Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Venezuela: produtores declaram estado de emergência agrícola

Os protestos contra o regime de Maduro deixaram 58 mortos e elevaram o número de presos políticos para 303

O conselho da Fedeagro (Confederação de Associações de Produtores Agropecuários) declarou nesta sexta-feira que a Venezuela se encontra em estado de emergência agroalimentar. O motivo é a escassez de insumos agrícolas (sementes, fertilizantes, herbicidas e inseticidas) e problemas com a produção, o que aprofundou a crise de abastecimento já existente.

“O ano agrícola está perdido. Até o momento nós deveríamos ter plantado 80% da área necessária para Barinas, Portuguesa, Cojedes, Lara e Yaracuy. No entanto, as associações destes estados não foram capazes de comprar nem 30% dos insumos necessários para atingir este objetivo (sementes, fertilizantes, herbicidas e inseticidas)”, diz o comunicado emitido pela confederação. Na Venezuela, a atividade agrícola é o vetor principal da economia de mais de dezesseis estados.

O problema da escassez de alimentos no país não é recente. Em abril deste ano, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) reconheceu a crise alimentar na Venezuela. A nacionalização da cadeia de produção e distribuição de alimentos, aliada ao controle de preços, impede que o problema seja solucionado.

Desde o dia 30 de março, quando o presidente decidiu suprimir os poderes da Assembleia Nacional, manifestações populares tomaram as ruas do país. Ao todo, 58 venezuelanos morreram nas mãos das forças de segurança de Maduro. 

Segundo Alfredo Romero, diretor do Foro Penal Venezuelano, o número de presos políticos subiu para 303 – é o mais alto desde 1958.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fernando Santos

    Essa é o tipo da notícia que os “encantados” não enxergam…ou fingem não enxergar….

    Curtir

  2. silvio teixeira filho

    Olha o que faz uma administração dispreparada para exercer a Democracia, acaba prejudicando toda a população por um longo tempo.

    Curtir

  3. Francisco Martins

    Bem feito!!!
    Quem mandou votar n Chavez beiçolla e no Maisburro???
    Agora sofram!!!
    A tal ONU só vai “reconhecer” que estão passando fome lá?!?
    Por que ella quer se meter no Brasil, se não faz o mínimo!!!

    Curtir

  4. Chico Pinedo

    O encantador de asnos brasileiro, o Nine Fingers, insiste em “garantir” que a tal “nova matriz econômica” tiraria o Brasil da crise em que está enterrado… Vocês sabem que isto que está acontecendo na Venezuela, teve a influência dele, do PT e dos burocratas estatizantes da Dillmaluca???

    Curtir

  5. Paulo Brasileiro Apavorado

    No You tube só colocar – Lula Maduro presidente

    Curtir

  6. José Carlos Lopes de Oliveira

    A emergência na Venezuela não é pontual, mas nacional. Quando os militares venezuelanos se acapacharam para esse desgoverno ditatorial, a Venezuela acabou como nação, sobrando evidentemente os ossos para os nossos irmãos venezuelanos, que não merecem a omissão da OEA, da ONU e dos países democráticos do Cone Sul.

    Curtir

  7. Perguntamos ao petistas: é isso que vocês apoiam? Ditadura do Maisduro e sofrimento do povo?

    Curtir

  8. Isto o que acontece na Venezuela é o que realmente a Veja sonha para o Brasil.

    Curtir