa ilustra algumas de suas obras mais importantes, incluindo, além de Os Miseráveis, Notre Dame de Paris (que deu origem ao filme da Disney O corcunda de Notre Dame), de 1831, e a compilação de poemas Les Contemplations, de 1856.

Quando lançou Os Miseráveis, Hugo estava exilado há quase 10 anos, em razão de sua visão política. Nesse tempo, ele produziu três coleções de poesia e diversos livros sobre desigualdade econômica, incluindo Os Trabalhadores do Mar e O Homem que Ri. Mais tarde, Victor Hugo fundou a Association Litteraire et Artistique Internationale, criada para dar apoio aos direitos dos artistas.

Em reconhecimento a sua importância histórica e cultural, Hugo é homenageado por diversas ruas, parques, trilhas e estátuas em diversas cidades francesas, além de Guernsey, ilha britânica onde viveu durante o exílio. “O doodle de hoje é um complemento adequado para a longa lista de homenagens ao venerável Victor Hugo”, diz Google.

Confira imagens do doodle de Victor Hugo: