Vídeo: van da polícia atropela manifestantes nas Filipinas

Pelo menos três pessoas foram levadas ao hospital, após serem arrastadas pelo veículo da polícia durante um protesto

Uma van da polícia das Filipinas passou por cima de uma multidão de manifestantes na frente da embaixada dos Estados Unidos, em Manila, nesta quarta-feira. De acordo com manifestantes, pelo menos três pessoas foram levadas ao hospital após o atropelamento e diversas outras tiveram ferimentos leves.

Imagens gravadas em vídeo pela imprensa local mostram um veículo da polícia andando em marcha ré, em alta velocidade em direção à multidão. Em seguida, a van para e começa a andar para a frente, batendo em pessoas e machucando outras com as rodas. Gás lacrimogênio também foi jogado sobre os manifestantes, segundo relatos nas redes sociais.

As autoridades filipinas disseram que a situação do protesto se agravou quando manifestantes ultrapassaram a barreira de oficiais que cuidam da segurança da embaixada americana. O comunicado da polícia não mencionou a situação com a van, mas porta-vozes afirmaram posteriormente que o caso será investigado.

Centenas de manifestantes, incluindo membros de grupos indígenas e organizações de esquerda, se reuniram na frente da embaixada dos Estados Unidos para declarar apoio às iniciativas do presidente filipino Rodrigo Duterte por uma política externa mais independente. “Mesmo que o presidente apoie um política externa independente, a polícia ainda age como ‘cachorros’ dos Estados Unidos”, disse o manifestante Renato Reyes à rede BBC.

Vídeo: Van da polícia passa por cima de manifestantes filipinos

(Com Estadão Conteúdo)