Vaticano se prepara para 1ª Missa do Galo do papa Francisco

Celebração faz parte dos eventos natalinos do Vaticano. Na quarta-feira, o pontífice lerá a Mensagem do Natal

O papa Francisco iniciará nesta terça-feira os ritos do primeiro Natal de seu pontificado ao realizar, às 18h30 (no horário de Brasília), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a tradicional Missa do Galo. Assim como fez Bento XVI, a cerimônia será realizada antes de meia-noite para evitar o cansaço excessivo do papa. Como no dia seguinte o pontífice precisa continuar os atos do Natal, há alguns anos decidiu-se adiantar a cerimônia da véspera.

Antes da Missa do Galo, o papa argentino, seguindo a tradição, acenderá o Círio da Paz na janela de seu apartamento no palácio pontifício. Normalmente, o papa não pronuncia nenhum discurso e se limita a rezar alguns segundos pela paz no mundo. Também neste momento será inaugurado o tradicional Presépio de Belém, que todos os anos se ergue diante do obelisco no centro da Praça de São Pedro.

Na quarta-feira de Natal, o papa voltará à sacada central da basílica do Vaticano, assim como no dia em que foi eleito, para ler a Mensagem do Natal e dividir a bênção Urbi et Orbi (à cidade de Roma e a todo o mundo). Enquanto isso, dentro da Basílica de São Pedro, a missa de Natal será presidida pelo cardeal Arcipreste Angelo Comastri. Na quinta-feira, o papa Francisco rezará a oração do Ângelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.

Leia mais:

Papa Francisco e Bento XVI rezam juntos em encontro de Natal

Papa pede à Cúria Romana que evite ‘fofocas’ no trabalho

​​Papa Francisco é eleito personalidade do ano pela ‘Time’

Na segunda-feira, o papa Francisco fez uma visita de Natal ao papa emérito Bento XVI no mosteiro Mater Ecclesiae, onde Bento vive desde abril, depois de renunciar ao pontificado.

(com agência EFE)